Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <http://ma-schamba.com/tag/ricardo+marques>. Acesso em: 15 nov. 2015.
Considerando o contexto que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, responda às seguintes questões.
a) Qual evento está sendo representado na imagem?
b) Explique por que este acontecimento é considerado por muitos historiadores o “estopim” da Primeira Guerra Mundial.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Cinema Novo
O filme quis dizer: “Eu sou o samba”
A voz do morro rasgou a tela do cinema
E começaram a se configurar
Visões das coisas grandes e pequenas
Que nos formaram e estão a nos formar
Todas e muitas: Deus e o diabo, vidas secas, os fuzis,
Os cafajestes, o padre e a moça, a grande feira, o desafio
Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil
VELOSO, C.; GIL, G. In: Tropicália 2. Rio de Janeiro: Polygram, 1993 (fragmento).
TEXTO II
O cinema brasileiro partiu da consciência do subdesenvolvimento e da necessidade de superá-lo de maneira total, em sentido estético, filosófico, econômico: superar o subdesenvolvimento com os meios do subdesenvolvimento. Tropicalismo é o nome dessa operação; por isso existe um cinema antes e depois do Tropicalismo. Agora nós não temos mais medo de afrontar a realidade brasileira, a nossa realidade, em todos os sentidos e a todas as profundidades.
ROCHA, G. Tropicalismo, antropologia, mito, ideograma. In: Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra;
Embrafilme, 1981 (adaptado).
Uma das aspirações do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro dos anos 1960, incorporadas pela letra da canção e detectáveis no texto de Glauber Rocha, está na
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
A escultura do artista construtivista Amílcar de Castro é representativa da arte contemporânea brasileira e tem o traço estrutural marcado por elementos como
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir para responder à questão. Na Assembleia Constituinte da recém-proclamada República, as classes dominantes adeptas do movimento republicano do Centro-Sul do país e pertencentes ao setor agroexportador, nomeadamente àquele associado à cafeicultura, lograram garantir o predomínio de seus interesses políticos e econômicos. O estabelecimento do federalismo como forma de organização da nação e a impossibilidade de proposição de sua abolição (art. 90, § 4 o) respondiam à reivindicação de autonomia das antigas províncias feita pelos cafeicultores. SUGAHARA, Henrique. Verbete do Dicionário histórico-biográfico da Primeira República 1889-1930.
Coordenação: Alzira Alves de Abreu/FGV. Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/constituicao-de-1891.
Acesso em: 29 out. 2018. Vocabulário Lograr – usufruir o que se conquistou; gozar, desfrutar.
Enunciado:
O trecho destaca como o regime republicano utilizou mecanismos constitucionais para:
- História | 5.1 Expansão Marítima
No império africano do Mali, no século XIV, Tombuctu foi centro de um comércio internacional onde tudo era negociado – sal, escravos, marfim etc. Havia também um grande comércio de livros de história, medicina, astronomia e matemática, além de grande concentração de estudantes. A importância cultural de Tombuctu pode ser percebida por meio de um velho provérbio: “O sal vem do norte, o ouro vem do sul, mas as palavras de Deus e os tesouros da sabedoria vêm de Tombuctu”.
ASSUMPÇÃO, J. E. África: uma história a ser reescrita. In: MACEDO, J. R. (Org.). Desvendando a história da África. Porto Alegre: UFRGS. 2008 (adaptado).
Uma explicação para o dinamismo dessa cidade e sua importância histórica no período mencionado era o(a)
- História | 6.01 Revolução Francesa
(FUVEST 2013 1° FASE) Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamentos e esquartejamentos, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores colherão o que semearam.
Graco Babeuf, citado por R. Darnton. O beijo de Lamourette.
Mídia, cultura e revolução. São Paulo:
Companhia das Letras, 1990, p. 31. Adaptado.
O texto é parte de uma carta enviada por Graco Babeuf à sua mulher, no início da Revolução Francesa de 1789. O autor