Analise a imagem que retrata um fenômeno relacionado ao crescimento populacional.
Disponível em: http://dialogospoliticos.wordpress.com/2011/01/10/populacao-mundial-ja-somos-7-bilhoes-o-planeta-vai-conseguir-sustentar/. Acesso em 30. Out. 2012
- Identifique o fenômeno retratado na imagem.
- Explique este fenômeno.
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
Celebrated as a sculptor, painter and draughtsman, Giacometti's distinctive elongated figures are some of the most instantly recognizable works of modern art. This exhibition reasserts Giacometti's place alongside the likes of Matisse, Picasso and Degas as one of the great painter-sculptors of the twentieth century. Through unparalleled access to the extraordinary collection and archive of the Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris, Tate Modern's ambitious and wide-ranging exhibition brings together over 250 works. It includes rarely seen plasters and drawings which have never been exhibited before and showcases the full evolution of Giacometti's career across five decades, from early works such as Head of a Woman (Flora Mayo), 1926, to iconic bronze sculptures such as Walking Man I, 1960.
TATE Modern presents the UK's first major retrospective of Alberto Giacometti for 20 years.
O texto apresentado traz a descrição de uma exposição que ocorreu em um museu. Por meio dele, é possível dizer que o público que compareceu ao evento
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
Alice não se recorda da senha que definiu no computador. Sabe apenas que é constituída por quatro letras seguidas, com pelo menos uma consoante.
Se considerarmos o alfabeto como constituído por 23 letras, bem como que não há diferença para o uso de maiúsculas e minúsculas, quantos códigos dessa forma é possível compor?
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
A função f(x) que representa o gráfico a seguir, onde k é uma constante não nula, é dada por:
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Texto I
Logo depois transferiram para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações...
AMADO, J. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento).
Texto II
À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali os bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado.
TREVISAN, D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009 (fragmento).
Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos:
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
Empédocles estabelece quatro elementos corporais — fogo, ar, água e terra —, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante mistura e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais aqueles são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio.
SIMPLÍCIO. Física, 25, 21. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque