Leia o texto a seguir.
Fidel Castro é presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo favorável aos Estados Unidos e implantou o Socialismo. Após 49 anos no poder, sem que fossem feitas eleições, em 19 de fevereiro de 2008, Fidel Castro anunciou sua renúncia ao cargo de presidente de Cuba e à chefia do Partido Comunista Cubano. O sucessor de Fidel no comando de Cuba – indicado pelo próprio Fidel para o cargo - é seu irmão mais jovem Raúl Castro.
Disponível em: www.portalsaofrancisco.com.br. Acesso em 20 mar. 2012.(Adaptado)
Cite uma ação de Fidel Castro contrária à instituição republicana. Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Muito se tem falado da sociedade informacional, da sociedade da comunicação global, do surgimento das redes telemáticas e de sua correlata dinâmica social. O ciberespaço é lócus de efervescência social e canal por onde circulam formas multimodais de informação. A rede é artefato, conteúdo, canal e metáfora. Como meio, a Internet problematiza a forma midiática massiva de divulgação cultural e artística. Ela é o foco de irradiação de informação, conhecimento e troca de mensagens entre pessoas ao redor do mundo, abrindo o polo da emissão. Com a cibercultura, trata-se efetivamente da emergência de uma liberação do polo da emissão, onde todos os usuários são autores, e é essa liberação que, em nossa hipótese, vai marcar a cultura da rede contemporânea em suas mais diversas manifestações: chats, Orkut, jogos online, fotologs, weblogs, wikipédia, troca de músicas, filmes, fotos, textos, software livre... Ligar-se ao outro, ou re-ligar, parece ser o mote atual da cibercultura, criando formas de sociabilidade, tendo nas tecnologias digitais um vetor de agregação social. A cibercultura contemporânea é fruto de influências mútuas, de trabalho cooperativo, de criação e de livre circulação de informação através dos novos dispositivos eletrônicos e telemáticos. É nesse sentido que a cibercultura traz uma cultura baseada na metáfora do copyleft.
LEMOS, André. Cibercultura, cultura e identidade. Em direção a uma “Cultura Copyleft”.
Disponível em: http://www.contemporanea.poscom.ufba.br/v2n2_pdf_dez04/lemoscibercultura-
v2n2.pdf. Acesso em: 02 maio 2009. (adaptado).O texto Cibercultura, cultura e identidade de André Lemos, visa demonstrar que a cibercultura
- Física | B. Força Magnética
(EPCAR (AFA)) Um gerador homopolar consiste de um disco metálico que é posto a girar com velocidade angular constante em um campo magnético uniforme, cuja ação é extensiva a toda a área do disco, conforme ilustrado na figura abaixo.
Ao conectar, entre a borda do disco e o eixo metálico de rotação, uma lâmpada L cuja resistência elétrica tem comportamento ôhmico, a potência dissipada no seu filamento, em função do tempo, é melhor representada pelo gráfico
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Estranha neve:
espuma, espuma apenas
que o vento espalha, bolha em baile no ar,
vinda do Tietê alvoroçado ao abrir de comportas,
espuma de dodecilbenzeno irredutível,
emergindo das águas profanadas do rio-bandeirante,
hoje rio-despejo
de mil imundícies do progresso.
ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992 (fragmento).
Nesse poema, o autor faz referência à:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Maias usavam sistema de água eficiente e sustentável
Um estudo publicado recentemente mostra que a civilização maia da América Central tinha um método sustentável de gerenciamento da água. Esse sistema hidráulico, aperfeiçoado por mais de mil anos, foi pesquisado por uma equipe norte-americana. As antigas civilizações têm muito a ensinar para as novas gerações. O caso do sistema de coleta e armazenamento de água dos maias é um exemplo disso. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores fizeram uma escavação arqueológica nas ruínas da antiga cidade de Tikal, na Guatemala. Durante o estudo, coordenado por Vernon Scarborough, da Universidade de Cincinnati, em Ohio, e publicado na revista científica PNAS, foram descobertas a maior represa antiga da área maia, a construção de uma barragem ensecadeira para fazer a dragagem do maior reservatório de água em Tikal, a presença de uma antiga nascente ligada ao início da colonização da região, em torno de 600 a.C., e o uso de filtragem por areia para limpar a água dos reservatórios. No sistema havia também uma estação que desviava a água para diversos reservatórios. Assim, os maias supriam a necessidade de água da população, estimada em 80 mil em Tikal, próximo ao ano 700, além das estimativas de mais cinco milhões de pessoas que viviam na região das planícies maias ao sul. No final do século IX a área foi abandonada e os motivos que levaram ao seu colapso ainda são questionados e debatidos pelos pesquisadores. Para Scarborough é muito difícil dizer o que de fato aconteceu. “Minha visão pessoal é que o colapso envolveu diferentes fatores que convergiram de tal modo nessa sociedade altamente bem-sucedida que agiram como uma ‘perfeita tempestade’. Nenhum fator isolado nessa coleção poderia tê-los derrubado tão severamente”, disse o pesquisador à Folha de S. Paulo. Segundo ele, a mudança climática contribuiu para a ruína dessa sociedade, uma vez que eles dependiam muito dos reservatórios que eram preenchidos pela chuva. É provável que a população tenha crescido muito além da capacidade do ambiente, levando em consideração as limitações tecnológicas da civilização. “É importante lembrar que os maias não estão mortos. A população agrícola que permitiu à civilização florescer ainda é muito viva na América Central”, lembra o pesquisador.
Revista Dae. Disponível em: www.revistadae.com.br. Acesso em: 21 jun. 2013 (adaptado).
Os sistemas de água se desenvolveram, ao longo da história da Humanidade, com base nos recursos e nos conhecimentos de cada época e região. A reportagem apresenta um recorte sobre esse desenvolvimento e, de acordo com o texto,
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Após realizar a atividade 07, tente imaginar um mundo sem cor, feito apenas de sombras, sempre em branco, preto e cinza. Seria como viver dentro de um filme em preto e branco. Com certeza você já brincou com outras cores ao fazer uma pintura. Você sabia que para obter uma paleta completa são necessárias apenas três cores básicas? O amarelo, o vermelho e o azul são as cores fundamentais para você pintar. O preto é uma cor ótima para realizar contrastes, valorizando assim as outras cores por meio de contornos. Experimente criar uma composição com essas cores utilizando sua digital como carimbo.