Leia o texto a seguir.
Nos dois primeiros parágrafos, o texto separa a cidadania em ações que refletem direitos e também deveres. Complete o quadro adequadamente com essas ações.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la declaración de Nacho Aguayo, y observa el uso del verbo preferir.
“Últimamente prefiero pantalones y casi siempre sandalias.”
Disponible en: http://www.vogue.es/galeria-de-fotos/nacho-aguayo/3642/image/802614. Acceso el: 24 mar. 2015.
Lee un verso de la música “Tu jardín con enanitos”, de Melendi.
“Quiero que lleves tu falda y también mis pantalones” Disponible en: http://www.musica.com/letras.asp?letra=2106299. Acceso el: 24 mar. 2015.
Completa las frases conjugando los verbos querer o preferir en presente de indicativo.
A) Yo ________________ usar los pantalones blancos en la primavera.
B) Mi madre ________________ comprar unos guantes rojos para mí, pero yo ________________ los negros.
C) ¿Tú________________ pagar con tarjeta o al contado? Yo ________________ pagar al contado.
D) Mi madre y mi padre ________________ usar zapatos negros, pero mi hermano ________________ los de varios colores.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 11. Família de Palavras
Texto base: Leia com atenção, os grupos de palavras a seguir. Depois, marque, em cada um deles, a palavra que não faz parte do grupo.
Enunciado:
Depois, explique porque ela não faz parte do grupo.
Veja um exemplo.
- Física | B. Resistores
(IME)
Um circuito é alimentado por uma bateria através de uma chave temporizada ch que após o seu fechamento, abrir-se-á depois de transcorrido um período de tempo igual a T. Esse circuito é formado por segmentos de condutores com a mesma seção, mesma resistividade e comprimentos indicados na figura. Também estão inseridos cinco fusíveis f1 a f5 que têm a função de manter a continuidade do fluxo de corrente e de manter os segmentos conectados. Sempre que um dos fusíveis queimar, o segmento imediatamente à esquerda vai girar no sentido horário, fechando o contato, através de um batente, após decorridos T/4. Sabe-se que cada fusível necessita de T/4 para se romper diante de uma corrente maior ou igual à corrente de ruptura. A partir do fechamento da chave temporizada ch até a sua abertura, a energia consumida pelo circuito é igual a
Dados:
> correntes de ruptura para cada fusível a partir da direita:
- f1 : 0,9 I;
- f2 : 1,1 I;
- f3 : 1,5 I;
- f4 : 1,8 I; e
- f5 : 2,1 l.
> resistividade do segmento: ρ
> seção do fio: S
> diferença de potencial da bateria: UObservações:
- l corresponde à corrente elétrica com todos os fusíveis ligados;
- desconsidere a resistência dos fusíveis, da chave, dos fios e dos engates que conectam a fonte ao circuito. - Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
Numa população de bactérias, há bactérias no instante t medido em horas (ou fração da hora). Sabe-se que, inicialmente, existem bactérias. Marque a alternativa que possui o valor do tempo, em minutos, que é necessário para que se tenha o dobro da população de bactérias inicial.
- História | 6.17 América Latina no Século XX
A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas.
PADRÓS, E. S. et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): história e memória.
Porto Alegre: Corag, 2009 (adaptado).
Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a