O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, explique aos alunos que comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Por meio da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento.
Disponível em: <https://www.significados.com.br/comunicacao/>. Acesso em: 1 mai. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que testem o poder de comunicação entre eles.
Peça que respondam às perguntas, individualmente.
Qual é a sua atitude na comunicação
com outras pessoas?
Como você avalia sua comunicação?
( ) Não me importo com elas. Tenho meu estilo e minha personalidade. A responsabilidade de entender o que falo é do outro.
( ) Normalmente, consigo em fazer entender, mas sou resistente a mudanças. Reconheço que preciso me flexibilizar mais.
( ) Tenho empatia, ou seja, sei me colocar no lugar do outro. Sei que a responsabilidade de uma boa comunicação depende muito de mim e da minha capacidade de flexibilização para me fazer entender.
( ) Sou como sou, tenho um estilo definido, uma personalidade forte e penso que não preciso aprimorar minha comunicação. Que me aceitem como sou.
( ) Percebo que a comunicação é importante para mostrar ao mundo meu potencial, mas não faço nada a respeito disso. Acredito que com o tempo desenvolverei naturalmente essa habilidade.
( ) Reconheço que se não me comunico não sou nada, não sou ninguém. Sempre que posso invisto nessa competência, leio livros, assisto a seminários e palestras, faço cursos e me exercito constantemente.
Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/comportamento/habilidade-de-comunicacao-desenvolvimento-profissional/>. Acesso em: 1 mai. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, faça um círculo com os alunos para refletir sobre as respostas que deram às perguntas: Qual é a sua atitude na comunicação com outras pessoas? Como você avalia sua comunicação?
3.2. Solicite aos alunos que apresentem suas respostas e pergunte a eles:
a) Qual é a importância de refletirmos sobre essas perguntas?
b) Refletir sobre essas perguntas ajudou vocês a comunicar melhor com as pessoas?
c) Qual a relação dessa resposta com atitudes éticas: Tenho empatia, ou seja, sei me colocar no lugar do outro. Sei que a responsabilidade de uma boa comunicação depende muito de mim e da minha capacidade de flexibilização para me fazer entender.