- Professor, leia e analise com os alunos o texto a seguir.
[...] Acordar e não saber o que vai acontecer, não organizar a própria agenda, dar como desculpa ao colega de trabalho a falta de tempo por não ter visto o e-mail de dois dias atrás, pedir resultados expressivos em pequenos prazos, não ter paciência quando alguém diz “deixa eu me organizar”, ter a impressão de não produzir, mesmo quando fez hora extra, perceber que no fim do mês você gastou mais que poderia ou deveria. Se qualquer umas destas opções se encaixar na sua vida (pessoal ou profissional), será fácil identificar que estarás com “imediatabilidade”, ou seja, cultura do imediatismo.
Infelizmente o hoje e o agora estão se tornando dores de cabeça na vida das pessoas, essa vontade de querer que tudo tenha um resultado (principalmente positivo) sem ter nenhum tempo para amadurecimento das ações, faz com que nós, seres humanos, deixemos de construir futuros melhores. O “deixa a vida me levar” do cantor e compositor Zeca Pagodinho, nos tempos atuais, se tornou um mantra para alguns que não conseguem direcionar seu modelo de vida e não conseguem, por vezes, pensar no amanhã mais consciente de acordo com aquilo que se deseja. Isso é preocupante!
A cada dia que passa, queremos ser melhores sem no mínimo entender como faremos para chegar a esses objetivos. Obviamente que toda essa concepção advém de pontos importantes: novos modelos de vida (preciso ter e não ser), mudanças na tecnologia que aceleram informações e trazem todos os dias algo que antes nunca existiu e a ideia de que o futuro é o agora, dão uma ideia de encurtamento do presente com o futuro. Contudo, há de se convir que viver somente nesta frenética vida de rápidos reflexos pode ser prejudicial à saúde pessoal e do seu próprio negócio. Planejar é necessário. As perspectivas devem ser calculadas, os projetos medidos e os problemas e percalços no futuro devem ser previstos. E não precisa ser o “supermetódico” para entender tal importância, mas é necessário primeiramente aprender a necessidade de se planejar, organizar e se preparar para o futuro (ou o agora), tornar-se realmente desejável para algo que você queria que seja realizado. [...]
Disponível em: <http://www.jaenoticia.com.br/blog/418/0-imediatismo-e-sua-vontade-de-estragar-todos-nossos-planos>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
Solicite aos alunos que respondam às perguntas e registrem as respostas.
- Associada ao hedonismo na atualidade, qual tendência de ação o texto apresenta?
- Qual a principal consequência da tendência de ação apresentada no texto?
- No texto, associado ao consumismo, qual o modelo de vida orienta esta tendência de ação na atualidade? Solicite aos alunos que redijam um comentário sobre este modelo de vida. (mínimo de 5 linhas)
- Quais as ações para reversão dos prejuízos do imediatismo o texto apresenta?
Solicite aos alunos que:
- apresentem dois exemplos de situações, um de longo prazo e o outro de médio prazo, nos quais planejar, organizar e preparar são ações necessárias;
- elaborem um texto associando o imediatismo com a imagem ao lado. (mínimo de 10 linhas).
Obs. A imagem sugere uma pessoa prisioneira das compras, do consumismo. Relacione o imediatismo com a situação.
Disponível em: <https://consumidorcidadao.files.wordpress.com/2016/10/prisioneiro.jpg>. Acesso em: 6 fev. 2017.