(UNIT) Um projétil é lançado a partir do solo, verticalmente para cima, com velocidade de módulo igual a 20,0 m/s.
Admitindo-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s² e desprezando-se a resistência do ar, é correto afirmar:
I. A função da posição do projétil é h = 20t – 5t².
II. A função da velocidade do projétil é v = 20 - 10t.
III. O instante em que o projétil atinge o solo é igual a 2,0s.
IV. A altura máxima alcançada pelo projétil é igual a 20,0m.
A alternativa em que todas essas afirmativas são verdadeiras é a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
São vários os fatores, internos e externos, que influenciam os hábitos das pessoas no acesso à internet, assim como nas práticas culturais realizadas na rede. A utilização das tecnologias de informação e comunicação está diretamente relacionada aos aspectos como: conhecimento de seu uso, acesso à linguagem letrada, nível de instrução, escolaridade, letramento digital etc. Os que detêm tais recursos (os mais escolarizados) são os que mais acessam a rede e também os que possuem maior índice de acumulatividade das práticas. A análise dos dados nos possibilita dizer que a falta de acesso à rede repete as mesmas adversidades e exclusões já verificadas na sociedade brasileira no que se refere a analfabetos, menos escolarizados, negros, população indígena e desempregados. Isso significa dizer que a internet, se não produz diretamente a exclusão, certamente a reproduz, tendo em vista que os que mais a acessam são justamente os mais jovens, escolarizados, remunerados, trabalhadores qualificados, homens e brancos.
SILVA, F. A. B.; ZIVIANE, P.; GHEZZI, D. R. As tecnologias digitais e seus usos. Brasília; Rio de Janeiro: Ipea, 2019 (adaptado).
Ao analisarem a correlação entre os hábitos e o perfil socioeconômico dos usuários da internet no Brasil, os pesquisadores
- Literatura | 4.3 Naturalismo
O rumor crescia, condensando se; o zunzum de todos os dias acentuava se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam se* discussões e rezingas**; ouviam se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
Da porta da venda que dava para o cortiço iam e vinham como formigas; fazendo compras.
Duas janelas do Miranda abriram se. Apareceu numa a Isaura, que se dispunha a começar a limpeza da casa.
- Nhá Dunga! gritou ela para baixo, a sacudir um pano de mesa; se você tem cuscuz de milho hoje, bata na porta, ouviu?
Aluísio Azevedo, O cortiço.
* ensarilhar se: emaranhar se.
** rezinga: resmungo.
(FUVEST 2018 1ª FASE) Uma característica do Naturalismo presente no texto é:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Membros de uma família estão decidindo como irão dispor duas camas em um dos quartos da casa. As camas têm 0,80 m de largura por 2 m de comprimento cada. As figuras abaixo expõem os esboços das ideias sugeridas por José, Rodrigo e Juliana, respectivamente. Em todos os esboços, as camas ficam afastadas 0,20 m das paredes e permitem que a porta seja aberta em pelo menos 90°.
José, Rodrigo e Juliana concordaram que a parte listrada em cada caso será de difícil circulação, e a área branca é de livre circulação.
Entre essas propostas, a(s) que deixa(m) maior área livre para circulação é(são):
- Física
Perto de uma esquina, um pipoqueiro, P, e um "dogueiro", D, empurram distraidamente seus carrinhos, com a mesma velocidade (em módulo), sendo que o carrinho do "dogueiro" tem o triplo da massa do carrinho do pipoqueiro. Na esquina, eles colidem (em O) e os carrinhos se engancham, em um choque totalmente inelástico.
Uma trajetória possível dos dois carrinhos, após a colisão, é compatível com a indicada por:
- Ciências - Fundamental | 12. Desenvolvimento e corpo humano
As diferentes fases da vida humana são marcadas por mudanças significativas no corpo, na mente e nas relações sociais. Essas mudanças podem afetar as pessoas de maneiras diferentes, dependendo de suas circunstâncias e experiências pessoais.
Como as experiências pessoais ruins podem afetar a maneira como as mudanças nas fases da vida afetam as pessoas?