Um vitral é uma combinação de vários vidros coloridos muito usado em igrejas e templos para representar imagens e cenas religiosas.
A figura a seguir é uma representação de parte de um vitral:
Qual é a área total ocupada por essa parte do vitral?
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Uma escova de dentes tem seu cabo feito de plástico azul, no qual estão presas cerdas de nylon incolor. As pontas das cerdas parecem azuis quando a escova é iluminada com a luz do dia. O fenômeno ótico responsável principal por essa coloração azul nas pontas das cerdas é denominado:
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(FUVEST 2011 1° FASE) Esta foto ilustra uma das formas do relevo brasileiro, que são as chapadas.
É correto afirmar que essa forma de relevo está
- Matemática | 15.1 Ponto
O gráfico mostra o início da trajetória de um robô que parte do ponto A (2 ; 0), movimentando-se para cima ou para a direita, com velocidade de uma unidade de comprimento por segundo, no plano cartesiano.
O gráfico exemplifica uma trajetória desse robô, durante 6 segundos.
Supondo que esse robô continue essa mesma trajetória, qual será sua coordenada, após 18 segundos de caminhada, contando o tempo a partir do ponto A
- Física | 3.6 Termodinâmica
(PUC-PR) O físico e engenheiro francês Nicolas Léonard Sadi Carnot (1796-1832), em seu trabalho Reflexões sobre a potência motriz do fogo, concluiu que as máquinas térmicas ideais podem atingir um rendimento máximo por meio de uma sequência específica de transformações gasosas que resultam num ciclo – denominado de ciclo de Carnot, conforme ilustra a figura a seguir.
A partir das informações do ciclo de Carnot sobre uma massa de gás, conforme mostrado no gráfico p x V analise as alternativas a seguir.
I. Ao iniciar o ciclo (expansão isotérmica 1 → 2) a variação de energia interna do gás é igual a Qq e o trabalho é positivo.
II. Na segunda etapa do ciclo (expansão adiabática 2 → 3) não há troca de calor, embora o gás sofra um resfriamento, pois ∆U = W.
III. Na compressão adiabática 4 → 1 última etapa do ciclo, o trabalho realizado sobre o gás corresponde à variação de energia interna dessa etapa e há um aquecimento, ou seja, ∆U=+W
IV. O trabalho útil realizado pela máquina térmica no ciclo de Carnot é igual à área A ou, de outro modo, dado por: W = QQ - QF
V. O rendimento da máquina térmica ideal pode atingir até 100% pois o calor QF pode ser nulo – o que não contraria a segunda lei da termodinâmica.
Estão CORRETAS apenas as alternativas:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.2 Sinonímia e Antonímia
O termo Assim, na linha 19 do texto, pode ser substituído, sem alteração de sentido, por