Analiza la imagen para contestar a la cuestión. Disponible en: <http://www.barcelonaschiringuito.com/contaminacion-publicitaria> Acceso en: 12 mar. 2013
Enunciado:
En el cartel hay una crítica acerca del anuncio publicitario. ¿A qué se refiere tal crítica?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(PUC-CAMPINAS)
I
Citar pessoas que sejam autoridades reconhecidas em determinada matéria é um recurso excelente para dar ainda mais credibilidade ao orador. Fácil deduzir.
Se você faz palestra sobre gestão e cita, por exemplo, uma frase de Peter Drucker, que corresponde à sua forma de pensar, terá grande chance de fortalecer ainda mais a credibilidade da sua mensagem.
Por isso, as citações precisam ser de pessoas que tenham inquestionável autoridade sobre o tema apresentado. Se a autoridade de quem foi citado é contestada por uma parte do público, haverá risco de quem o citou também ser contaminado por essa resistência.
No exemplo acima, alguém poderia até não concordar com Peter Drucker, mas dificilmente contestaria a autoridade dele.
Obs.: Peter Ferdinand Drucker (1909-2005), escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca; é considerado o pai da administração moderna, tida por ele como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações.
POLITO, Reinaldo. Citar pessoas num discurso..., economia.uol.com.br. 21/04/2016
II
O argumento de prestígio mais nitidamente caracterizado é o argumento de autoridade, 1o qual utiliza atos ou juízos de uma pessoa ou de um grupo de pessoas como meio de prova a favor de uma tese.
Para nós [...], o argumento de autoridade é de extrema importância e, embora sempre seja permitido, numa argumentação particular, contestar-lhe o valor, não se pode, 2sem mais, descartá-lo como irrelevante, salvo em casos especiais [...].
O espaço do argumento de autoridade na argumentação é considerável.
PERELMAN, Chaïm e OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica.
Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 348
É correta a seguinte afirmação:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o fragmento de texto a seguir. Os problemas relacionados com a terra, a industrialização, a moradia, o desemprego, a educação e a saúde do povo – eis os pontos para cuja solução, juntamente com a restauração das liberdades públicas e da democracia política, se teriam encaminhado resolutamente nossos esforços [...]. Um governo revolucionário, depois de fixar suas parcelas, como donos, os 100 mil pequenos agricultores que hoje pagam renda, dedicar-se-ia a resolver definitivamente o problema da terra. CASTRO, Fidel. A história me absolverá. São Paulo: Alfa-Omega, 1986. (Fragmento)
Enunciado:
A Revolução Cubana foi um dos principais acontecimentos que marcaram os anos da Guerra Fria. Considerando este contexto, responda:
a) Identifique no discurso de Fidel Castro quais são os principais fatores que motivaram o início da Revolução.
b) Analise o impacto da Revolução Cubana para o acirramento das disputas que marcaram a Guerra Fria.
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
TEXTO I
280 NOVOS VEÍCULOS POR DIA NO ESTADO
Frota, que chega a quase 1,4 milhão deve dobrar em 13 anos A cada dia, uma média de 280 novos veículos chega às ruas do Espírito Santo, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). No final do mês passado, a frota já era de 1.395.342 unidades, 105 mil a mais do que no mesmo mês de 2011. Os números incluem automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus, entre outros tipos. De dezembro para cá, o crescimento foi de mais de 33 mil veículos. E, se esse ritmo continuar, a frota do Espírito Santo vai dobrar até 2025. O diretor-geral do Detran-ES relaciona o crescimento desses números à facilidade encontrada para se comprar um veículo. “Há toda uma questão econômica, da facilidade de crédito. Como oferecemos um transporte coletivo que ainda precisa ser melhorado, inevitavelmente o cidadão que pode adquire seu próprio veículo.
Disponível em: http://gazetaonline.globo.com. Acesso em: 10 ago. 2012. Adaptado.
Os textos I e II tratam do mesmo tema, embora sejam de gêneros diferentes. Estabelecendo-se as relações entre os dois textos, entende-se que o Texto II tem a função de
- Química | 1.1 Introdução à Química
(FUVEST) Considere as figuras pelas quais são representados diferentes sistemas contendo determinadas substâncias químicas. Nas figuras, cada círculo representa um átomo, e círculos de tamanhos diferentes representam elementos químicos diferentes.
A respeito dessas representações, é correto afirmar que os sistemas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O mundo das grandes inovações tecnológicas, dos avanços das pesquisas médicas e que já presenciou o envio de homens ao espaço é o mesmo lugar onde 1 bilhão de pessoas dormem e acordam com fome. A desnutrição ocupa o primeiro lugar no ranking dos 10 maiores riscos à saúde e mata mais do que a aids, a malária e a tuberculose combinadas. O equivalente às populações da Europa e da América do Norte, juntas, está de barriga vazia. E um futuro famélico aguarda a raça humana. Em 2050, apenas por razões ligadas às mudanças climáticas, o número de pessoas sem comida no prato vai aumentar em até 20%.
Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 22 jan. 2012.
Considerando a natureza do tema, a forma como está apresentado e o meio pelo qual é veiculado o texto, percebe-se que seu principal objetivo é: