Um estudante dispunha de um espelho côncavo e de uma lente biconvexa de vidro para montar um dispositivo que amplia a imagem de um objeto. Ele então montou o dispositivo, conforme mostrado no diagrama. O foco do espelho é F e os das lentes são f e f’ O objeto O é representado pela seta.
Após a montagem, o estudante observou que era possível visualizar duas imagens. As características dessas imagens são:
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- Química | A. Modelos Atômicos
Uma moda recente entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. As figuras apresentam em sua constituição, a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos de zinco absorvem energia luminosa, saltando para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar.
Essa característica pode ser explicada considerando o modelo atômico proposto por:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo A teve uma criança pertencente ao tipo B que sofreu eritroblastose fetal ao nascer. O pai da criança é receptor universal e também teve eritroblastose fetal. A probabilidade desse casal ter uma criança com o mesmo genótipo da mãe é de
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Dias depois da morte de D. Mariquinha, Seu Lula, todo de luto, reuniu os negros no pátio da casa-grande e falou para eles. A voz não era mais aquela voz mansa de outros tempos. Agora Seu Lula era o dono de tudo. O feitor, o negro Deodato, recebera as suas instruções aos gritos. Seu Lula não queria vadiação naquele engenho. Agora, todas as tardes, os negros teriam que rezar as ave-marias. Negro não podia mais andar de reza para S. Cosme e S. Damião. Aquilo era feitiçaria. [...]
E o feitor Deodato, com a proteção do senhor, começou a tratar a escravatura como um carrasco. O chicote cantava no lombo dos negros, sem piedade. Todos os dias chegavam negros chorando aos pés de D. Amélia, pedindo valia, proteção contra o chicote do Deodato. A fama da maldade do feitor espalhara-se pela várzea. O senhor de engenho do Santa Fé tinha um escravo que matava negro na peia. [...] E o Santa Fé foi ficando assim o engenho sinistro da várzea.
RÊGO, J. L. Fogo morto. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
O texto apresenta a condição dos trabalhadores escravizados do Santa Fé, modificada após a morte da senhora do engenho. Nessa passagem, o emprego do advérbio “agora”, como recurso expressivo, representa
- História | B. Roma
(...) a criança que frequentava a escola aprendia a ler e escrever além de se aperfeiçoar na arte de falar em público, a oratória. A escrita era considerada essencial para que se pudesse ter acesso àquilo que as gerações anteriores haviam produzido. Os romanos foram sempre muito preocupados em tornar público, por meio de inscrições, tudo aquilo que se referia à vida em sociedade. (...) O fato de ser pública foi muito importante, pois, assim, todos eram capazes de saber exatamente o que podia ou não fazer e quais as punições previstas para os desobedientes...
Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 6ª edição. São Paulo. Contexto.2019 (VOT/2019)
A Civilização Romana deixou como seu maior legado o Direito. O texto do Pedro Funari demonstra a importância da educação na formação da cidadania pois:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Por que a família real fugiu para o Brasil?
( ) Para conhecer o Brasil.
( ) A mãe de D. João morreu
( ) Portugal não aceitou a imposição da França de um bloqueio continental.
( ) A Inglaterra expulsou a família real de Portugal.
b) Entre as medidas de incentivo à cultura implantada por D. João ao chegar ao Brasil, destacam-se:
I. A fundação da Biblioteca Real.
II. Criação da Imprensa Régia, a primeira gráfi ca do Brasil.
III. Inauguração das faculdades de Medicina, em Salvador, e de Engenharia, no Rio de Janeiro.
( ) Somente I e II.
( ) Somente II e III.
( ) Todas as alternativas.
( ) Nenhuma das alternativas.