(Enem-adaptada) — O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental [...] Em 1260, Roger Bacon escreveu: “Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem […] bata o ar com asas como um pássaro. Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios”.
BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.
Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as ideias de Roger Bacon
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Pesquise na internet imagens de obras de arte do artista Henri Matisse criadas com a técnica
do recorte e colagem (sugestões de obras: “Nu azul II”, “ A tristeza do rei”, “O caracol”, “A
lagoa”, “O circo”, “Ícaro”, “O tobogã”, “O palhaço”, “A piscina”, “ O cavalo do palhaço”, “Ramo de folhas”).
-Disponível:
https://en.wikipedia.org/wiki/Blue_Nudes
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Sorrows_of_the_King
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Snail
https://pt.wahooart.com/@@/5ZKCQP-Henri-Matisse-O-Circo
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J6-Henri-Matisse-Icaro
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J5-Henri-Matisse-O-Tobog%C3%A3
https://br.pinterest.com/pin/387872586653841808/?lp=true
https://www.milenio.com/cultura/el-homenaje-de-font-a-la-piscina-de-matisse
http://falandodeartenaescola.blogspot.com/2012/11/henri-matisse.html
- Tesouras sem ponta
- Papéis coloridos (cartolinas, papel sulfite, papel cartão, etc)
- Papéis em tamanhos A3 e A4 de várias cores
- Cola
- Pincel
- Giz de cera
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Com antecedência, peça as crianças para fazerem uma pequena pesquisa sobre
Henri Matisse. (neste processo a criança deverá pedir ajuda a um adulto).
- A atividade pode ser realizada na sala ou no pátio.
- O professor vai providenciar várias cópias das imagens sugeridas acima, impressas em
tamanho grande e pendurá-las com barbantes formando móbiles.
- Pendure os móbiles com as obras do artista na altura das crianças e em lugares estratégicos
para que possam andar pelo espaço livremente. Pendure por todo o espaço outros pedaços
de barbantes para colocar as produções das crianças.
- Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem
(papéis, tesouras, pincéis e colas ).
- Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e
colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão.
- Organize cantos acolhedores para as crianças que terminarem primeiro (sugestão: cantos
para desenho, modelagem e brincadeira com blocos de encaixe).
- Leve as crianças até o local que você deixou previamente organizado com móbiles com
imagens das obras de Henri Matisse e materiais de recorte e colagem. Permita que as
crianças andem pelo espaço livremente apreciando as imagens nos móbiles. Pergunte se
lembram ou se já viram alguma das obras que estão penduradas e qual nome do artista que
as produziu. Diga que a atividade de hoje é de recorte e colagem, que elas serão os próprios
artistas e que suas produções ficarão penduradas ali, junto com as obras de Matisse.
- Diga que antes de iniciar a produção você quer saber quais novidades trouxeram sobre vida e
obras do artista (caso tenham feito essa pesquisa em outro momento na escola ou em casa).
- Escute a fala das crianças e acolha as informações dadas por elas, considere que expressam
seus conhecimentos à sua maneira.
- Diga que você também trouxe novidades sobre algumas obras, mas que, para contar, será
necessário que elas descubram onde está a obra que você vai falar. Lance um enigma dando
uma dica sobre a obra, podendo ser em forma de adivinha.
- Faça desse um momento de apreciação lúdico. Deixe as crianças pensarem sobre a resposta
do enigma. Escute as hipóteses e vá dando outras dicas até que uma criança fale o nome ou
identifique a obra que você está se referindo.
- Convide as crianças para se organizarem ao redor do móbile da obra e fale a novidade.
- Possíveis falas e ações do professor neste momento: Com a obra “piscina”, por exemplo: O
que é, o que é? Matisse gostava muito do mar, do azul, de ver os banhistas, mas como não
podia ter um mar em casa então ele criou uma …? Valide o que as crianças sugerem: Piscina!
Esse é o nome da obra e aqui está ela. Matisse criou essa obra quando já estava na cadeira de
rodas e como gostava muito de ver o mar resolveu fazer um mural bem grande para pôr na
sua sala com muitos recortes em formas de banhistas, plantas e animais aquáticos na cor
azul.
- Explique para as crianças que você trouxe alguns materiais parecidos com os que o Matisse
usou para fazer as obras que estão expostas nos móbiles e que agora elas serão os artistas e
farão seus próprios recortes colagens.
- Faça uma breve apresentação dos materiais, se revezando nos pequenos grupos que
começam a se formar.
- Observe como as crianças se organizam e interagem com as tesouras e papéis.
- Oriente quanto alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura.
- Faça alguns combinados de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os
materiais oferecidos na atividade, e recomende que devem usá-la com cuidado e atenção.
- Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas tomem decisões, como as cores e
espessuras dos papéis que preferem recortar e em quais papéis querem fazer suas colagens.
- Acompanhe as produções nos pequenos grupos e seja um coparticipante, fazendo alguns
recortes também. Fique atento em como as crianças manuseiam a tesoura. Em alguns
momentos você pode apontar a ação de alguma criança que esteja segurando o papel e a
tesoura corretamente como referência. Caso haja alguma criança que não se sinta à vontade
em manusear a tesoura, você pode oferecer os recortes feitos por você, para que ela faça a
colagem, ou perguntar se outra criança deseja ceder alguns recortes para o colega ,
incentivando a colaboração mútua.
- Observe se alguma criança apresenta preferência por uma das mãos para fazer o recorte.
