O desenho retrata a fazenda de São Joaquim da Grama com a casa-grande, a senzala e outros edifícios representativos de uma estrutura arquitetônica característica do período escravocrata no Brasil. Esta organização do espaço representa uma
Questões relacionadas
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
Um jovem lança uma bola de borracha para observar sua trajetória e altura h (em metros) atingida ao longo de um certo intervalo de tempo t (em segundos). Nesse intervalo, a bola quica no chão algumas vezes, perdendo altura progressivamente. Parte de sua trajetória está descrita na figura a seguir.
Em suas observações, quantas vezes o jovem pôde constatar que a bola atingiu a marca de 35 metros?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Charge
Leia a charge para responder a questão.
Disponível em: <http://www.novacharges.wordespress.com.br>. Acesso em: 11 set. 2013.
O garoto classifica o sujeito da oração como “um Mané”. Nesta classificação, consiste a ironia da charge. A palavra Mané poderia ser substituída neste contexto pelo adjetivo
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Examine atentamente a imagem e responda às questões.
SOUZA. Maurício de. Turma da Mônica em acessibilidade. Contracapa. São Paulo: Maurício de Souza Produções, 2004. (Fragmento).
Disponível em:http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em: 4 ago. 2012.
a) Quais diferenças são possíveis identificar entre os personagens da Turma da Mônica?
Qual o significado da expressão ”Abraçando as diferenças” para uma convivência de respeito entre as pessoas?
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
Atualmente a crosta terrestre está fragmentada em doze placas tectônicas que se deslocam em vários sentidos, provocando em seus limites externos a ocorrência de varias deformações e fenômenos.
Observe o mapa a seguir.
Fonte: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/08/placas-tectonicas.jpg&imgrefurl=. Acesso em:07/11/2010
Com relação ao movimento das placas tectônicas ilustrado no mapa, explique e identifique dois fenômenos decorrentes desses movimentos.
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Para construir uma curva “floco de neve”, divide-se um segmento de reta (Figura 1) em três partes iguais. Em seguida, o segmento central sofre uma rotação de 60º, e acrescenta-se um novo segmento de mesmo comprimento dos demais, como o que aparece tracejado na Figura 2. Nas etapas seguintes, o mesmo procedimento é aplicado a cada segmento da linha poligonal, como está ilustrado nas Figuras 3 e 4.
Se o segmento inicial mede 1 cm, o comprimento da curva obtida na sexta figura é igual a