(UNIT) O estado de um gás é definido pelas variáveis: pressão, temperatura, volume e quantidade de matéria. A equação que reúne essas variáveis é conhecida como equação do gás ideal. Assim, a partir da aplicação dessa equação, é possível estabelecer relações matemáticas que permitem o cálculo da variável que se pretende.
Admitindo-se que um gás ideal propelente no interior de uma embalagem de spray de alumínio, de coeficiente de dilatação desprezível, contendo uma solução liquida de desodorante, está a 1,5atm e a 25oC, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Um professor de Matemática afixou um mapa na parede e marcou dois pontos da cidade, indicados por A e B, ligando-os por uma reta representada pela equação x - 2y = 5. Depois, ele marcou os pontos C e D fora dessa reta e disse que os pontos A, B, C e D são dados pelos pares ordenados (7, -1), (3, -1), (-1, -3) e (-3, 1).
Quais pares ordenados representam os pontos A e B?
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(FUVEST 2008 1ª FASE) Considere o diálogo abaixo, extraído do texto “O sonho”, de autoria do poeta e dramaturgo sueco August Strindberg (1849 – 1912):
Inês: - És capaz de me dizer por que é que as flores crescem no estrume?
O Vidraceiro: - Crescem melhor assim porque têm horror ao estrume. A ideia delas é afastarem-se, o mais depressa possível, e aproximarem-se da luz, a fim de desabrocharem... e morrerem.
O texto acima descreve, em linguagem figurada, o crescimento das flores. Segundo o conceito de nutrição vegetal, é correto afirmar que o estrume
- Geografia | 5.1 População
Mas os sinos, felizmente, não tocavam apenas para
planger aqueles que morriam. Tocavam também para
assinalar as horas do dia e da noite, para chamar à festa ou
à devoção dos crentes, e houve um tempo, não tão distante
[5] assim, em que o seu toque a rebate era o que convocava o
povo para acudir às catástrofes, às cheias e aos incêndios,
aos desastres, a qualquer perigo que ameaçasse a
comunidade. [...]
Outros e diferentes são os sinos que hoje defendem
[10] e afirmam a possibilidade, enfim, da implantação no
mundo daquela justiça companheira dos homens, daquela
justiça que é condição da felicidade do espírito e até, por
mais surpreendente que possa parecer-nos, condição do
próprio alimento do corpo. Houvesse essa justiça, e nem
[15] um só ser humano mais morreria de fome ou de tantas
doenças que são curáveis para uns, mas não para outros.
Houvesse essa justiça, e a existência não seria, para mais
de metade da humanidade, a condenação terrível que
objetivamente tem sido. Esses sinos novos cuja voz se vem
[20] espalhando, cada vez mais forte, por todo o mundo são os
múltiplos movimentos de resistência e ação social que
pugnam pelo estabelecimento de uma nova justiça
distributiva e comutativa que todos os seres humanos
possam chegar a reconhecer como intrinsecamente sua,
[25] uma justiça protetora da liberdade e do direito, não de
nenhuma das suas negações.
José Saramago. Este mundo de injustiça globalizada.
A respeito do texto anteriormente apresentado, de José Saramago, e de múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item.
No Brasil, o aumento do número de idosos na população e o consequente aumento dos gastos com previdência e saúde pública tornam-se alarmantes em razão de fatores diversos, como a desigualdade social, as questões de gênero, a formação educacional e as deficiências nos serviços públicos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 16, 17 e 18 referem-se ao artigo a seguir, a respeito de Sustentabilidade.
Leia-o e observe-o com bastante atenção.
O que é sustentabilidade?
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível do equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente, como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
Assim, as ideias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje têm uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso, todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática de resultado aplicada com muito mais frequência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido no dia a dia. Fonte:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/ – 23/11/2010 – adaptado.
(...) todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
Analisando o período do artigo acima, CLASSIFIQUE a oração destacada.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2013 2ª APLICAÇÃO)
Disponível em: http://portal.rpc.com.br. Acesso em: 13 jun. 2011.
A tirinha faz referência a uma situação muito comum nas famílias brasileiras: a necessidade de estudar para o vestibular. Buscando convencer o seu interlocutor, os personagens da tira fazem uso das seguintes estratégias argumentativas: