Disponível em: https://br.pinterest.com/geanetelles/poema-visual/
O poema de vanguarda ou concretista nasceu da mistura da linguagem visual e verbal. Essa mistura de linguagens, no poema de Fabio Bahia, a (as)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbos, frase e oração, sujeito e predicado
Veja o painel na imagem a seguir. Escreva nele uma frase, um pedido ou algo que chame a atenção de quem passa por esse lugar.
Agora, escreva o porquê de sua escolha e o que você considera importante levar ao conhecimento das pessoas.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
46. Texto base: .
Enunciado:
Analise a imagem que representa a utilização das principais fontes de energia.
Disponível em: <http://escola.tubalivre.com/2010_05_01_archive.html>. Acesso em: 19 mar. 2014.
A partir da imagem, cite as fontes de energia que dependem diretamente do processo de fotossíntese realizado pelos seres autótrofos.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
20. Texto base:
¿Qué vamos a comer hoy? A veces, después de las clases, cuando tienen dinero, Toni, Lucy, Pepe, e Inés van a la cafetería a comer. Pepe - ¡Oiga! Quiero una hamburguesa con dos carnes, mucha mayonesa y ketchup, y por favor, sin pepino, sin tomate, sin lechuga y sin cebolla. Quiero también una ración de papas fritas. Y de postre un helado de chocolate. ¡Ah! Y una botella de refresco de cola. Toni - ¡Yo que tú comería algo más saludable! Además hoy en el recreo te he visto comiendo galletas y caramelos. Pepe - Qué pesado eres, Toni. Estas comidas chatarras son tan sabrosas…Ummmmm… Lucy – No tengo hambre. Para mí, sólo un zumo de frutas rojas. Inés – Para mí un jugo de acerola y un pan de queso relleno con jamón. ¿Y tú, Toni no vas a comer nada? Toni – ¡Por supuesto! Un bocadillo con pan integral, zanahoria y atún y para beber, zumo de naranja.
Enunciado:
Lee el diálogo y contesta a las preguntas.
(A) ¿Toni, Lucy, Pepe, e Inés van a la cafetería todos los días?
(B) ¿Toni se preocupa con la alimentación de Pepe?
(C) Lucy no quiere comer nada, ¿verdad?
(D) ¿Inés pide una empanada de jamón?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Leia o excerto.
O emprego adequado das conexões entre as palavras garante um texto bem feito. Um recurso importante é evitar repetições de palavras. Identifique no trecho selecionado expressões que se referem ao termo duas ou mais línguas.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
POR QUE MENINOS USAM ROUPA AZUL E MENINAS, ROSA?
CLARICE REICHSTUL
COLUNISTA DA FOLHA
Até o século 19, as roupas infantis geralmente eram brancas, afinal poderiam ser usadas por todos os filhos da família e resistiam a diversas lavagens. E as roupas eram poucas e caras. Mesmo o corte costumava ser unissex, meninos e meninas de até quatro anos usavam vestidos, cabelos compridos e sapatos do estilo boneca.
Nos Estados Unidos, era costume a associação de rosa para meninos e azul para meninas. Dizia-se que a cor rosa era mais forte e a azul, delicada. Por volta da 2ª Guerra Mundial, a moda de usar as cores para marcar diferença entre meninos e meninas pegou e, curiosamente, se inverteu. O interessante é que adotamos um costume dos norte-americanos que nos custa mais caro. Afinal, se em uma família o primeiro filho é menino, compra-se enxoval azul, e, se nasce uma menina depois, lá se vão os pais gastar com enxoval rosa.
Depois dos quatro anos, a criança começa a escolher a roupa. Mas é justo nesse primeiro período da infância que se estabelece essa separação que levamos para o resto da vida, com os carimbos rosa-menina e azul-menino. Nos anos 1960 e 1970, houve uma rebelião contra essa divisão e passou a valer uma moda infantil unissex, roupas que serviam para meninos e meninas. Mas, em meados da década de 1980, o jogo mudou de novo.
Acho que podemos nos inspirar na revolução dos anos 1960 e 1970 e exigir mais roupas unissex, de criança mesmo, coloridas, mas sem essa preocupação tão grande com o que é de menino e o que é de menina, não? Roupa boa de brincar, correr, pular. Menos regras desnecessárias nas nossas vidas, por favor! Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1094761-por-que-meninos-usam-roupa-azul-e-meninas-rosa.shtml. Acesso em: 28 maio 2012.
O que a autora quis dizer com: “Menos regras desnecessárias nas nossas vidas, por favor!”?