Texto base: Leia o texto Desajuste Lá no fundo da sala um olharzinho redondo, quieto, parece estar ouvindo o que a professora explica. Mas do lado de dentro passa um filme de protagonistas desvairados. Gritos, tapas, estresse, escassez de fartura, barraco no barraco, gato de luz, gota de água... Roda a fita, roda a cabeça sem rumo. Caminha na escuridão da consciência, arranhado pela miséria, machucado pela existência, rumo às ciladas da vida. E a professora explicando, preparando para a vida. GODINHO, Jussara C. Disponível em: <http://www.minicontos.com.br/?apid=4985&tipo=2&dt=0&wd=&titulo=Desajuste>. Acesso em: 30 mar. 2015.
Enunciado:
O sujeito de uma oração pode ser classificado como indeterminado (quando não pode ser identificado pelo contexto), oculto (se está implícito na frase), oracional (quando uma oração funciona como sujeito) ou mesmo inexistente (no caso de verbos impessoais).
No período “Caminha na escuridão da consciência, arranhado pela miséria, machucado pela existência, rumo às ciladas da vida.”, o sujeito é