A TURMA DO 1º ANO TEM 19 ALUNOS. A ESCRITA DO NÚMERO 19 É.
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- Literatura | 5.3 Contemporâneo
Disponível em: https://br.pinterest.com/geanetelles/poema-visual/
O poema de vanguarda ou concretista nasceu da mistura da linguagem visual e verbal. Essa mistura de linguagens, no poema de Fabio Bahia, a (as)
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A produção de soja do Brasil deve avançar 5,4% na temporada 2019/2020, em comparação anual, e atingir recorde de 125,75 milhões de toneladas, estimou nesta terça-feira a consultoria Safras & Mercado, elevando sua projeção para a colheita da oleaginosa neste ano-safra.
ARAUJO, G. Produção de soja do Brasil deve avançar 5,4% e bater recorde em 2019/2020, diz Safras. Extra.. Disponível em: https://extra.globo.com. Acesso em: 5 dez. 2019.
De acordo com o texto, a produção de soja, em milhões de toneladas, na temporada 2018/2019 foi, aproximadamente, igual a
- Química | 2.4 Cinética Química
(UFRGS) Para a obtenção de um determinado produto, realiza-se uma reação em 2 etapas. O caminho dessa reação é representado no diagrama abaixo.
Considere as afirmações abaixo, sobre essa reação.
I. A etapa determinante da velocidade da reação é a etapa 2.
II. A reação é exotérmica.
III. A energia de ativação da etapa 1 é maior que a energia de ativação da etapa 2.
Quais estão corretas?
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Olá, crianças! Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: a diversidade e a acessibilidade! Cada pessoa é diferente uma da outra, e isso é o que nos torna especiais! Todos nós merecemos respeito e inclusão! É importante que a gente aprenda a tornar o mundo um lugar mais acessível, onde todas as pessoas possam ter as mesmas oportunidades e participar das mesmas atividades.
Quais são algumas maneiras de tornar a escola mais acessível para estudantes com deficiência? Cite pelo menos duas.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Texto
A seguir, está reproduzido o resumo de um projeto de mestrado na área de Arquitetura e Urbanismo.
Esta pesquisa pretende mapear a presença de jardins, hortas, pomares e herbários nos locais de ocupação jesuítica na América Portuguesa, entre os séculos XVI e XVIII, com um olhar para a sua conformação arquitetônica e paisagística, através do levantamento de fontes documentais textuais e iconográficas que nos informem sobre tais espaços de cultivo e estudo das plantas. Parte-se da compreensão de tais ambientes enquanto locais privilegiados de trânsito, aclimatação e cultivo de espécies vegetais, tanto exóticas – trazidas da Europa ou dos outros territórios coloniais da Ásia e África –, como nativas das Américas, em um contexto de crescente mundialização viabilizada pelo processo de expansão ultramarina ibérica e, portanto, cruciais para os processos de alteração e conformação das paisagens brasileiras. Para esta pesquisa, serão considerados os antecedentes históricos dos hortos botânicos construídos em instituições científicas, as experiências da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas, bem como as práticas e os saberes dos indígenas no manuseio das plantas dentro de seu universo cultural. Espera-se que este levantamento fundamente futuras pesquisas na área, permitindo o aprofundamento dos estudos sobre estes espaços de cultivo jesuíticos e sobre seus impactos na formação das paisagens e tecidos urbanos do qual fizeram/fazem parte.
(ANDRÉ, M. B.. Jardins, hortas, pomares e herbários nos espaços jesuíticos da América Portuguesa. Biblioteca Virtual da FAPESP. Disponível em: https://bv. fapesp.br/pt/bolsas/199656/jardins-hortas-pomares-e-herbarios-nos-espacos-jes uiticos-da-america-portuguesa-seculos-xvi-xviii/. Acesso em 12/08/2023.)
O resumo do projeto de mestrado (texto) assinala como uma das contribuições pretendidas pela pesquisa a de que o levantamento a ser produzido possa fornecer fontes para “futuras pesquisas na área”.
A que levantamento essa parte do texto se refere?