(FMC) Em 1990, é criado um novo sistema de saúde no Brasil através da Lei Orgânica da Saúde, no 8.080, que fundou o SUS. Essa criação decorre do que está definido na Constituição Brasileira de 1988.
São princípios que norteiam a saúde no Brasil:
Questões relacionadas
- Geografia | 2. Cartografia
(FATEC) A cartografia temática trata da representação de temas específicos, como geologia, geomorfologia, pedologia, uso e ocupação do solo de um determinado espaço geográfico.
O mapa de uso e ocupação do solo é elaborado a partir da interpretação de imagens de satélites e fotografias aéreas, e é amplamente empregado no planejamento
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
Parque Nacional do Grand Canyon
Secção escavada nos estratos do Grand Canyon
É correto afirmar que as imagens do Grand Canyon apresentadas demonstram
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
O sódio contido no sal de cozinha (cloreto de sódio) é um “grande vilão” para as pessoas com diagnóstico positivo para hipertensão arterial sistêmica (HAS). Uma alternativa seria utilizar o “sal diet”, que é constituído por uma mistura apenas de NaCℓ e KCℓ. Considere que uma amostra de 0,415 g de um determinado “sal diet”, após dissolução com água destilada, foi analisada por titulação com solução de AgNO3, segundo equação apresentada abaixo:
Cℓ- + AgNO3 -> AgCℓ + NO3-
Considere que todo cloreto (Cℓ-) é oriundo da mistura NaCℓ / KCℓ e que a massa de AgCℓ produzida na titulação foi igual a 0,861 g. Assinale a alternativa que apresenta a percentagem em massa aproximada de NaCℓ no “sal diet” analisado.
Dados: Massa atômica (em u): Na = 23; Cℓ = 36,5; k = 39; Ag = 108
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Quantos fios de ouro branco serão usados nesse pingente?
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UFSJ) Martha Chase, nascida em 1927 na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos da América, foi uma importante geneticista de nosso século ao contribuir significativamente na compreensão do processo de hereditariedade. Ela foi coautora do trabalho com Alfred Hershey (1908-1997), publicado em 1952. Na época, ela era assistente de laboratório na Universidade da Carolina do Sul.
O experimento, conhecido como o “Experimento do Liquidificador”, foi elaborado para responder a uma questão bastante presente na época. Já há algumas décadas os cientistas se dedicavam ao estudo de um certo tipo de vírus (bacteriófagos ou fagos) que infectava bactérias para se reproduzir. Com esses estudos os cientistas procuravam avançar na compreensão das moléculas envolvidas na transmissão de características genéticas. A pergunta da época, de Martha Chase, era: qual é o componente que permite a reprodução dos vírus bacteriófagos (ou fagos)? Isso porque esses vírus são organismos bem simples, compostos basicamente de uma molécula de DNA e uma cápsula de proteína. Então: Qual dessas duas estruturas estaria envolvida na reprodução?
Martha Chase participou dos experimentos no grupo de Hershey. Eles adicionaram fagos com marcação diferencial no DNA e na cápsula proteica a uma cultura de bactérias, permitindo que os vírus infectassem as bactérias. Então, eles agitaram essa mistura de vírus e bactéria em um liquidificador bem controlado para separar os vírus das bactérias sem estourar as membranas celulares delas. Ao final do experimento, Hersey e Chase examinaram apenas as bactérias separadas, procurando as porções marcadas. Eles encontraram dentro da bactéria partes marcadas do DNA do vírus e não encontraram partes marcadas da cápsula proteica do vírus. “Esses resultados permitiram concluir que apenas o DNA do fago penetra na bactéria quando ocorre a infecção e que, a partir do DNA, é produzida toda uma geração de novos fagos com DNA e proteínas típicos da espécie de fagos utilizada. Portanto, podia-se concluir que a fonte das informações hereditárias é o DNA, pois, a partir dele, pode-se produzir tanto DNA quanto proteínas virais.”
Disponível em: http://www.biomol.org/historia/identiffagos.shtml
Sobre as conclusões do experimento de Hershey e Chase, é INCORRETO afirmar que,