Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, explique aos alunos o significado de: Conceitos: Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço de acordo com o Código de defesa do consumidor.
Art. 2°: Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
Art. 3°: Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
§ 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito.
Disponível em: <http://www.processeaqui.com.br/index.php/codigo-de-defesa-do-consumidor/226-1-conceitos-consumidor-fornecedor-produto-e-servico>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que, utilizando as palavras: Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço, complete o quadro de acordo com as imagens.
Disponível em: <https://static.ilocal.com.br//uploads/title_template_photo/Url/55039/size_241x180_photo.png>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Disponível em: <http://pediutai.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Prestadores-de-Servi%C3%A7o-335x267.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Disponível em: <http://www.acessa.com/negocios/arquivo/noticias/2011/04/30-maes/30-maes.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/cinturao2_470.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com os alunos os dados do quadro.
3.2. Peça aos alunos que marquem, no quadro, com um (X) as frases que correspondem ao modo como eles escolhem seus produtos.
3.3. Peça aos alunos que socializem suas respostas. Faça um breve comentário a respeito das respostas da turma.
A maioria dos produtos consumidos por uma família são escolhidos pelas crianças:
( ) 83% são influenciados pela publicidade.
( ) 72% por produtos associados a personagens famosos.
( ) 42% por influência de amigos.
( ) 38% por produtos que oferecem brindes e jogos.
( ) 35% por embalagens coloridas e atrativas.
Disponível em: <http://portaleliomar.opovo.com.br/wp-content/uploads/2012/06/consumismo-infantil-e1339081530349.jpeg>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]