Compare the situations.
1. Destroying / preserving (bad)
______________________________________________________________________________________
2. The bus / the plane (uncomfortable)
______________________________________________________________________________________
3. Rap / opera (popular)
______________________________________________________________________________________
4. Using the subway / using the car (cheap)
______________________________________________________________________________________
Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.
MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e da sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.
De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a
- Filosofia - Fundamental | 1. Escolas Helenísticas
Aristóteles morreu no ano 322 a.C. e, entretanto, Atenas tinha perdido a sua hegemonia. Isso se deve em grande parte às profundas transformações políticas resultantes das conquistas de Alexandre Magno (356 – 323 a.C.). Alexandre Magno era rei da Macedônia. Aristóteles também vinha da Macedônia, e durante algum tempo, chegou mesmo a ser professor do jovem Alexandre. [...]. Começa então uma época nova na história da humanidade [...]. Este período, que durou cerca de três séculos, é denominado “Helenismo”.
GAARDER. J. O Mundo de Sofia. 2012. Companhia das Letras. São Paulo. p. 105 (Adaptação).
O Helenismo, conforme é sugerido no texto, caracteriza-se pela
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(UESPI) O funcionamento dos organismos vivos depende de enzimas, as quais são essenciais às reações metabólicas celulares. Essas moléculas:
- Física
Colisão elasticamente com uma barra vertical
Uma partícula de massa e velocidade horizontal Vi colide elasticamente com uma barra vertical de massa M que pode girar livremente, no plano da página, em torno de seu ponto de suspensão. A figura (i) abaixo representa a situação antes da colisão. Após a colisão, o centro de massa da barra sobe uma altura e a partícula retorna com velocidade Vf de módulo igual a Vi/2 conforme representa a figura (ii) abaixo.
O módulo do impulso recebido pela partícula é:
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, explique aos alunos o significado de: Conceitos: Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço de acordo com o Código de defesa do consumidor.
Art. 2°: Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
Art. 3°: Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
§ 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito.
Disponível em: <http://www.processeaqui.com.br/index.php/codigo-de-defesa-do-consumidor/226-1-conceitos-consumidor-fornecedor-produto-e-servico>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que, utilizando as palavras: Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço, complete o quadro de acordo com as imagens.
Disponível em: <https://static.ilocal.com.br//uploads/title_template_photo/Url/55039/size_241x180_photo.png>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Disponível em: <http://pediutai.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Prestadores-de-Servi%C3%A7o-335x267.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Disponível em: <http://www.acessa.com/negocios/arquivo/noticias/2011/04/30-maes/30-maes.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/cinturao2_470.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com os alunos os dados do quadro.
3.2. Peça aos alunos que marquem, no quadro, com um (X) as frases que correspondem ao modo como eles escolhem seus produtos.
3.3. Peça aos alunos que socializem suas respostas. Faça um breve comentário a respeito das respostas da turma.
A maioria dos produtos consumidos por uma família são escolhidos pelas crianças:
( ) 83% são influenciados pela publicidade.
( ) 72% por produtos associados a personagens famosos.
( ) 42% por influência de amigos.
( ) 38% por produtos que oferecem brindes e jogos.
( ) 35% por embalagens coloridas e atrativas.
Disponível em: <http://portaleliomar.opovo.com.br/wp-content/uploads/2012/06/consumismo-infantil-e1339081530349.jpeg>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]