Leia o texto.
Alemães, à Espanha!
A tragédia espanhola foi um episódio capital da história política e intelectual da Europa antes da Segunda Guerra Mundial. A Espanha é o terreno em que os blocos realizam grandes manobras. A Alemanha experimenta seu material, exercita seus especialistas [...]. Bombardeio de cidades abertas, destruição de Guernica, reides aéreos de terror sobre a população civil de Madri e Barcelona, utilização da 5ª coluna: já se delineiam os traços da guerra total que será lançada pela Alemanha. É também o palco onde povos cuidam ver representado, por terceiros, o drama que os dilacera intimamente.
REMOND, René. O século XX: de 1914 aos nossos dias. 3. ed. Cultrix, 1982.
Considerando as ações alemãs durante a Guerra da Espanha, é possível considerá-las
Questões relacionadas
- Química | 2.4 Cinética Química
(UESB) A partir dos estudos dos fatores que influenciam na velocidade das reações químicas, os cientistas imaginaram uma explicação simples para o modo pelo qual são desfeitas as moléculas de reagentes e são formadas as moléculas dos produtos de uma reação.
Considerando-se essas informações e com base na Teoria das Colisões, é correto afirmar que a velocidade das reações químicas dependem:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
A última edição deste periódico apresenta mais uma vez tema relacionado ao tratamento dado ao lixo caseiro, aquele que produzimos no dia a dia. A informação agora passa pelo problema do material jogado na estrada vicinal que liga o município de Rio Claro ao distrito de Ajapi. Infelizmente, no local em questão, a reportagem encontrou mais uma forma errada de destinação do lixo: material atirado ao lado da pista como se isso fosse o ideal. Muitos moradores, por exemplo, retiram o lixo de suas residências e, em vez de um destino correto, procuram dispensá-lo em outras regiões. Uma situação no mínimo incômoda. Se você sai de casa para jogar o lixo em outra localidade, por que não o fazer no local ideal? É muita falta de educação achar que aquilo que não é correto para sua região possa ser para outra. A reciclagem do lixo doméstico é um passo inteligente e de consciência. Olha o exemplo que passamos aos mais jovens! Quem aprende errado coloca em prática o errado. Um perigo!
Disponível em: http://jornaldacidade.uol.com.br. Acesso em: 10 ago. 2012 (adaptado).Esse editorial faz uma leitura diferenciada de uma notícia veiculada no jornal. Tal diferença traz à tona uma das funções sociais desse gênero textual, que é:
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(FUVEST 2012 1ª FASE) Observa-se que uma solução aquosa saturada de HCl libera uma substância gasosa. Uma estudante de química procurou representar, por meio de uma figura, os tipos de partículas que predominam nas fases aquosa e gasosa desse sistema – sem representar as partículas de água.
A figura com a representação mais adequada seria
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A linha, ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns dos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. Há muitos tipos de linhas. Cada uma sugere uma sensação diferente. Esses tipos de linhas são padronizados no mundo inteiro.
Reta. A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza obra de Mario Fresco.
Curva. A linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir suavidade e sinuosidade
Vertical. Indica equilíbrio. Aparece em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação.
Horizontal Indica repouso. Também pode expressar quietude.
Inclinada Faz parecer que algo está prestes a se movimentar. Sugere instabilidade, movimento.
Ondulada. É um tipo de linha curva. Sugere movimento suave e rítmico.
Espiral. Indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.
Quebrada. Indica movimento. Forma-se combinando-se linhas retas.
http://assuntosdaana.blogspot.com/2010/03/linhas.html
Converse com a turma sobre o elemento de linguagem visual linha e sugira que pesquisem sobre o assunto em livros, revistas e sites, principalmente sobre os tipos de linhas que existem e suas aplicações no mundo. Abra uma roda de discussão para proporcionar a troca das informações pesquisadas e sugira aos alunos que eles busquem os vários tipos de linhas no espaço da escola e até mesmo em seu entorno próximo.
Proponha aos alunos fazerem alguns registros fotográficos que exemplifiquem os tipos de linhas, não importando se são linhas criadas pelo homem ou encontradas na natureza, como por exemplo, as linhas curvas do rosto. A partir dos registros feitos, cada aluno deverá escolher uma foto para cada tipo de linha e fazer alguns estudos utilizando lápis preto sobre papel branco tamanho A4, para cada foto escolhida. No primeiro estudo ele deverá utilizar a linha contínua, ou seja, sem interrupção, sem tirar o lápis do papel, como no exemplo abaixo, no segundo estudo deverá usar linhas interrompidas, sempre definindo cada linha em separado, sem continuar em outra linha, e um último estudo livre.
Monte na sala de aula um varal com os melhores trabalhos de cada aluno e abra uma roda de discussão para avaliarem os trabalhos de acordo com a proposta.
http://constancalucas.blog.uol.com.br/arch2007-05-01_2007-05-31.html
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
PONTUAÇÃO
29. Texto base: 9716340
Texto para a questão A Bela Adormecida E assim chegamos à nossa última história, A Bela Adormecida. Gostou das histórias que leu até agora? Espero que sim. Também espero que você tenha descoberto, a esta altura, que as histórias que julgava conhecer eram bem diferentes – e quase sempre bem mais terríveis – na época em que surgiram. Portanto, que tal encerrarmos com uma história suave e aconchegante? Uma história em que um vistoso príncipe derrota o mal fazendo uma donzela despertar com um beijo. Porque é isso que acontece em A Bela Adormecida, não é? Ah... na verdade não. Não na versão contada pelo italiano Basile, em 1636. Esqueça todas as partes românticas, especialmente no que diz respeito ao príncipe. Bela Adormecida? Você não vai conseguir pregar o olho depois dessa! É uma história tão sórdida quanto as outras. COLEMAN, M. Dez mais horripilantes contos de fadas. Tradução de Daniel Galera.
São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Adaptado.
Enunciado:
No último parágrafo do texto, as reticências