Os maias desenvolveram um sistema de numeração vigesimal que podia representar qualquer número inteiro, não negativo, com apenas três símbolos. Uma concha representava o zero, um ponto representava o número 1 e uma barrinha horizontal, o número 5. Até o número 19, os maias representavam os números como mostra a Figura 1:
Números superiores a 19 são escritos na vertical, seguindo potências de 20 em notação posicional, como mostra a Figura 2.
Ou seja, o número que se encontra na primeira posição é multiplicado por 200 = 1, o número que se encontra na segunda posição é multiplicado por 201 = 20 e assim por diante. Os resultados obtidos em cada posição são somados para obter o número no sistema decimal.
Um arqueólogo achou o hieróglifo da Figura 3 em um sítio arqueológico:
O número, no sistema decimal, que o hieróglifo da Figura 3 representa é igual a:
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Ueg) Os seres humanos são formados socialmente. A sociologia aborda esse processo de constituição social dos seres humanos com o termo “socialização”. Desde Marx e Durkheim, passando pela escola funcionalista até chegar aos sociólogos contemporâneos, esse é um tema fundamental da sociologia, mesmo sem usar esse termo. Alguns sociólogos atribuem um caráter repressivo e coercitivo ao processo de socialização em determinadas épocas e sociedades. A socialização, na sociedade moderna, seria diferente da que ocorre em outras sociedades. A letra da música a seguir apresenta elementos desse processo de socialização moderna.
PRESSÃO SOCIAL
Plebe Rude
Há uma espada sobre a minha cabeça
É uma pressão social que não quer que
eu me esqueça
Que tenho que estudar
que eu tenho que trabalhar
que tenho que ser alguém
não posso ser ninguém
Há uma espada sobre a minha cabeça
É uma pressão social que não quer que
eu me esqueça
Que a minha vitória é a derrota de alguém
e o meu lucro é a perda de alguém
que eu tenho que competir
que eu tenho que destruir
Há uma espada sobre a minha cabeça
É uma pressão social que não quer que
eu me esqueça
Que eu tenho que conformar
conformar é rebelar
que eu tenho que rebelar
rebelar é conformar
E quem conforma o sistema engole
e quem rebela o sistema come
Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/plebe-rude/pressao-social-original.html>.
Acesso em: 16/03/2016
A letra da música apresenta o processo de:
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Provérbios
Muita verdade se esconde
Entre o céu e a terra
Cão que ladra não morde
Bom cabrito não berra
Minha terra tem coríntias
Onde canta o curió
Não tem nada mais gostoso
Que o pastel da minha vó
Pergunte ao velho colombo
Que também usava franja
Se galinha velha é boa
Ou é melhor sua canja
Muito trabalho ele teve
Você sabe como é
Botar um ovo é fácil
Difícil é botar ele em pé
Tire o cavalo da chuva
Que depois o sol esquenta
Para curar um mau feito
Use chá e água benta
Mosca com boca fechada
E rato que rói a roupa
Sexta-feira dia 13
Panela velha dá sopa
Um gato que é escaldado
De água fria tem um medo
Ensinar o pulo do gato
Nem mais tarde e nem mais cedo
Teimoso como uma mula
É o canguru saltador
Aquilo que não tem cura
Só pode ser mal de amor
Não olhe os dentes do bicho
Se for um cavalo dado
Falar mal, bater no peito
Isso também é pecado
Pão de ló não deve dar
Pra quem dentes não tiver
Não discuta futebol
E nem bata em sua mulher
O macaco no seu galho
É preguiça o dia inteiro
Barata que é esperta
Não cruza o galinheiro
Periquito leva a fama
Papagaio come milho
O bolo não quer galocha
E o trem só anda no trilho
A galinha do vizinho
Fez isso a final de contas
Bota ovo amarelinho
Minhas quebradas são contas
BARBOSA, A.; BOLDRIN, R. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 20 out. 2021.
O título dessa música prenuncia a intertextualidade presente na letra: os compositores Adoniran Barbosa e Rolando Boldrin fizeram referência a provérbios, ou seja, a ditados populares. Além dos ditados populares, a letra da música também se associa a
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A estrutura básica das igrejas românicas seguia o emprego do plano básico, no qual uma nave central conduzia a uma abside ou coro e estava ladeada por duas ou quatro naves laterais. No entanto, a aparência delas logo se diferenciou do modelo e assumiu uma personalidade própria, marcada pela robustez das formas. Românico e gótico são, indiscutivelmente, os estilos que melhor traduzem a produção artística e arquitetônica cristã do período medieval.
Além do aspecto externo, também o interior das construções românicas foi se distanciando do modelo das basílicas. Os tetos em madeira foram substituídos por pedras e outros materiais, tanto para evitar os perigos de incêndio quanto para dar maior solidez ao edifício. Apropriando-se das experiências romanas, os construtores da época desenvolveram uma série de experimentos para construir tetos em abóbadas nos enormes espaços das naves centrais, sem aumentar demais o tamanho das paredes e pilares. Se utilizassem apenas pedras para recobrir o teto, o peso seria muito grande, e as paredes e os pilares deveriam ser ainda mais robustos, para suportar o peso da abóbada.
PALHARES, J. Disponível em: https://maestro.plurall.net. Acesso em: 16 maio 2021.
Com base no conceito apresentado no texto, a estrutura básica das igrejas românicas
- Literatura
(CFTMG) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Neste mundo é mais rico, o que mais rapa:
Quem mais limpo se faz, tem mais carepa;
Com sua língua, ao nobre o vil decepa:
O Velhaco maior sempre tem capa.
Mostra o patife da nobreza o mapa:
Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;
Quem menos falar pode, mais increpa:
Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.
A flor baixa se inculca por tulipa;
Bengala hoje na mão, ontem garlopa,
Mais isento se mostra o que mais chupa.
Para a tropa do trapo vazo a tripa
E mais não digo, porque a Musa topa
Em apa, epa, ipa, opa, upa.
MATOS, Gregório de. Poemas. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 1998. p. 56.
Glossário:
carepa: caspa, sujeira.
garlopa: instrumento utilizado pelos carpinteiros para aplainar madeira.
increpar: censurar
NÃO se identificou corretamente o recurso empregado na construção do verso em:
- História | 3.5 Nova
(UPF) Em 2015, completaram-se 30 anos da morte de Tancredo Neves, primeiro presidente eleito após o encerramento da ditadura militar no Brasil. Na ocasião, após a morte de Tancredo, a presidência foi assumida pelo então vice-presidente José Sarney, que, dentre os inúmeros problemas herdados do ciclo militar, teve de enfrentar uma economia em crise, com alta da inflação, que ultrapassava os
Sobre esse período, considere as asserções a seguir.
I. Uma tentativa de conter a inflação foi o Plano Cruzado, que congelou os preços por um ano e adotou o mecanismo do “gatilho” para reajuste dos salários.
II. Atendendo à convocação de Sarney para travar uma “guerra de vida ou morte” contra a inflação, muitos brasileiros entravam nos supermercados exibindo bottons com a inscrição “sou fiscal do Sarney” e denunciando os estabelecimentos quando havia remarcação indevida de preços.
III. Os empresários apoiaram o plano e as exportações de produtos industrializados explodiram.
IV. A crise das contas externas levou o Brasil a declarar a chamada “moratória técnica”, em 1987.
É verdadeiro apenas o que se afirma em: