Observe a figura abaixo.
Durante o processo demonstrado na figura,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Faça a leitura comparativa da fábula O leão e o rato, que foi contada por três autores diferentes – Esopo, na Grécia antiga, cerca do século IV a.C, La Fontaine, no século XVII, e Monteiro Lobato, no início do século XX.
TEXTO I
Após a leitura das três versões, escreva um parágrafo comparativo, assinalando as características dos personagens, marcação do tempo e do espaço, tipo de narrador e moral.
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UCS) Uma criança passeando com seus pais na beira da lagoa reparou que havia vários insetos caminhando sobre a superfície da água. Eles não afundavam, porque:
- Matemática | 1.03 Frações
Um grupo de pesquisadores estava investigando as características das pessoas que, ao contrair determinada doença, não apresentam sintomas. Em uma das famílias que participaram do estudo, todos os membros contraíram a doença, mas nem todos apresentaram sintomas. No relatório final dessa pesquisa, ao exemplificar o caso dessa família, os pesquisadores dividiram a quantidade dos que tiveram sintomas pela quantidade dos que não tiveram sintomas, encontrando como resultado 0,4444...
De acordo com o informado no relatório, a quantidade mínima de pessoas dessa família é
- Ciências - Fundamental | 11. Infecções Sexualmente Transmissíveis
A sífilis congênita é uma doença infecciosa transmitida ao feto pela mãe, chamada de transmissão vertical. O causador dessa patologia é o:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Almofada de carimbos
- Papel canson A4
- Canetinha hidrográfica – cores variadas
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Fazer arte com impressões digitais é uma excelente atividade para promover momentos de prazer em meio à brincadeira, estimular a criatividade dos alunos e auxiliar em seu desenvolvimento criativo.
- O que é uma expressão digital?
É o desenho formado pelas papilas (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos univitelinos (eles possuem o mesmo DNA, mas as impressões digitais são diferentes). Tal característica, chamada unicidade, as faz serem utilizadas como forma de identificação de pessoas há séculos.
- O professor vai apresentar para os alunos alguns trabalhos da artista Ingrid Aspock, que é uma artista austríaca que transforma impressões digitais em histórias divertidas.
Disponível: https://www.behance.net/ingridaspoeck
http://appes.com.br/v2/arte-com-impressoes-digitais/
- O professor vai propor para os alunos a construção de uma gravura onde os desenhos serão feitos a partir de uma impressão digital.
-Mostre algumas imagens para servir de exemplo para a turma.
Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/arte-com-impressoes-digitais/
- Esta atividade poderá ser realizada em grupo de até quatro alunos.
- Separe a turma em grupos.
- Junto com a turma, o professor deverá escolher um tema para ser trabalhado por cada grupo, seja de assuntos do dia a dia dos alunos, da escola, da cidade onde moram , etc.
- O professor vai pedir para cada grupo escolher um tema e começar a criar a sua gravura.
- Fale com os alunos que depois que eles elaborarem como vai ser a gravura, fazer anotações que servirão de referência para quando começarem a confeccioná-la.
-Explique que para eles fazerem a impressão digital, eles deverão sujar o dedo na tinta de carimbo e carimbar o dedo na folha.
- Incentive os alunos a trabalhar com desenho sobre a impressão digital.
- Pode-se usar impressões digitais de todos os alunos do grupo.
- O professor deverá auxiliar os alunos durante todo o processo.
- Faça uma exposição dos trabalhos.
- Vai ser uma atividade muito divertida!
UMA HISTÓRIA COM MUITAS IMPRESSÕES