Explicaê

01

 O sítio arqueológico pode mudar história da presença dos humanos na América  

  Local foi descoberto por pesquisadores em Boa Esperança do Sul, SP.

Indícios apontam que nômades viveram nessa região há 14 mil anos. Imagem  

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Araporã estão estudando um sítio arqueológico em Boa Esperança do Sul (SP) que pode mudar a história da chegada do homem à América. Indícios mostram que nômades viveram na região há 14 mil anos.  

 Passado

Essa não é a primeira vez que os pesquisadores estudam esse terreno. O sítio foi descoberto em 2003 quando eram procuradas áreas com potencial histórico na região. Mas o foco mudou.  Como algumas áreas têm indícios de ocupação de nômades há 14 mil anos, a pesquisa quer comprovar esse passado. Se for confirmado, o fato pode mudar a história da chegada dos primeiros seres humanos à América.   “A teoria tradicional, que diz que os humanos vieram pelo estreito de Behring e pelo Alasca e entraram nas américas, comprovaria que esse modelo pode estar certo em relação ao caminho, mas errado em relação à idade. O pessoal fala que os primeiros humanos passaram por volta de 12 mil, 13 mil anos. Se o sítio , aqui , tiver 14 mil anos, com certeza é mais antigo", explicou o pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Astolfo Araújo.

  Disponível em:  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/05/sitio-arqueologico-pode-mudar-historia-da-presenca-dos-humanos-na-america.html  Acesso em: 15 maio  2015.


1. De acordo com o texto, qual a primeira hipótese da chegada do homem no continente americano?

2. Os pesquisadores encontraram alguns materiais no sítio arqueológico de Boa Esperança. Qual a importância dessa descoberta?