O TRECHO A SEGUIR FOI RETIRADO DA PEÇA GOTA D’ÁGUA − UMA TRAGÉDIA BRASILEIRA, DE CHICO BUARQUE E PAULO PONTES.
JOANA:
(...)
Seu povo é que é urgente, força cega,
coração aos pulos, ele carrega
um vulcão amarrado pelo umbigo
Ele então não tem tempo, nem amigo,
nem futuro, que uma simples piada
pode dar em risada ou punhalada
Como a mesma garrafa de cachaça
acaba em carnaval ou desgraça
(...)
Na caracterização do povo brasileiro feita por Joana no trecho acima, observa-se uma sequência da seguinte figura de linguagem:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | E. Os Domínios Morfoclimáticos
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-PT&sa=X&biw=1280&bih=681&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=z2jKPNC56uQ-CM:&imgrefurl=http-/>. Acesso em: 06 out. 2012.
A figura apresentada o domínio morfoclimático
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Um reservatório de água será construído em uma escola para o uso dos estudantes. Sabe-se que, em média, cada estudante dessa escola utiliza 50 litros de água diariamente, e que o reservatório terá capacidade para armazenar 10% a mais do que o volume de água necessário para abastecer os estudantes durante 3 dias.
Sabendo que a escola possui 1500 estudantes, o volume do reservatório, em m3, deverá ser de
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Uma determinada espécie do grupo das traqueófitas (plantas vasculares) tem grande área foliar, garantindo a absorção de energia luminosa para realizar com sucesso o processo de fotossíntese. Nesse processo, além da luz, há utilização de:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(FMC) Em 1990, é criado um novo sistema de saúde no Brasil através da Lei Orgânica da Saúde, no 8.080, que fundou o SUS. Essa criação decorre do que está definido na Constituição Brasileira de 1988.
São princípios que norteiam a saúde no Brasil:
- História - Fundamental | 01.3.Vestígios arqueológicos: locais de pesquisa de historiadores e de arqueólogos.
O sítio arqueológico pode mudar história da presença dos humanos na América
Local foi descoberto por pesquisadores em Boa Esperança do Sul, SP.
Indícios apontam que nômades viveram nessa região há 14 mil anos.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Araporã estão estudando um sítio arqueológico em Boa Esperança do Sul (SP) que pode mudar a história da chegada do homem à América. Indícios mostram que nômades viveram na região há 14 mil anos.
Passado
Essa não é a primeira vez que os pesquisadores estudam esse terreno. O sítio foi descoberto em 2003 quando eram procuradas áreas com potencial histórico na região. Mas o foco mudou. Como algumas áreas têm indícios de ocupação de nômades há 14 mil anos, a pesquisa quer comprovar esse passado. Se for confirmado, o fato pode mudar a história da chegada dos primeiros seres humanos à América. “A teoria tradicional, que diz que os humanos vieram pelo estreito de Behring e pelo Alasca e entraram nas américas, comprovaria que esse modelo pode estar certo em relação ao caminho, mas errado em relação à idade. O pessoal fala que os primeiros humanos passaram por volta de 12 mil, 13 mil anos. Se o sítio , aqui , tiver 14 mil anos, com certeza é mais antigo", explicou o pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Astolfo Araújo.
Disponível em: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/05/sitio-arqueologico-pode-mudar-historia-da-presenca-dos-humanos-na-america.html Acesso em: 15 maio 2015.
1. De acordo com o texto, qual a primeira hipótese da chegada do homem no continente americano?
2. Os pesquisadores encontraram alguns materiais no sítio arqueológico de Boa Esperança. Qual a importância dessa descoberta?