Um estudante dispunha de um espelho côncavo e de uma lente biconvexa de vidro para montar um dispositivo que amplia a imagem de um objeto. Ele então montou o dispositivo, conforme mostrado no diagrama. O foco do espelho é F e os das lentes são f e f’ O objeto O é representado pela seta.
Após a montagem, o estudante observou que era possível visualizar duas imagens. As características dessas imagens são:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
No ano em que o maior clarinetista que o Brasil conheceu, Abel Ferreira, faria 100 anos, o choro dá mostras de vivacidade. É quase um paradoxo que essa riquíssima manifestação da genuína alma brasileira seja forte o suficiente para driblar a falta de incentivos oficiais a insensibilidade dos meios de comunicação e a amnésia generalizada. "Ele trazia a alma brasileira derramada em sua sonoridade ímpar. Artur da Távola, seguramente seu maior admirador, foi quem melhor o definiu, "alma sertaneja, toque mozarteano". O acervo do músico autodidata nascido na mineira Coromandel, autor de 50 músicas, entre as quais Chorando baixinho (1942), que o consagrou, amigo e parceiro de Pixinguinha, com quem gravou Ingénuo (1958), permanece com os herdeiros à espera de compilação adequada.
O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem a guarda do sax e do clarinete, doados em 1995 Na avaliação de Leonor Bianchi. editora da Revista do Choro. "a música instrumental fica apartada do que é popular porque não vai à sala de concerto. O público em geral tem interesse em samba, pagode e axé". Ela atribui essa situação à falta de conhecimento e à pouca divulgação do gênero nas escolas.
FERRAZ, A. Disponível em www.cartacapital.com.br Acesso em 22 abr 2015(adaptado)
Considerando-se o contexto, o gênero e o público-alvo, os argumentos trazidos pela autora do texto buscam
- Literatura | 5.2 Modernismo
- E agora que é que eu faço? - Perguntei para não errar no ritual que certamente deveria haver.
- Agora chupe o chicle para ir gostando do docinho dele, e só depois que passar o gosto você começa a mastigar. E aí mastiga a vida inteira. A menos que você perca, eu já perdi vários.
- Perder a eternidade? Nunca.
(...)
- Acabou-se o docinho. E agora?
- Agora mastigue para sempre.
Assustei-me, não saberia dizer por quê. Comecei a mastigar e em breve tinha na boca aquele puxa-puxa cinzento de borracha que não tinha gosto de nada. Mastigava, mastigava. Mas me sentia contrafeita. Na verdade eu não estava gostando do gosto. E a vantagem de ser bala eterna me enchia de uma espécie de medo, como se tem diante da idéia de eternidade ou de infinito.
Eu não quis confessar que não estava à altura da eternidade. Que só me dava aflição. Enquanto isso, eu mastigava obedientemente, sem parar.
Até que não suportei mais, e, atravessando o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.
Disponível em https://claricelispector.blogspot.com/2009/04/medo-da-eternidade.html
Nessa crônica de Clarice Lispector, a narradora afirma que agiu para o chicle cair no chão de areia. No contexto dessa narrativa de transfiguração, o motivo da rejeição se justifica em
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIPÊ)
NH4NO3(s) + H2O (I) →NH4+ + NO3- ΔH° = + 26,3 kJ
Estudantes de engenharia da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, criaram uma solução simples para tornar injeções menos dolorosas. Trata-se de cápsula com dois compartimentos, um com nitrato de amônio, NH4NO3(s), e outro com água, H2O(l). Quando a cápsula é girada, as substâncias químicas se misturam e há dissolução do sal, que é seguida de resfriamento rápido do invólucro de metal, de acordo com a equação termoquímica. Em contato com a pele, a cápsula resfriada anestesia o local em pouco menos de 60 segundos.
Considerando-se a cápsula de resfriamento para tornar injeções menos dolorosas, é correto afirmar:
- Ciências - Fundamental | 05. A Constituição dos Seres Vivos
Uma padaria oferece uma opção de café da manhã aos seus clientes que inclui suco de laranja, pão (feito com fermento biológico) e iogurte.
Nesse café da manhã os produtos têm origem:
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
Uma indústria fabrica caixas de papelão de diferentes tamanhos, e as dimensões das caixas seguem um padrão pré-estabelecido pela empresa. A largura é x + 10, o comprimento é x + 30, e a altura é 2x – 10, em que 15 ≤ x ≤ 65. As dimensões são dadas em centímetro.
A quantidade de modelos de caixas que têm, pelo menos, duas dimensões iguais é