Todas as afirmativas abaixo se relacionam com a sociedade egípcia. Leia cada uma delas atentamente e analise-as com base no que você aprendeu sobre o assunto.
I. No mês de julho, quando o Nilo enchia, os moradores organizavam um festival em homenagem ao rio.
II. O primeiro faraó foi Menés. Ele não era considerado um representante dos deuses.
III. Os egípcios acreditavam que o faraó era capaz de controlar as cheias anuais do Nilo.
São verdadeiras as afirmativas
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.01 Crescimento Populacional
Analise a imagem que retrata um fenômeno relacionado ao crescimento populacional.
Disponível em: http://dialogospoliticos.wordpress.com/2011/01/10/populacao-mundial-ja-somos-7-bilhoes-o-planeta-vai-conseguir-sustentar/. Acesso em 30. Out. 2012
- Identifique o fenômeno retratado na imagem.
- Explique este fenômeno.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Texto base: Leia o texto. Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo O Congresso Nacional tem a oportunidade de promover a Segunda Abolição da Escravidão no Brasil. Para isso, é necessário confiscar a terra dos que utilizam trabalho escravo. A expropriação das terras onde for flagrada mão de obra escrava é medida justa e necessária e um dos principais meios para eliminar a impunidade. A Constituição do Brasil afirma que toda propriedade rural deve cumprir função social. Portanto, não pode ser utilizada como instrumento de opressão ou submissão de qualquer pessoa. Porém, o que se vê pelo país, principalmente nas regiões de fronteira agrícola, são casos de fazendeiros que, em suas terras, reduzem trabalhadores à condição de escravos - crime previsto no artigo 149 do Código Penal. Desde 1995, mais de 31 mil pessoas foram libertadas dessas condições pelo governo federal. Privação de liberdade e usurpação da dignidade caracterizam a escravidão contemporânea. O escravagista é aquele que rouba a dignidade e a liberdade de pessoas. Escravidão é violação dos direitos humanos e deve ser tratada como tal. Se um proprietário de terra a utiliza como instrumento de opressão, deve perdê-la, sem direito a indenização. Por isso, nós, abaixo-assinados, exigimos a aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, que prevê o confisco de terras onde trabalho escravo foi encontrado e as destina à reforma agrária. A proposta passou pelo Senado Federal, em 2003, e foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados em 2004. Desde então, está parada, aguardando votação. É hora de abolir de vez essa vergonha. Neste ano em que a Lei Áurea faz 120 anos, os senhores congressistas podem tornar-se parte da história, garantindo dignidade ao trabalhador brasileiro. Pela aprovação imediata da PEC 438/2001! Até o momento: 125.223 pessoas aderiram ao Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo em sua versão em papel, que está circulando em todo o país. Outros 55.525 assinaram pela internet. Total até agora: 180.748 assinaturas coletadas Assine agora:
Nome completo:
RG/Órgão emissor:
E-mail:
Cidade:
UF:
País:
Disponível em: <http://www.trabalhoescravo.org.br/abaixo-assinado/>. Acesso em: 08 maio 2015.
Enunciado:
O abaixo-assinado é um texto produzido quando há a necessidade da união de pessoas em torno de um interesse comum.
Levando em conta a situação enunciativa que envolve esse tipo de texto, explique por que há a necessidade de se exigirem outros dados além da simples assinatura de quem adere ao abaixo-assinado.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O quadro apresenta dados sobre viagens distintas, realizadas com o mesmo veículo, por diferentes motoristas. Em cada viagem, o veículo foi abastecido com combustível de um preço diferente e trafegou com uma velocidade média distinta.
Sabe-se que esse veículo tem um rendimento de 15 km por litro de combustível se trafegar com velocidade média abaixo de 75 km/h. Já se trafegar com velocidade média entre 75 km/h e 80 km/h, o rendimento será de 16 km por litro de combustível. Trafegando com velocidade média entre 81 km/h e 85 km/h, o rendimento será de 12 km por litro de combustível e, acima dessa velocidade média, o rendimento cairá para 10 km por litro de combustível.
A motorista que realizou a viagem que teve o menor custo com combustível foi o de número:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso advoga que o Brasil vive um "momento de anomia". Segundo FHC, ‘’Há falta de sentido de organização e autoridade. Em toda a parte”. Questionado sobre o que faria se estivesse no lugar do presidente Michel Temer, o ex-presidente afirma que "a essa altura, estaria considerando o futuro do Brasil e pensando bem: será que eu tenho condições de governar?". Na sequência, foi perguntado quanto tempo levaria para fazer essa reflexão. "Não muito. As coisas vão variar com muita velocidade, vão se mover com muita rapidez, eu acho. Sem julgar, mas em termos das condições do Brasil, estamos passando por um momento de... Vou falar em sociologuês, mas é simples... De anomia."
Considerando a fala de Fernando Henrique Cardoso, podemos inferir que a anomia, conceito de sociólogo Émile Durkheim
- Literatura
(ENEM 2009 2º APLICAÇÃO)
Texto 1
José de Anchieta fazia parte da Companhia de Jesus, veio ao Brasil aos 19 anos para catequizar a população das primeiras cidades brasileiras e, como instrumento de trabalho, escreveu manuais, poemas e peças teatrais.
Texto 2
Todo o Brasil é um jardim em frescura e bosque e não se vê em todo ano árvore nem erva seca. Os arvoredos se vão às nuvens de admirável altura e grossura e variedade de espécies. Muitos dão bons frutos e o que lhes dá graça é que há neles muitos passarinhos de grande formosura e variedades e em seu canto não dão vantagem aos rouxinóis, pintassilgos, colorinos e canários de Portugal e fazem uma harmonia quando um homem vai por este caminho, que é para louvar o Senhor, e os bosques são tão frescos que os lindos e artificiais de Portugal ficam muito abaixo.
ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões do Padre Joseph de Anchieta. Rio de Janeiro: S.J., 1933, 430-31 p.
A leitura dos textos revela a preocupação de Anchieta com a exaltação da religiosidade. No texto 2, o autor exalta, ainda, a beleza natural do Brasil por meio