O gráfico a seguir mostra a relação do número de células viáveis não degeneradas em cada etapa da gametogênese. Em I, temos a ovogônia e a espermatogônia; em II, temos os ovócitos e espermatócitos primários; em III, temos os ovócitos e espermatócitos secundários; e em IV, o óvulo e o espermatozoide.
As diferenças observadas no número de células viáveis ao longo do desenvolvimento dos gametas masculino e feminino indicam que
Questões relacionadas
- História
Uma das regiões de maiores conflitos civilizacionais, ao longo da História, é a do Oriente Médio. Na Antiguidade, parte dessa região foi ocupada pelo Império Babilônico. Embora a riqueza de sua civilização seja mal conhecida, a Babilônia povoa o imaginário social até os tempos contemporâneos, em diversas manifestações culturais, a exemplo da ópera "Nabucodonosor" (do compositor italiano Giuseppe Verdi) e de algumas músicas brasileiras atuais, como a apresentada a seguir.
"Suspenderam os Jardins da Babilônia
e eu para não ficar por baixo
Resolvi botar as asas para fora, porque
Quem não chora daqui, não mama dali [...]"
(LEE, Marcucci; LEE, Rita. "Jardins da Babilônia", 1978. Disponível em:
. Acesso em: 15 ago. 2006). Sobre a civilização babilônica, é correto afirmar:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UERJ) A ciência em si Se toda coincidência
Tende a que se entenda
E toda lenda Quer chegar aqui
A ciência não se aprende
A ciência apreende
A ciência em si
Se toda estrela cadente
Cai pra fazer sentido
E todo mito
Quer ter carne aqui
A ciência não se ensina
A ciência insemina
A ciência em si
Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar
Do avião a jato ao jabuti
Desperta o que ainda não, não se pôde pensar
Do sono eterno ao eterno devir
Como a órbita da Terra abraça o vácuo devagar
Para alcançar o que já estava aqui
Se a crença quer se materializar
Tanto quanto a experiência quer se abstrair
A ciência não avança
A ciência alcança
A ciência em si
ARNALDO ANTUNES e GILBERTO GIL Adaptado de fiocruz.br.
A letra da música aborda a ciência como uma forma de compreensão do mundo. Um dos campos de investigação conhecidos é a biologia, que, antes dispersa em diferentes áreas, unifi ca-se a partir do século XX.
Nessa trajetória histórica, as ideias de Darwin, as leis da hereditariedade de Mendel e as descobertas da genética consolidaram um conjunto de explicações que, no domínio da biologia, são caracterizadas como:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Os Saltimbancos – História de uma gata
MATERIAL - Aparelho completo para reprodução de vídeo (power-point) - Aparelho de som - Impressão da letra da música (se for a opção escolhida pelo professor) PROCEDIMENTOS - Passar o vídeo “Os Saltimbancos – História de uma gata” Disponível: https://youtu.be/u07Td4VPWgA : Music video by Os Saltimbancos performing História De Uma Gata. (C) 1977 Universal Music Ltda - Ensinar as crianças a letra da música. Sugestão: Repetir o vídeo quantas vezes for necessário para que as crianças possam memorizar a letra, ou imprimir a letra da música e distribuir para cada criança. - Explore a letra da música, levando os alunos a ver a evolução da história ( Uma gata que é tratada com todo mimo resolve sair em busca de aventuras.)Fonte: Arte 1-Ensino Fundamental – Manual do professor. - Pergunte aos alunos quem tem gatos em casa, ou em casa de parentes ou amigos. - Pergunte sobre o que eles sabem sobre os hábitos dos gatos. - Incentive - os a contar suas experiências com esse animalzinho. - Peça para eles imitarem os gatos. - Cante novamente com eles, essa canção. - Vai ser uma aula muito divertida.
Enunciado:
DIÁLOGOS COM A MÚSICA
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Disponível em: <http://goo.gl/5vqftm>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
A Era Vargas termina juntamente com os conflitos da Segunda Guerra Mundial no ano de 1945. A entrada do Brasil nesse conflito é um fato histórico importante para a história militar do nosso país.
Explique o que levou o Brasil a participar da Segunda Guerra Mundial, levando em consideração a influência dos Estados Unidos na política brasileira.
- Química | 2.4 Cinética Química
(UEFS)
I. H2O2(I) →H2O(I) + ½ O2(g) ΔH° = – 98 kJ
II. H2(g) + ½ O2(g) →H2O (I) ΔH°f = – 286 kJ
O peróxido de hidrogênio, H2O2 (l), é um líquido incolor usado em solução aquosa, como antisséptico e alvejante. Considerando-se essas informações e com base nas aplicações da Lei de Germain Henry Hess, é correto afirmar: