Todas as afirmativas abaixo se relacionam com a sociedade egípcia. Leia cada uma delas atentamente e analise-as com base no que você aprendeu sobre o assunto.
I. No mês de julho, quando o Nilo enchia, os moradores organizavam um festival em homenagem ao rio.
II. O primeiro faraó foi Menés. Ele não era considerado um representante dos deuses.
III. Os egípcios acreditavam que o faraó era capaz de controlar as cheias anuais do Nilo.
São verdadeiras as afirmativas
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Na primeira República, uma grande parcela da população brasileira vivia na mais extrema miséria, ou seja, convivia com os baixos salários, sem terras, devido à concentração fundiária, e explorada pelos coronéis. Uma forma de reação era a organização da população por meio de movimentos sociais, tendo alguns caráter messiânico, e outros sendo caracterizados como banditismo social. Os movimentos messiânicos misturavam misticismo, revolta e política.
Entre os fatos importantes que marcaram os movimentos messiânicos, inclui-se
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(ENEM 2017 2º APLICAÇÃO)
– Recusei a mão de minha filha, porque o senhor é...filho de uma escrava.
– Eu ?
– O senhor é um homem de cor!... Infelizmente esta é a verdade...
Raimundo tornou-se lívido. Manoel prosseguiu,no fim de um silêncio:
– Já vê o amigo que não é por mim que lhe recusei Ana Rosa, mas é por tudo! A família de minha mulher sempre foi muito escrupulosa a esse respeito, e como ela é toda a sociedade do Maranhão! Concordo que seja uma asneira; concordo que seja um prejuízo tolo! O senhor porém não imagina o que é por cá a prevenção contra os mulatos!... Nunca me perdoariam um tal casamento; além do que, para realizá-lo, teria que quebrar a promessa que fiz a minha sogra, de não dar a neta senão a um branco de lei, português ou descendente direto de portugueses!
AZEVEDO, A. O mulato. São Paulo: Escala, 2008.
Influenciada pelo ideário cienticifista do Naturalismo, a obra destaca o modo como o mulato era visto pela sociedade de fins do século XIX. Nesse trecho, Manoel traduz uma concepção em que a:
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UNICAMP) Engenheiros, naturalistas, matemáticos e artistas, sob o mecenato de Nassau, investigaram a natureza e transformaram a paisagem nordestina. Recife tornou-se uma das cidades mais importantes da América, com modernas pontes e prédios. Além do incentivo à arte, o governo [de Nassau] promulgou leis que eram iguais para todos, impedindo injustiças contra os antigos habitantes.
RAMINELLI, Ronald. “Invasões Holandesas”, In: VAINFAS, Ronaldo (dir.). Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 315.
As transformações durante o governo de Maurício de Nassau (1637-1645), em Pernambuco, são exemplos de um contexto em que
- Literatura | 5.2 Modernismo
Ode ao Burguês
Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!
Disponível em https://www.culturagenial.com/poemas-de-mario-de-andrade/
No poema Ode ao Burguês, um dos principais recursos semânticos e lexicais do texto consiste na/no
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(UEL) O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) elabora anualmente o Relatório Mundial sobre Drogas, que inclui informações sobre produção, consumo e tráfico. O relatório da UNODC, em 2014, exibe o gráfico a seguir, que apresenta o percentual da população estadunidense que utilizou determinada droga, no ano apontado.
Com base no gráfico e supondo que Cannabis, opioides e cocaína são também drogas ilícitas e que a população dos Estados Unidos cresceu em 10 milhões de pessoas de 2007 a 2012, assinale a alternativa correta.