Explicaê

01

MATERIAL

- Pesquise na internet imagens de obras de arte do artista Henri Matisse criadas com a técnica   

  do recorte e colagem (sugestões de obras: “Nu azul II”, “ A tristeza do rei”, “O caracol”, “A

  lagoa”, “O circo”, “Ícaro”,  “O tobogã”, “O  palhaço”, “A piscina”, “ O cavalo do palhaço”, “Ramo de folhas”).

-Disponível:

  https://en.wikipedia.org/wiki/Blue_Nudes   

  https://en.wikipedia.org/wiki/The_Sorrows_of_the_King

  https://en.wikipedia.org/wiki/The_Snail

  https://ideiasprainovar.wordpress.com/2012/04/27/lideranca-e-inovacao-o-novo-papel-do- lider-em-contextos-de-redes/060921_matisse_lagoa/

  https://pt.wahooart.com/@@/5ZKCQP-Henri-Matisse-O-Circo

  https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J6-Henri-Matisse-Icaro

  https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J5-Henri-Matisse-O-Tobog%C3%A3

  https://br.pinterest.com/pin/387872586653841808/?lp=true

  https://www.milenio.com/cultura/el-homenaje-de-font-a-la-piscina-de-matisse

  http://falandodeartenaescola.blogspot.com/2012/11/henri-matisse.html

- Tesouras sem ponta

- Papéis coloridos (cartolinas, papel sulfite, papel cartão, etc)

- Papéis em tamanhos A3 e A4 de várias cores

- Cola

- Pincel

- Giz de cera

- Lápis de cor

 

    PROCEDIMENTOS

- Com antecedência, peça as crianças para fazerem uma pequena pesquisa sobre 

  Henri Matisse. (neste processo a criança deverá pedir ajuda a um adulto).

- A atividade pode ser realizada na sala ou no pátio.

- O professor vai providenciar  várias cópias  das imagens sugeridas acima, impressas em  

  tamanho grande e pendurá-las com barbantes formando móbiles.

- Pendure os móbiles com as obras do artista na altura das crianças e em lugares estratégicos  

  para que possam andar pelo espaço livremente. Pendure por todo o espaço outros pedaços

  de barbantes para colocar as produções das crianças.

- Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem  

  (papéis, tesouras, pincéis e colas ).

-  Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e

    colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão.

-  Organize cantos acolhedores para as crianças que terminarem primeiro (sugestão: cantos

    para desenho, modelagem e brincadeira com blocos de encaixe).

- Leve as crianças até o local que você deixou previamente organizado com móbiles com

  imagens das obras de Henri Matisse e materiais de recorte e colagem. Permita que as

  crianças andem pelo espaço livremente apreciando as imagens nos móbiles. Pergunte se

  lembram ou se já viram alguma das obras que estão penduradas e qual nome do artista que

  as produziu. Diga que a atividade de hoje é de recorte e colagem, que elas serão os próprios

  artistas e que suas produções ficarão penduradas ali, junto com as obras de Matisse.

- Diga que antes de iniciar a produção você quer saber quais novidades trouxeram sobre vida e   

  obras do artista (caso tenham feito essa pesquisa em outro momento na escola ou em casa).

  - Escute a fala das crianças e acolha as informações dadas por elas, considere que expressam

  seus conhecimentos à sua maneira.

- Diga que você também trouxe novidades sobre algumas obras, mas que, para contar, será    

  necessário que elas descubram onde está a obra que você vai falar. Lance um enigma dando

  uma dica sobre a obra, podendo ser em forma de adivinha.

- Faça desse um momento de apreciação lúdico. Deixe as crianças pensarem sobre a resposta

  do enigma. Escute as hipóteses e vá dando outras dicas até que uma criança fale o nome ou

  identifique a obra que você está se referindo.

- Convide as crianças para se organizarem ao redor do móbile da obra e fale a novidade.

- Possíveis falas e ações do professor neste momento: Com a obra “piscina”, por exemplo: O

  que é, o que é? Matisse gostava muito do mar, do azul, de ver os banhistas, mas como não

  podia ter um mar em casa então ele criou uma …? Valide o que as crianças sugerem: Piscina!

