Uma estudante possui uma calculadora que permite realizar a seguinte operação, por meio de uma tecla especial: ao digitar um número x, diferente de e em seguida apertar essa tecla, o resultado obtido é
Após digitar o número nessa calculadora e apertar a tecla especial duas vezes seguidas, o resultado obtido será:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 09. Do Primeiro Reinado às Regências
Assinale a alternativa que melhor corresponde à organização política do Brasil durante a vigência da Constituição de 1824.
- Ciências - Fundamental | 06. Sistema Nervoso
Observe a figura abaixo.
Durante o processo demonstrado na figura,
- Física | D. Capacitores
(UEFS) Um dispositivo utilizado para armazenar carga e energia é o capacitor, que consiste em dois condutores espaçados, porém bem próximos e isolados um do outro.Considere os capacitores C1 = 4,0mF e C2 = 6,0mF, que estão associados, de acordo com o diagrama da figura:
Considerando-se V = 33,0V, é correto afirmar que a energia total armazenada na associação é, em mJ, igual a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No século XVII, começaram a ser desenvolvidas atividades econômicas aumentando o contingente populacional nas áreas litorâneas.
Escreva qual foi a principal atividade econômica desenvolvida nesse século.
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Cigarras: não tão inconsequentes quanto quer a fábula
As cigarras, mais notadamente a Magicicada septendecim, têm o tempo de vida mais longo entre os insetos. A vida delas começa embaixo da terra, onde as ninfas sugam, pacientemente, o suco da raiz das árvores. Depois de 17 anos de espera, as cigarras, ainda ninfas, emergem do solo, atingem a maturidade e voam em grande número, espalhando-se pelo campo. Depois de algumas semanas, elas acasalam, põem seus ovos e morrem.
As perguntas que intrigavam os biólogos eram: Por que o tempo de vida da cigarra é tão longo? Será que existe algum significado no fato de esse intervalo de tempo corresponder a um número primo de anos? Outra espécie, a Magicicada tredecimi, completa seus ciclos a cada 13 anos, o que sugere que um intervalo de tempo de vida que corresponda a um número primo de anos oferece alguma vantagem evolutiva.
Uma teoria sugere que a cigarra tem um parasita, que ela tenta evitar, e ele tem um ciclo de vida igualmente longo. Se o ciclo de vida do parasita é de, por exemplo, 2 anos, então a cigarra procura evitar um ciclo vital que seja divisível por 2; de outro modo, os ciclos da cigarra e do parasita iriam coincidir regularmente. De modo semelhante, se o ciclo de vida do parasita é de 3 anos, então a cigarra procura evitar um ciclo que seja divisível por 3, para que seu aparecimento não coincida sempre com o do parasita. No final, a melhor estratégia para as cigarras evitarem encontrar-se com seu parasita seria elas terem um ciclo de vida longo, durando um número primo de anos. Como nenhum número vai dividir 17, a Magicicada septendecim raramente se encontrará com seu parasita. Se o parasita tiver um ciclo de vida de 2 anos, eles só se encontrarão uma vez a cada 34 anos e, se ele tiver um ciclo mais longo, digamos, de 16 anos, então eles só se encontrarão uma vez a cada 272 anos.
De modo a contra-atacar, o parasita só pode ter dois ciclos de vida que aumentem a frequência de coincidências — o ciclo anual e o mesmo ciclo de 17 anos da cigarra. É improvável, contudo, que o parasita sobreviva se reaparecer durante 17 anos seguidos, porque, pelos primeiros 16 anos, ele não vai encontrar cigarras para parasitar. Dessa forma, o longo ciclo vital da cigarra a protege. Isso pode explicar por que o suposto parasita nunca foi encontrado.
Simon Singh. O último teorema de Fermat (com adaptações).
Tendo esse texto como referência e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item seguinte.
O trecho “as ninfas sugam, pacientemente, o suco da raiz das árvores” faz referência à forma de alimentação de diversas espécies de insetos que possuem aparelho bucal sugador, sendo o suco a seiva elaborada (orgânica), a qual é transportada pelos vasos do floema.