Um reservatório de água será construído em uma escola para o uso dos estudantes. Sabe-se que, em média, cada estudante dessa escola utiliza 50 litros de água diariamente, e que o reservatório terá capacidade para armazenar 10% a mais do que o volume de água necessário para abastecer os estudantes durante 3 dias.
Sabendo que a escola possui 1500 estudantes, o volume do reservatório, em m3, deverá ser de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Gelert House Overview
The house has a hallway that runs through to the back door.
On either side of the hall are two living rooms. Both are equipped with televisions and the larger room has a working fireplace.
At the rear of the ground floor is dining room with large table and seating for 8 people.
There is a large kitchen that has been fully modernised, complete with electric hob and oven, microwave, kettle, fridge/ freezer, washing machine and dishwasher.
Upstairs there are four bedrooms. Three are equipped with double beds and the fourth has two single beds.
There is a separate toilet and bathroom. The toilet is also equipped with a washbasin and the bathroom has a bath with electric shower.
Available at: http://www.users.totalise.co.uk/~rene_taylor/housedescription.html. Accessed on: Sep. 28th 2011.
double bed – cama de casal
single bed – cama de solteiro
How many rooms are there in this house?
- História | 1. Colônia
Considere as afirmações abaixo sobre a crise do Antigo Sistema Colonial e a Independência do Brasil (1822).
I. O movimento intelectual chamado de Iluminismo teve grande influência na crise do Antigo Sistema Colonial, pois, além de criticar as bases do Antigo Regime, como o absolutismo monárquico e os privilégios da nobreza, condenava também o sistema colonial e o monopólio comercial.
II. Os conflitos na Europa decorrentes da expansão do império napoleônico estiveram na base desse processo, na medida em que Napoleão, tentando bloquear o acesso da Inglaterra ao mercado colonial ibérico, invadiu Espanha e Portugal, precipitando, assim, o processo de independência da América.
III. A vinda da corte portuguesa para o Brasil é considerada como um fator que retardou o processo de independência brasileiro, pois a presença do monarca lusitano na América estreitou ainda mais os laços entre Brasil e Portugal, tornando o primeiro ainda mais dependente do segundo.
IV. A Independência do Brasil foi marcada por um forte conflito entre o novo país e a sua antiga metrópole europeia, devido à rejeição das elites político-econômicas da antiga colônia portuguesa ao modelo agroexportador implantado pela coroa lusitana, baseado na grande propriedade da terra e na mão de obra escrava.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) S.O.S. Português
Por que os pronomes oblíquos têm esse nome e quais as regras para utilizá-los?
As expressões “pronome oblíquo” e “pronome reto” são oriundas do latim (casus obliquus e casus rectus). Elas eram usadas para classificar as palavras de acordo com a função sintática. Quando estavam como sujeito, pertenciam ao caso reto. Se exerciam outra função (exceto a de vocativo), eram relacionadas ao caso oblíquo, pois um dos sentidos da palavra oblíquo é “não é direito ou reto”. Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós e eles) são os pessoais do caso reto; e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e convosco) são os do caso oblíquo.
NOVA ESCOLA. Coluna “Na dúvida”, dez. 2008, p. 20.
Na descrição dos pronomes, estão implícitas regras de utilização adequadas para situações que exigem linguagem formal. A estrutura que está de acordo com as regras apresentadas no texto é:
- Geografia | 3. Física
O Pantanal, sob os aspectos geológico e geomorfológico, corresponde a
- Matemática | 12.1 Triângulos
(FUVEST 2015 1ª FASE) Na cidade de São Paulo, as tarifas de transporte urbano podem ser pagas usando o bilhete único. A tarifa é de R$ 3,00 para uma viagem simples (ônibus ou metrô/trem) e de R$ 4,65 para uma viagem de integração (ônibus e metrô/trem). Um usuário vai recarregar seu bilhete único, que está com um saldo de R$ 12,50.
O menor valor de recarga para o qual seria possível zerar o saldo do bilhete após algumas utilizações é