  Esse é o nome da obra e aqui está ela. Matisse criou essa obra quando já estava na cadeira de

  rodas e como gostava muito de ver o mar resolveu fazer um mural bem grande para pôr na

  sua sala com muitos recortes em formas de banhistas, plantas e animais aquáticos na cor  

  azul.

- Explique  para as crianças que você trouxe alguns materiais parecidos com os que o Matisse

  usou para fazer as obras que estão expostas nos móbiles e que agora elas serão os artistas e

  farão seus próprios recortes colagens.

-  Faça uma breve apresentação dos materiais, se revezando nos pequenos grupos que

    começam a se formar.

- Observe como as crianças se organizam e interagem com as tesouras e papéis.

- Oriente quanto alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura.  

- Faça alguns combinados de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os

  materiais oferecidos na atividade, e recomende que devem usá-la com cuidado e atenção.

- Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas tomem decisões, como as cores e

    espessuras dos papéis que preferem recortar e em quais papéis querem fazer suas colagens.

- Acompanhe as produções nos pequenos grupos e seja um coparticipante, fazendo alguns

  recortes também. Fique atento em como as crianças manuseiam a tesoura. Em alguns

  momentos você pode apontar a ação de alguma criança que esteja segurando o papel e a

  tesoura corretamente como referência. Caso haja alguma criança que não se sinta à vontade

  em manusear a tesoura, você pode oferecer os recortes feitos por você, para que ela faça a

  colagem, ou perguntar se outra criança deseja ceder alguns recortes para o colega ,

  incentivando a colaboração mútua.

- Observe se alguma criança apresenta preferência por uma das mãos para fazer o recorte.

-  Deixe-a experimentar várias estratégias para manusear o utensílio e respeite se a criança

  tiver preferência ou mais conforto em segurar a tesoura com a mão esquerda.

- Potencialize a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas

  enquanto produzem e apontando para as imagens, se necessário.

- Fique atento em como as crianças exploram os espaços dos papéis durante as colagens.   

  Algumas crianças podem colar recortes um sobre o outro, outras podem usar todo o espaço

  do papel. Observe que algumas podem brincar, durante a manipulação da cola, explorando  

  com as mãos e os dedos. Para outras, pode ser um grande desafio retirar os recortes de

  papéis que podem ficar grudados nos dedos ou controlar a quantidade de cola a ser usada.

- Oriente quanto aos cuidados de não colocar cola na boca nem usá-la excessivamente. Use

  como referência a ação de outra criança que esteja passando a quantidade de cola adequada,

  se necessário.

- Valorize e respeite o modo de criação da criança. Conforme elas forem terminando, pendure

  suas produções nos barbantes que deixou pendurados entre os móbiles, para que possam

  apreciar as obras e a dos colegas.

- Em alguns momentos você pode chamar atenção para a  obra de uma criança, comparando  

  com alguma obra de Matisse. Você pode sugerir as crianças dar um  nome  para as suas produções.

- Algumas crianças podem demonstrar muito interesse em fazer recortes e colagens. Deixe-as

  à vontade para produzir quanto quiserem. Outras podem preferir brincar com os móbiles das

  obras de Matisse e as produzidas por elas, enquanto outras se dividem por livre escolha nos

  cantos preparados para desenho, pintura e modelagem ou brincando com os blocos de

  encaixe. Atenda o interesse de todas e possibilite que continuem a exploração dos materiais

  respeitando seus interesses e o tempo de cada criança. Ao se aproximar do tempo estimado,

  comece a sinalizar que a atividade está chegando ao fim e comunique as que ainda

  envolvidas sobre qual será a próxima atividade, como forma de despertar o interesse no que

  está por vir. Avise que em alguns minutos todas precisarão ajudar na organização da sala e

  dos materiais. Convide-as a arrumar o ambiente de forma divertida, cantando uma música de

  transição conhecida pelas crianças.

- Vai ser uma experiência muito legal e divertida!

 

  Fonte:  https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3808/recorte-e-colagem-de-henri-matisse#

HENRI MATISSE E SUAS CORES VIBRANTES