No universo U = Q, a equação 2 - 3(a - 6) = -3(a + 2) + 30 é:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(FUVEST 2016 1° FASE) Cada aresta do tetraedro regular ABCD mede 10. Por um ponto P na aresta AC\overline{AC}, passa o plano α paralelo às arestas AB\overline{AB} e CD\overline{CD}. Dado que AP = 3, o quadrilátero determinado pelas interseções de α com as arestas do tetraedro tem área igual a
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(FUVEST 2017 1° FASE) Um objeto metálico, X, eletricamente isolado, tem carga negativa 5,0 x 10-12 C. Um segundo objeto metálico, Y, neutro, mantido em contato com a Terra, é aproximado do primeiro e ocorre uma faísca entre ambos, sem que eles se toquem. A duração da faísca é 0,5 s e sua intensidade é 10-11 A.
No final desse processo, as cargas elétricas totais dos objetos X e Y são, respectivamente,
- Física | D. Capacitores
(UERN)
A figura representa um arranjo experimental utilizado para determinar o valor da carga elétrica de uma gota de óleo. O vaporizador borrifa pequenas gotas de óleo de modo que algumas delas passam por um orifício da placa A e ficam na região entre as placas. Devido ao atrito com o bocal do vaporizador e à captura de algum íon do ar, as gotas ficam eletrizadas com uma carga. As placas do capacitor estão ligadas a um gerador que fornece uma tensão variável, cuja polaridade se pode alterar mediante uma chave inversora, fazendo com que o campo elétrico "E" entre as placas passe a ser orientado para cima ou para baixo.
Estando a gota de óleo em equilíbrio entre as placas do capacitor e considerando-se o raio e a massa específica da gota de óleo como sendo respectivamente iguais a R e μ0 , o módulo da aceleração da gravidade local g e a densidade absoluta do ar, µar , e desprezando-se a viscosidade do ar, pode-se afirmar que o valor da carga elétrica, em módulo, é dado pela relação
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Diversos grupos étnicos estão na base da população de Minas Gerais. Essa diversidade étnico-cultural exerceu influência profunda nos costumes, nas crenças e nas tradições da população mineira desde o século XVIII. Tal diversidade deve-se
a) à existência de numerosos grupos indígenas na região desde o século XVII, únicos responsáveis pela composição da população em Minas.
b) à migração interna, à entrada maciça de africanos no período colonial e, também, à chegada de imigrantes europeus no século XIX.
c) ao desprezo dos mineiros pelos imigrantes provenientes de países externos à América do Sul, em especial, os africanos e europeus.
d) ao ingresso de imigrantes provenientes do sul do Brasil durante o período colonial e à valorização da cultura dos indígenas existentes na região de Minas.
- Geografia | A. Globalização
(PUCRJ)
Com a crise econômica aprofundada em 2008, uma classe de países da Zona do Euro passou a ser chamada de PIIGS. Nesses países: