Explicaê

01

 A linha, ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns dos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. Há muitos tipos de linhas. Cada uma sugere uma sensação diferente. Esses tipos de linhas são padronizados no mundo inteiro.

 

Reta. A linha reta traçada de maneira firme, contínua, pode dar uma impressão de rigidez e dureza obra de Mario Fresco.

Imagem

Curva. A linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir suavidade e sinuosidade

Imagem

Vertical. Indica equilíbrio. Aparece em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação.

Imagem

Horizontal Indica repouso. Também pode expressar quietude.

Imagem

Inclinada Faz parecer que algo está prestes a se movimentar. Sugere instabilidade, movimento.

Imagem

Ondulada. É um tipo de linha curva. Sugere movimento suave e rítmico.

Imagem

Espiral. Indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.

Imagem

Quebrada. Indica movimento. Forma-se combinando-se linhas retas.

Imagem

http://assuntosdaana.blogspot.com/2010/03/linhas.html

 

Converse com a turma sobre o elemento de linguagem visual linha e sugira que pesquisem sobre o assunto em livros, revistas e sites, principalmente sobre os tipos de linhas que existem e suas aplicações no mundo. Abra uma roda de discussão para proporcionar a troca das informações pesquisadas e sugira aos alunos que eles busquem os vários tipos de linhas no espaço da escola e até mesmo em seu entorno próximo.

 

Proponha aos alunos fazerem alguns registros fotográficos que exemplifiquem os tipos de linhas, não importando se são linhas criadas pelo homem ou encontradas na natureza, como por exemplo, as linhas curvas do rosto. A partir dos registros feitos, cada aluno deverá escolher uma foto para cada tipo de linha e fazer alguns estudos utilizando lápis preto sobre papel branco tamanho A4, para cada foto escolhida. No primeiro estudo ele deverá utilizar a linha contínua, ou seja, sem interrupção, sem tirar o lápis do papel, como no exemplo abaixo, no segundo estudo deverá usar linhas interrompidas, sempre definindo cada linha em separado, sem continuar em outra linha, e um último estudo livre.

 

Monte na sala de aula um varal com os melhores trabalhos de cada aluno e abra uma roda de discussão para avaliarem os trabalhos de acordo com a proposta.

 

Imagem

 

http://constancalucas.blog.uol.com.br/arch2007-05-01_2007-05-31.html