Logo após a Segunda Guerra Mundial, os EUA surgiram como maior potência do planeta, e a URSS, como sua rival. A disputa política, diplomática e militar entre ambos, chamada de Guerra Fria, impulsionou o desenvolvimento científico e tecnológico de maneira jamais vista. Rapidamente, essa corrida generalizou-se para outras áreas, inclusive na exploração do espaço.
MELO, Cristiano Fiorillo de; WINTER, Othon Cabo. A Era Espacial. São Paulo: UNESP.
No contexto citado, a corrida espacial teve como principal consequência política a:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.4 Transportes
O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos, materiais e imateriais, a crescente articulação com as escalas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado a agir visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como de uma regulação específica.
LIMA, R. C.; PENNA, N. A. A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26, fev. 2016.
O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta ao(à)
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UNIT)
Uma partícula de massa 3,0.10-7kg, com carga elétrica de 2,0.10-6C, é colocada próxima a uma placa eletrizada positivamente de um campo uniforme, conforme a figura. Considerando-se que a distância entre as placas é de 15,0mm, a diferença de potencial 405,0V e desprezando-se a influência do peso da partícula e o efeito das bordas, a aceleração adquirida pela partícula, em m/s², tem módulo igual a
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Angiospermas como a Rhizophora mangle possuem um complexo sistema de raízes aéreas que se desenvolvem a partir de troncos e ramos laterais, penetrando no solo. Elas vivem em ambientes estuarinos e têm a capacidade de formar, em suas raízes, barreiras naturais conhecidas como “placas de ferro”, indicadas na figura a seguir, que capturam elevadas concentrações de metais tóxicos e os imobilizam por tempo indeterminado, evitando que sejam absorvidos por seres unicelulares planctônicos e cheguem a outros níveis tróficos das teias alimentares.
Todo esse processo significa que a destruição ou degradação das plantas desses ambientes
- Física | A. Escalar
Partículas suspensas em um fluido apresentam contínua movimentação aleatória, chamado movimento browniano, causado pelos choques de partículas que compõem o fluido. A ideia de um inventor era construir uma série de palhetas, montadas sobre um eixo, que seriam postas em movimento pela agitação das partículas ao seu redor. Como o movimento ocorreria igualmente em ambos os sentidos de rotação, o cientista concebeu um segundo elemento, um dente de engrenagem assimétrico. Assim, em escala muito pequena, este tipo de motor poderia executar trabalho, por exemplo, puxando um pequeno peso para cima. O esquema, que já foi testado, é mostrado a seguir.
A explicação para a necessidade do uso da engrenagem com trava é:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UNICAMP) Após a transformação do meristema vegetativo em meristema floral, há o surgimento da flor. De forma genérica, uma flor é constituída por verticilos florais, que são: o cálice (constituído pelas sépalas), a corola (constituída pelas pétalas), o androceu e o gineceu. Segundo o modelo de determinação genética ABC, a identidade dos verticilos é definida pela interação de pelo menos três genes. A atividade do gene A é necessária para a formação do perianto (verticilos não reprodutivos). A atividade do gene C é necessária para a formação dos verticilos reprodutivos. A atividade do gene B está envolvida na diferenciação entre pétalas (onde o gene B está ativo) e sépalas (onde o gene B está inativo), assim como na diferenciação entre estames (onde o gene B está ativo) e carpelos (onde o gene B está inativo). Uma flor completa de angiosperma e duas flores hipotéticas (Flor I e Flor II) são apresentadas a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta os genes ativos nas flores I e II.