(UEFS) Considerando-se a equação x2 -5x+6=|x-3|, tem-se que a soma de suas raízes é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.4 Sentido Denotativo, Sentido Conotativo e Polissemia
Leia a charge para responder à questão.
Disponível em:<http://www.charges.com.br>. Acesso em: 30 dez. 2012
Os verbos odiar e adorar se referem à palavra “pneus”, entretanto, em virtude da polissemia, esta palavra está sendo usada em sentidos diferentes. Explique ambos os sentidos e, dessa forma, justifique o emprego dos verbos em cada lado da charge.
- Biologia | 03. Bioquímica
(Bahiana) Embora a saúde e a felicidade estejam correlacionadas de maneira inequívoca e bidirecional, não é fácil saber qual a relação de causalidade entre esses dois estados. Somos felizes por ter boa saúde ou é a felicidade que nos faz saudáveis? Tentativas de transpor essa associação para o cenário científico esbarram em importantes obstáculos. Tais dificuldades não intimidaram o psicólogo e geneticista Steve Cole que tem se dedicado a determinar quais genes se expressam em pessoas felizes e compará-los com os de pessoas em estados mentais negativos, decorrentes de estresse ou solidão. Não parece haver dúvida de que o sistema nervoso central influi no sistema imune. Cole propôs que, entre os mais de 20 mil genes humanos, há 209 que separam as pessoas deprimidas das felizes. Os genes mais expressos nas pessoas tristes seriam os ligados à resposta inflamatória e os genes reprimidos teriam papel antiviral.
RUMJANEK, Franklin. Genes felizes? CiênciaHoje.São Paulo: SBPC, n. 311, v. 52, jan./ fev. 2014, p.17. Adaptado.
Considerando-se uma abordagem genética da correlação saúde e felicidade, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 2.02 Substantivos
(UEMG) Se constata que entre el Español y el Portugués existen divergencias léxicas, entre ellas, las palabras heterosemánticas.Señale la alternativa en que todos los vocablos pertenecen a la referida clase de palabras:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) Álvaro, me adiciona
“Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.”
Espanta que Álvaro de Campos tenha dito isso antes do advento das redes sociais. O heterônimo parece estar falando da minha timeline: “Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?”.
Humblebrag é uma palavra que faz falta em português. Composta pela junção das palavras humble (humilde) e brag (gabar-se), seria algo como a gabação modesta. Em vez de simplesmente gabar-se: “Ganhei um prêmio de melhor ator no Festival de Gramado”, você diz: “O Festival de Gramado está muito decadente. Para vocês terem uma ideia, me deram um prêmio de melhor ator.”
Atenção: se todo post é vaidoso, toda coluna também. Percebam o uso de palavras em inglês, a citação a Fernando Pessoa. Tudo o que eu mais quero é que vocês me achem o máximo. “Então sou só eu que sou vil e errôneo nessa terra?”. Não, Álvaro. Me adiciona.
DUVIVIER, G. Caviar é uma ova. São Paulo: Cia. das Letras, 2016 (adaptado).
O texto traz uma crítica ao uso que as pessoas fazem da linguagem nas redes sociais. Qual passagem exemplifica linguisticamente essa crítica?
- Física | 1.2 Vetores
(IFPE) Qual o cosseno do ângulo formado pelos vetores A= 4i + 3j; B = -i + j em que "i" e "j" são vetores unitários?