Observe as imagens do século XIX.
As cenas acima apontam para a seguinte alteração ocorrida nas relações trabalhistas no Brasil, ao longo do século XIX:
Questões relacionadas
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(UECE) Dentre as afirmações a seguir, assinale aquela que está INCORRETA no que diz respeito à Confederação do Equador (1824).
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UESB)
Experiências realizadas com água, H2O (l), álcool etílico e glicerina, representados, respectivamente, pelas fórmulas condensadas H3CCH2OH (l) e H2C(OH)CH(OH)CH2OH (l), mostram que, durante a passagem do estado líquido para o gasoso, a temperatura permanece constante, de acordo com as curvas de aquecimento representadas no gráfico.
Considerando-se a análise dessas informações e os modelos de ligações químicas, é correto afirmar: - Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Durante muito tempo acreditou-se que a cafeína seria a droga psicoativa mais consumida no mundo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cafeína não está presente apenas no café, mas sim em uma gama de outros produtos, por exemplo, no cacau, no chá, no pó de guaraná, entre outros. Sobre a cafeína, cuja fórmula estrutural está apresentada abaixo, são feitas as seguintes afirmações.
I. Apresenta em sua estrutura as funções amina e cetona.
II. Apresenta propriedades alcalinas devido à presença de sítios básicos de Lewis.
III. Todos os átomos de carbono presentes nos anéis estão hibridizados na forma sp².
IV. Sua fórmula molecular é C8H9N4O2.
São VERDADEIRAS:
- História | Geral
(UFSM)
O mapa acima indica os diversos caminhos do povo hebreu na Antiguidade, destacando a migração de Ur para a Palestina (por volta de 1900 a.C.), a ida ao Egito (1700 a.C.), o Êxodo (1200 a.C.), a deportação para a Babilônia e o regresso à Palestina (século VI a.C.). A partir desses dados, pode-se inferir:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
Leia os textos I e II e resolva a questão.
TEXTO I
TEXTO II
SENADO APROVA “TOLERÂNCIA ZERO” AO ÁLCOOL NO VOLANTE
Dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de álcool ou outra substância psicoativa no sangue poderá ser considerado crime. A comprovação do estado de embriaguez do motorista também poderá ser feita por outros meios, além do uso do bafômetro, como ocorre hoje. Essas medidas constam do PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 48 de 2011, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), aprovado em decisão terminativa – aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado.
De acordo com a proposta, a caracterização do crime poderá ser obtida por meio de testes de alcoolemia (nível de álcool no sangue), exames clínicos, perícia ou outras formas que permitam certificar, técnica e cientificamente, se o condutor está ou não sóbrio. O uso de prova testemunhal, de imagens e vídeos também será admitido para comprovação de um eventual estado de embriaguez.
[...]
Senado Aprova “Tolerância Zero” ao Álcool no Volantes. 10 de nov. de 2011. Disponível em: http://blogdafolha.blogspot.com.br/2011/11/senado-aprova-zero-ao-alcool-no-volante.html Acesso em: 12 de abr. de 2012.
No texto I, a propaganda, pode-se perceber que a imagem da mão aberta transmite a ideia de