Com relação à produção dos frutos pelas angiospermas, considere as afirmativas a seguir.
I. O pimentão e o milho são chamados de frutos indeiscentes, uma vez que não se abrem.
II. O caju é um pseudofruto derivado do pedúnculo da flor e não do ovário da flor.
III. A amora é um exemplo de infrutescência, ou seja, é um conjunto de frutos derivados de inflorescência.
IV. Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do grão de pólen.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
Questões relacionadas
- Física
Um fluido A, de massa específica mA, é colocado em um tubo curvo aberto, onde já existe um fluido B, de massa específica mB. Os fluidos não se misturam e, quando em equilíbrio, B preenche uma parte de altura h do tubo. Neste caso, o desnível entre as superfícies dos fluidos, que se encontram à pressão atmosférica, é de 0,25 h. A figura ilustra a situação descrita.
Considerando que as interações entre os fluidos e o tubo sejam desprezíveis, pode-se afirmar que a razão mB /mA é:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(EBMSP) Pesquisas demonstram que o estudo da biologia molecular ou celular utiliza-se de conceitos e de modelos teóricos e experimentais desenvolvidos pela Química. Pode-se analisar, por exemplo, por que íons de elementos químicos de um mesmo grupo periódico, como o Na+ e o K+ apresentam diferentes funções biológicas, e quais propriedades diferenciam íons Ca2+ encontrados nos fluídos corpóreos, dos íons Mg2+ que se concentram dentro das células dos animais.
Considerando-se essas informações, a estrutura atômica e as propriedades dos elementos químicos, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2009 1ª APLICAÇÃO)
A partida
1 Acordei pela madrugada. A princípio com
tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente
dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução,
4 acendi um fósforo: passava das três. Restava-me,
portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria
às cinco. Veio-me então o desejo de não passar mais
7 nem uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada,
deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e de
amor.
10 Com receio de fazer barulho, dirigi-me à
cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e,
voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos,
13 sentei-me um instante à beira da cama. Minha avó
continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela?
Ora, algumas palavras... Que me custava acordá-la,
16 dizer-lhe adeus?
LINS, O. A partida. Melhores contos. Seleção e prefácio de Sandra Nitrini. São Paulo: Global, 2003.
No texto, o personagem narrador, na iminência da partida, descreve a sua hesitação em separar-se da avó. Esse sentimento contraditório fica claramente expresso no trecho:
- Química | 3.7 Polímeros
Duas matérias-primas encontradas em grande quantidade no Rio Grande do Sul, a quitosana, um biopolímero preparado a partir da carapaça do camarão, e o poliol, obtido do óleo do grão da soja, são os principais componentes de um novo material para incorporação de partículas ou princípios ativos utilizados no preparo de vários produtos. Este material apresenta viscosidade semelhante às substâncias utilizadas atualmente em vários produtos farmacêuticos e cosméticos, e fabricadas a partir de polímeros petroquímicos, com a vantagem de ser biocompatível e biodegradável. A fórmula estrutural da quitosana está apresentada em seguida.
Com relação às características do material descrito, pode-se afirmar que:
- Biologia | 12.6 Populações
(Inta)
O gráfico ilustra um modelo de diversidade de espécies e milhas hipotéticas. O número de espécies S (S1, S2, S3, S4) na ilha aumenta à medida que novas espécies imigram e diminui quando as espécies já presentes se extinguem.A curva IN representa a variação da imigração para ilhas próximas e a curva IF, a variação da imigração para ilhas distantes, enquanto a curva ES representa a variação da extinção em ilhas pequenas e a curva EL, a variação da extinção em ilhas grandes. Quando as taxas de imigração (I) e de extinção (E) são iguais (onde as curvas se cruzam), o número de espécies está no equilíbrio S.Com base nas informações do texto, no gráfico e no conhecimento pertinente sobre o tema, pode-se afirmar: