Assinale a alternativa que melhor corresponde à organização política do Brasil durante a vigência da Constituição de 1824.
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UEFS) Os ecossistemas existentes na Terra devem ser protegidos e preservados porque são fontes de matérias-primas e de substâncias químicas necessárias à vida, a exemplo da água, do oxigênio e dos nutrientes constituintes de alimentos.
Com base nessas considerações, é correto destacar:
- Filosofia | 5. Contemporânea
Em vez de destruir a igualdade natural, o pacto fundamental substitui, ao contrário, por uma igualdade moral e legítima aquilo que a natureza poderia trazer de desigualdade física entre os homens, e, podendo ser desiguais em força ou em talento, todos se tornam iguais por convenção e de direito. O que o homem perde pelo Contrato Social são a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo o que tenta e pode alcançar; o que ganha são a liberdade civil e a garantia da propriedade de tudo o que possui. ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social. Col. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 30. (adaptado)
Segundo o texto, o Contrato Social estabelece a
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Diante dessa minha afirmação expressa da continuidade intrínseca entre a ascese monástica extramundana e a ascese profissional intramundana, espanta-me que Brentano alegue contra mim o fato de os monges praticarem e recomendarem a ascese no trabalho! Todo o seu excurso contra mim culmina nisso. Mas justamente essa continuidade, como todos podem ver, é que é um pressuposto fundamental de todo o meu ensaio: a Reforma conduziu a ascese racional cristã e metódica de vida para fora dos mosteiros e as introduziu na vida profissional mundana.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Como apresentado no texto, o desenvolvimento do capitalismo para Weber está em conformidade com o processo de
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa:
Entrevistador: – O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso?
Entrevistado: – Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista, com um número imenso de dispositivos e, por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. É um leque considerável de interesses, de visões, que acaba causando a intervenção do STF nas mais diversas questões, nas mais diferentes áreas, inclusive dando margem a esse tipo de acusação. Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade.
Veja, 15/06/2011.
(FUVEST 2012 1ª FASE) Tendo em vista o contexto, a palavra do texto que sintetiza o teor da acusação referida na entrevista é
- Química | A. Modelos Atômicos
(UNICENTRO) Os avanços tecnológicos não seriam possíveis sem os conhecimentos científicos, a exemplo do desenvolvimento de estudos sobre a estrutura atômica da matéria desde o modelo atômico de J. Dalton até o Modelo Quântico e as aplicações desses conhecimentos em diversos campos da tecnologia.
Considerando-se as informações do texto e os modelos atômicos desenvolvidos ao longo do tempo, é correto afirmar: