Assinale a alternativa que melhor corresponde à organização política do Brasil durante a vigência da Constituição de 1824.
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(ACAFE) Considere soluções aquosas diluídas e de mesma concentração das seguintes soluções:
1. Mg3(PO4)2
2. K2Cr2O7
3. Na2S2O3 x5 H2O
4. Al(NO3)3
A ordem crescente do ponto de ebulição dessas soluções é:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma empresa fabricante de suco que envasava o produto em frascos de vidro passou a fazer o envasamento em um novo vasilhame plástico com capacidade de 2/3 do frasco anterior.
A lanchonete revendedora enche de suco um copo com capacidade de 1/5 do frasco de vidro.
A quantidade de copos de suco (inteiro + fração) que a lanchonete obtém com um frasco do novo vasilhame é igual a
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Uma garota ganhou de seu namorado um buquê de rosas e sem querer tocou em um “espinho” de uma das flores. Imediatamente, de forma automática, ela recolheu o braço. A respeito dessa reação, pode-se afirmar que:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNICENTRO) Considere duas lâmpadas, uma de 25,0W e outra de 100,0W, ambas submetidas a uma d.d.p. de 120,0V. Sabe-se que seus filamentos são constituídos por fios de tungstênio de mesmo comprimento e com diâmetros diferentes. Com base nessas informações, é correto afirmar que a lâmpada de 100,0W brilha mais, porque
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2013 2ª APLICAÇÃO) Para as pessoas que estudam a inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na sociedade, não é suficiente dar acesso ao hardware (com softwares instalados). Deve-se, também, disponibilizar recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Além disso, deve-se considerar conteúdo, linguagem, alfabetização e educação, comunidade e estrutura institucional, para se permitir o acesso significativo às tecnologias digitais. Por acesso significativo, entende-se não só a possibilidade de manejo do computador, de suas ferramentas e do acesso à internet, mas, sobretudo, a capacidade de utilizar esses conhecimentos para o acesso a conteúdos que tenham influência direta para a melhoria da qualidade de vida da pessoa, de seu grupo e de sua comunidade.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.
O uso significativo dos recursos ligados às tecnologias da informação e da comunicação faz-se presente na hipótese de: