Leia o texto.
Mico!
Quase caí da cadeira
Enviado em 14/10/2014 por A.S., Cornélio Procópio - PR. "Eu e mais dois amigos estávamos comendo lanche de boa quando um moço de um site da região chegou para tirar foto. Eu não queria, então fui me afastar, mas como a cadeira de lá era de plástico as pernas de trás dobraram, eu quase caí e dei um grito muito alto! Todo mundo ficou olhando pra mim, até o moço que ia tirar a foto deu risada!" Disponível em: <http://capricho.abril.com.br/que-mico/quase-cai-cadeira-805894.shtml>. Acesso em: 14 mar. 2014
No primeiro período do texto escrito por um (a) leitor (a) de uma revista, foi usada a expressão “de boa”, considerada gíria – um vocabulário próprio da fala. Objetivando deixar o texto mais formal, reescreva o primeiro período substituindo a expressão por um adjunto adverbial de modo, sem alterar o sentido do texto.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Las cuestiones 02, 03, 04 y 05 se refieren al texto: Flamenco para niños
Flamenco Para Niños (2008) [España]
Primer recopilatorio de Flamenco para niños, ideal para introducir a los más pequeños de la casa en este estilo musical, artistas de la talla de Paco de Lucía, Camarón de la Isla, Tomatito o Pitingo, entre otros, están incluidos en este disco.
Tracklisting
01 (6:01) Paco de Lucía - Entre Dos Aguas
02 (3:35) Juán Peña - Bulerías De Antonio Pozo
03 (4:59) Camarón de la Isla - Nana Del Caballo Grande
04 (5:57) Carmen Linares - Cambiaste De Parecer
05 (4:35) Tomatito - Pa La Pimpi
06 (2:17) Camarón de la Isla - Rosa María
07 (2:16) Bambino - Bambino Piccolino
08 (3:23) Paco de Lucía - Guajiras De Lucía
09 (3:54) Camarón de la Isla - Vámonos Pa Casa
10 (4:05) Pitingo - Familia Habichuela
11 (3:03) Álvaro de la Isla - Dale Con El ''E''
12 (2:53) La Perla de Cádiz - Bulerías De Manuela
13 (3:39) Manolo Sanlúcar - Puerta Del Príncipe
Disponible en:http://mpmv2.foroactivo.net/t991-flamenco-para-ninos-2008-espana Acceso en 17 ene. 2012.
El tema principal del texto es:
- Física | 2.6 Hidrostática
(UEFS) Considere um reservatório fechado de água com capacidade de 1,5. 105 litros e com área da base de 25,0 m². Admitindo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10,0 m/s² e a densidade da água, 1,0 g/cm³, a intensidade da força que atua no fundo do reservatório, quando estiver completamente cheio de água, será igual, em 106N, a
- Biologia | 02. Origem da Vida
O QUE É A VIDA?
João Miguel de Oliveira, 6 anos, carioca, fez essa complexa pergunta para a série “Perguntas de criança, respostas da ciência”. Abaixo, dois cientistas de áreas diferentes foram convidados para (tentar) responder à questão.
A vida é a ordem em meio à desordem, por Hugo Aguilaniu, biólogo geneticista
Na condição de geneticista que pesquisa o envelhecimento, devo dizer que a definição mais estrita de vida
[5] não é, de fato, tão simples. A primeira ideia que vem à mente é que um ser vivo deve ser capaz de se mover
– seja em nível macroscópico ou apenas molecular. O movimento molecular, porém, não é específico dos
seres vivos, pois basta pôr duas moléculas reativas em presença uma da outra para dar início aos fluxos
químicos, aos movimentos. Mover-se é, portanto, uma condição necessária, mas não suficiente.
Outra característica da vida é a capacidade de se perpetuar. Os seres vivos são, em sua maioria, mortais,
[10] mas podem perpetuar a vida por meio da reprodução, quando então o código genético com todas as
informações é fielmente replicado. Não é impossível, porém, que alguns organismos se perpetuem sem se
reproduzir, por meio de uma eficiente regeneração. De todo modo, é sempre necessário perpetuar e/ou
reproduzir nossa informação genética.
A replicação do código genético implica a capacidade de os seres vivos se manterem em ordem. Estar
[15] vivo é precisamente manter certa organização molecular dentro de si. Essa manutenção da ordem é muito
cara em termos energéticos: enquanto há vida, ela não pode parar. São o metabolismo e a ingestão de
moléculas que carregam certa quantidade de energia química que impulsionam esse processo.
Os seres vivos, portanto, consomem energia ao seu redor para se manterem em ordem. De acordo com a
segunda lei da termodinâmica, sabemos que a ordem mantida nos indivíduos vivos só é possível ao preço
[20] da criação de uma desordem. E essa, por sua vez, é ainda maior que a ordem – tanto que a entropia, a
desordem do universo, cresce inexoravelmente.
A vida é uma obra de Gaia, por Adriana Alves, geóloga
Para um geólogo, a vida envolve os processos compreendidos entre o nascimento e a morte. Entretanto,
ao contrário dos biólogos, nós não nos referimos necessariamente apenas a animais, plantas e bactérias
[25] como seres vivos. Planetas, estrelas e até vulcões fazem parte desse grupo. Uma estrela, por exemplo, como
o Sol, vive para queimar combustível e fornecer luz e calor no processo; um planeta vive para diminuir
a temperatura de seu interior até que sua dinâmica interna se paralise. Nós, seres viventes clássicos da
biologia, nos originamos da combinação quase milagrosa e acidental de carbono, oxigênio, nitrogênio
e hidrogênio… E foi o surgimento dos seres fotossintetizantes que nos propiciou a atmosfera rica em
[30] oxigênio da qual boa parte dos seres que conhecemos necessitam para seguir vivendo.
Não fosse o pulsante dinamismo da Terra, os continentes não existiriam e o planeta ainda seria uma bola de
lava. Sem essa dinâmica tampouco haveria deriva continental, nem as placas tectônicas se encontrariam.
Esse “não encontro” impossibilitaria a migração dos hominídeos, que existiriam isolados em algum ponto
remoto da África.
[35] Como uma mãe (Pacha Mama ou Gaia), a Terra nos fornece tudo de que precisamos para a vida biológica
desde o surgimento da nossa (e de qualquer) espécie. Seja por influenciar a distribuição dos nutrientes
do subsolo e a ocupação do território por caçadores coletores, seja por definir a distribuição de metais
preciosos usados nos chips do computador em que ora escrevo, a vida humana e de todos os demais seres
só se tornou viável por conta da dinâmica peculiar e caprichosa de Gaia.
Adaptado de cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 21/10/2021.
Não fosse o pulsante dinamismo da Terra, os continentes não existiriam e o planeta ainda seria uma bola de lava. Sem essa dinâmica tampouco haveria deriva continental, nem as placas tectônicas se encontrariam. (l. 31-32)
Os mapas de pontos a seguir representam padrões de distribuição de diferentes fenômenos.
O mapa que representa de forma mais aproximada a localização das áreas de encontros mencionadas no texto é:
- História | 3.2 Era Vargas
(UNESP) Em março de 1988, o modelo sindical levado por Lindolfo Collor para o Ministério do Trabalho completou 57 anos de idade. Em todos estes anos foi olhado com suspeita pelos empresários e com bastante desconfiança pelos grupos socialistas, comunistas e pela esquerda em geral. Atribuía-se sua criação, na década de 30, à influência das doutrinas autoritárias e fascistas então na moda.
(Letícia Bicalho Canêdo. A classe operária vai ao sindicato, 1988.)
Entre as características do modelo citado no texto, sobressaíam:
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Os organismos que se caracterizam simultaneamente por ausência de pigmento fotossintetizante, presença de paredes celulares com quitina e reprodução por esporos são: