Leia trechos de uma reportagem para responder à questão. Disponível em: <http://www.superinteressante.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013.
Explique a importância dessa mescla de linguagem para a compreensão do texto.
Questões relacionadas
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UESC) Na indústria siderúrgica, o ferro metálico é obtido nos altos fornos a partir de minerais, a exemplo da hematita, Fe2O3(s), de acordo com o sistema em equilíbrio representado pela equação química
Uma análise dessas informações permite afirmar:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2017 2ªAPLICAÇÃO) Um funcionário da Secretaria de Meio Ambiente de um município resolve apresentar ao prefeito um plano de priorização para a limpeza das lagoas da cidade. Para a execução desse plano, o prefeito decide voltar suas ações, primeiramente, para aquela lagoa que tiver o mair coeficiente de impacto, o qual é definido como o produto entre o nível de contaminação médio por mercúrio em peixes e o tamanho da população ribeirinha. O quadro mostra as lagoas do município e suas correspondentes informações.
A primeira lagoa que sofrerá a intervenção planejada será a
- Química | 2.6 Eletroquímica
Grupos de pesquisa em todo o mundo vêm buscando soluções inovadoras, visando à produção de dispositivos para a geração de energia elétrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxigênio atmosférico e o metal zinco em um eletrólito aquoso de caráter alcalino. O esquema de funcionamento da bateria zinco-ar está apresentado na figura.
No funcionamento da bateria, a espécie química formada no ânodo é:
- Matemática | 1.08 Potenciação
(COLÉGIO NAVAL) Sejam as operações ... e # definidas no conjunto dos inteiros positivos, tais que x ... y = 2x + y e x # y = x² + xy – 1. Determine o sucessor do número resultante da expressão [(1#3)1#2...[(1#2)#(2#1)].
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Malhas de texturas, cores e estampas diferentes
- Fitas finas coloridas
- Linhas grossas coloridas
- Espumas
- Tesoura
Desenvolvimento:
1 – A proposta é levar as crianças a pensar em dobraduras a partir de um material maleável, no caso, um tecido ou uma espuma. “Dobrar aqui” pode significar amassar, torcer, enrolar ou todos os movimentos que possibilitem a experiência da tridimensionalidade.
2 – Pedir aos alunos para trazerem, na próxima aula, os materiais acima.
]
3 – Apresentar aos alunos o conceito de escultura: um desenho que, além da altura e do comprimento, possui também a proximidade com as obras de Ligia Clarck nas páginas 50 e 51 do livro.
3 – Reunir as crianças em duplas.
4 – Sugerir que criem formas a partir dos materiais que têm em mãos usando das fitas coloridas e das linhas para fixá-las.
5 – Veja alguns exemplos na obra do artista Ernesto Neto.
Referências:
Imagens de Ernesto Neto:
Biografia do artista:
http://obviousmag.org/archives/2009/02/ernesto_neto.html
Observações:
1 – Acredito que a obra de Ernesto Neto deixe as crianças mais à vontade para realizar diferentes experiências com formas e amarrações.
2 – As espumas podem ser colocadas ou não dentro do tecido.