- Deixe-a experimentar várias estratégias para manusear o utensílio e respeite se a criança
tiver preferência ou mais conforto em segurar a tesoura com a mão esquerda.
- Potencialize a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas
enquanto produzem e apontando para as imagens, se necessário.
- Fique atento em como as crianças exploram os espaços dos papéis durante as colagens.
Algumas crianças podem colar recortes um sobre o outro, outras podem usar todo o espaço
do papel. Observe que algumas podem brincar, durante a manipulação da cola, explorando
com as mãos e os dedos. Para outras, pode ser um grande desafio retirar os recortes de
papéis que podem ficar grudados nos dedos ou controlar a quantidade de cola a ser usada.
- Oriente quanto aos cuidados de não colocar cola na boca nem usá-la excessivamente. Use
como referência a ação de outra criança que esteja passando a quantidade de cola adequada,
se necessário.
- Valorize e respeite o modo de criação da criança. Conforme elas forem terminando, pendure
suas produções nos barbantes que deixou pendurados entre os móbiles, para que possam
apreciar as obras e a dos colegas.
- Em alguns momentos você pode chamar atenção para a obra de uma criança, comparando
com alguma obra de Matisse. Você pode sugerir as crianças dar um nome para as suas produções.
- Algumas crianças podem demonstrar muito interesse em fazer recortes e colagens. Deixe-as
à vontade para produzir quanto quiserem. Outras podem preferir brincar com os móbiles das
obras de Matisse e as produzidas por elas, enquanto outras se dividem por livre escolha nos
cantos preparados para desenho, pintura e modelagem ou brincando com os blocos de
encaixe. Atenda o interesse de todas e possibilite que continuem a exploração dos materiais
respeitando seus interesses e o tempo de cada criança. Ao se aproximar do tempo estimado,
comece a sinalizar que a atividade está chegando ao fim e comunique as que ainda
envolvidas sobre qual será a próxima atividade, como forma de despertar o interesse no que
está por vir. Avise que em alguns minutos todas precisarão ajudar na organização da sala e
dos materiais. Convide-as a arrumar o ambiente de forma divertida, cantando uma música de
transição conhecida pelas crianças.
- Vai ser uma experiência muito legal e divertida!
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3808/recorte-e-colagem-de-henri-matisse#
HENRI MATISSE E SUAS CORES VIBRANTES
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
A artista brasileira Regina Silveira levou o estudo das sombras às últimas consequências. A artista não se contentou em representar as sombras e quis brincar com elas, criando novas possibilidades e ilusões.
Observando algumas obras delas, vemos como o uso das sombras nas artes é mesmo incrível e ilimitado.
Disponível em: <http://www.apap.art.br/artistas/imagens/m4_u17_28072014-21-59-12_baixa.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <http://omundodasnuvens.files.wordpress.com/2011/04/sam_2815-768.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <https://soubh-imagens.s3.amazonaws.com/media/uploaded_images/eventos/arte-a-primeira-vista-regina-silveira-20140908205116.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <http://i.ytimg.com/vi/1oQmg6LB8W8/maxresdefault.jpg>. Acesso em 30 out. 2014
Vamos brincar com as sombras de alguns objetos?
Colete imagens de revistas de objetos interessantes. Faça algumas experiências de simulação desenhando em um papel rascunho e, quando achar que está bom, organize a composição utilizando o papel preto para fazer as sombras e o papel branco de suporte.
Façam uma exposição dos trabalhos e conversem sobre a experiência.
- História | 6.14 Guerra Fria
Logo após a Segunda Guerra Mundial, os EUA surgiram como maior potência do planeta, e a URSS, como sua rival. A disputa política, diplomática e militar entre ambos, chamada de Guerra Fria, impulsionou o desenvolvimento científico e tecnológico de maneira jamais vista. Rapidamente, essa corrida generalizou-se para outras áreas, inclusive na exploração do espaço.
MELO, Cristiano Fiorillo de; WINTER, Othon Cabo. A Era Espacial. São Paulo: UNESP.
No contexto citado, a corrida espacial teve como principal consequência política a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
“As bombas inteligentes” e o amanhecer em Bagdá
Amanhecia em Bagdá. Sobre a velha cidade começaram a cair as “bombas inteligentes”, prodígios tecnológicos da civilização ocidental e cristã. Amanhecia em Bagdá. Azulada luz de crepúsculo matinal já permitia avistar-se o traço sinuoso do lerdo rio Tigre, suas águas começaram a refletir o fogo das explosões. Amanhecia em Bagdá.
JORNAL DA CIDADE. Aracaju, 23 mar. 2003. Caderno de variedades.
A passagem acima pertence ao gênero
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir.
O pagamento de reparações onerosas impostas aos perdedores após a Primeira Guerra Mundial, durante um período inflacionário em toda a Europa na década de 1920 – outro resultado direto dos efeitos materiais de uma guerra catastrófica – causou uma hiperinflação da moeda alemã, o Reichsmark, por volta de 1923. Aquele período de hiperinflação combinado com os efeitos da Grande Depressão (iniciada em 1929) abalou seriamente a estabilidade da economia da Alemanha, acabando com as economias pessoais da classe média e gerando desemprego em massa.
Enciclopédia do Museu do Holocausto dos EUA. A Primeira Guerra Mundial: consequências.
Disponível em: http://bit.ly/2ChYdk7. Acesso em: 17 dez. 2018.
A partir da análise do texto, percebe-se que a situação retratada diz respeito às: