bem no fundo
[1] no fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
[5] resolvidos por decreto
a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela − silêncio perpétuo
[10] extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais
mas problemas não se resolvem,
[15] problemas têm família grande,
e aos domingos saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas
Paulo Leminski Toda poesia. São Paulo: Cia. das Letras, 2013.
O poeta emprega dois termos diferentes para se aproximar do leitor: a gente (v. 3) e nossos (v. 4).
O emprego de tais termos produz, em relação à percepção de mundo, o sentido de:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. Primeiro passo
1.1. Professor, solicite aos alunos que, em grupos, escrevam outras palavras a partir da palavra empreendedorismo.
Lembre aos alunos que as palavras escritas por eles deverão ter relação com empreendedorismo.
EM
PRE
EN
DE
DO
RIS
MO
1.2. Professor, solicite aos grupos que apresentem para os colegas as palavras que escreveram. (Registre no quadro as palavras.) Enquanto os grupos apresentam as palavras, pergunte aos alunos o que elas têm em comum com empreendedorismo.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos: quais palavras escritas no quadro estão mais próximas do conceito de empreendedorismo e ética. Por quê?
2.2. Peça aos alunos que, em grupo, escolham dez palavras do quadro e escrevam um pequeno texto com elas. Dê um título para o texto.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos quais atitudes construtivas de cuidados consigo e com o outro podemos ter no dia a dia.
3.2. Professor, solicite aos alunos que, em grupo, escrevam acima das imagens quais atitudes construtivas estão sendo realizadas. Exemplo: vontade de aprender, sonhar com o que deseja fazer, ajudar aos outros.
Disponível em:<http://conteudo.imguol.com.br/2013/01/14/criancas-aprendendo-escola-1358195155283_615x300.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://bbel.uol.com.br/wp-content/uploads/9e76ab3f-02e4-4c43-98c5-34b6a8398875-2.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<https://i.ytimg.com/vi/42y6DZRpxQs/hqdefault.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(Uftm) O gráfico mostra a liberação de açúcar a partir do endosperma da semente de cevada em germinação, quando tratada com GA3, um tipo de hormônio vegetal
O aleurona é um tecido que ocorre nas sementes e produz amilases. Sobre a germinação das sementes de cevada, foram feitas as seguintes afirmações:
I. A giberelina é importante por induzir a camada de aleurona a produzir enzimas hidrolíticas, corroborando o crescimento do embrião.
II. O uso da giberelina pela indústria de cerveja pode redundar em significativos aumentos da produção, mesmo com endosperma sem aleurona.
III. O amido contido no endosperma é a forma molecular direta que supre as necessidades do embrião.
IV. O endosperma, por ser triploide, tem sua capacidade de armazenamento de açúcar ampliada.
É correto apenas o que se afirma em
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Um material sólido, de cor acinzentada, quando posto em contato com a chama do bico de Bunsen, deu origem a um pó branco que, misturado à água com algumas gotas de uma substância halocrômica (indicador), revelou uma coloração vermelha. Quando este produto reagiu em condições estequiométricas adequadas com um ácido, a coloração vermelha desapareceu. Considerando essas informações, assinale a única afirmação verdadeira.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.2 Outras Pontuações e Seus Usos
Leia o texto a seguir para responder à questão.
A menina e o leite A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça. Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata. E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça. “Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.” “Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.” “Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.” “Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.” “Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.” “Vendo tudo e compro uma cabrita.” “Se cada cabrita me der três cabritinhos, vendo dois, fico com um e…” A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as cabritinhas pelos ares. Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.
Jean de La Fontaine. Fábulas de Esopo. São Paulo: Scipione, 1998.
O uso de aspas no texto indica
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2008 1ª FASE) Muitos acreditam ser mais saudável consumir "produtos orgânicos" do que produtos cultivados de forma convencional. É possível diferenciar esses dois tipos de produtos, determinando-se as quantidades relativas de 14N e 15N em cada um deles. Essas quantidades relativas serão diferentes, se o solo for adubado com esterco ou fertilizantes sintéticos. O esterco contém compostos originados no metabolismo animal, enquanto fertilizantes sintéticos, como, por exemplo, o nitrato de amônio, provém da amônia.
Considere as afirmações:
I. 14N e 15N diferem quanto ao número de prótons, mas não quanto ao número de nêutrons.
II. Os fertilizantes nitrogenados, sejam sintéticos ou naturais, fornecem o nitrogênio necessário à formação de aminoácidos e proteínas nos vegetais.
III. O fertilizante nitrato de amônio pode ser obtido pela reação da amônia com o ácido nítrico.
É correto apenas o que se afirma em