Colisão elasticamente com uma barra vertical
Uma partícula de massa e velocidade horizontal Vi colide elasticamente com uma barra vertical de massa M que pode girar livremente, no plano da página, em torno de seu ponto de suspensão. A figura (i) abaixo representa a situação antes da colisão. Após a colisão, o centro de massa da barra sobe uma altura e a partícula retorna com velocidade Vf de módulo igual a Vi/2 conforme representa a figura (ii) abaixo.
O módulo do impulso recebido pela partícula é:
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
(CEFET) Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
ANDRADE, Oswald de. Pau-Brasil. São Paulo: Nova Fronteira, 1992.
O aspecto do modernismo brasileiro destacado no poema refere-se à
- Biologia
Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e consequentemente, sua origem evolutiva. Sendo assim, permitem seu enriquecimento nas categorias taxonômicas. Assinale a opção que NÃO apresenta uma justificativa correta no enquadramento dos Anelídeos como seres mais evoluídos que os Cnidários.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa las frutas que Carla tiene a su disposición en la cocina de su casa. El día hoy está muy caluroso.
Disponible en: <http://www.facebook.com/photo.php?fbid=360638790683941&set=a.206815452732943.50685.206807786067043&type=1&ref=nf >. Acceso el: 21 sep. 2012.
A) ¿Qué frutas aparecen en la foto? Cita por lo menos cuatro.
B) ¿Qué platos Carla puede hacer con estas frutas para un día de calor? Cita por lo menos dos sugerencias.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
DIGA NÃO AO NÃO
Quem disse que alguma coisa é impossível?
Olhe ao redor. O mundo está cheio de coisas que,
segundo os pessimistas, nunca teriam acontecido.
“Impossível.”
“Impraticável.”
“Não”.
E ainda assim, sim
Sim, Santos Dumont foi o primeiro homem a decolar a
bordo de um avião, impulsionado por um motor
aeronáutico.
Sim, Visconde de Mauá, um dos maiores empreendedores
do Brasil, inaugurou a primeira rodovia pavimentada do
país.
Sim, a SXY Brasil também inovou no país.
Abasteceu o primeiro voo comercial brasileiro.
Foi a primeira empresa privada a produzir petróleo na
Bacia de Campos.
Desenvolveu um óleo combustível mais limpo, o OC Plus.
O que é necessário para transformar o não em sim?
Curiosidade. Mente aberta. Vontade de arriscar.
E quando o problema parece insolúvel, quando o desafio é
muito duro, dizer: vamos lá.Soluções de energia para um mundo real.
Jornal da ABI, Órgão Oficial da Associação Brasileira de Imprensa, n.º 336,
dezembro de 2008, p. 4. (adaptado).O autor do texto utiliza, como recurso evidente para a progressão temática,
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto I
Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. ... o português então não é uma língua difícil?
Professora – olha se você parte do princípio... que a língua portuguesa não é só regras gramaticais... não se você se apaixona pela língua que você... já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura. ... obras da/dos meios de comunicação... se você tem acesso a revistas... é... a livros didáticos... a... livros de literatura o mais formal o e/o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.
Texto II
Entrevistadora – Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil?
Professora – Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado).
O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita.
Em comum, esses textos: