Texto
A seguir, está reproduzido o resumo de um projeto de mestrado na área de Arquitetura e Urbanismo.
Esta pesquisa pretende mapear a presença de jardins, hortas, pomares e herbários nos locais de ocupação jesuítica na América Portuguesa, entre os séculos XVI e XVIII, com um olhar para a sua conformação arquitetônica e paisagística, através do levantamento de fontes documentais textuais e iconográficas que nos informem sobre tais espaços de cultivo e estudo das plantas. Parte-se da compreensão de tais ambientes enquanto locais privilegiados de trânsito, aclimatação e cultivo de espécies vegetais, tanto exóticas – trazidas da Europa ou dos outros territórios coloniais da Ásia e África –, como nativas das Américas, em um contexto de crescente mundialização viabilizada pelo processo de expansão ultramarina ibérica e, portanto, cruciais para os processos de alteração e conformação das paisagens brasileiras. Para esta pesquisa, serão considerados os antecedentes históricos dos hortos botânicos construídos em instituições científicas, as experiências da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas, bem como as práticas e os saberes dos indígenas no manuseio das plantas dentro de seu universo cultural. Espera-se que este levantamento fundamente futuras pesquisas na área, permitindo o aprofundamento dos estudos sobre estes espaços de cultivo jesuíticos e sobre seus impactos na formação das paisagens e tecidos urbanos do qual fizeram/fazem parte.
(ANDRÉ, M. B.. Jardins, hortas, pomares e herbários nos espaços jesuíticos da América Portuguesa. Biblioteca Virtual da FAPESP. Disponível em: https://bv. fapesp.br/pt/bolsas/199656/jardins-hortas-pomares-e-herbarios-nos-espacos-jes uiticos-da-america-portuguesa-seculos-xvi-xviii/. Acesso em 12/08/2023.)
O resumo do projeto de mestrado (texto) assinala como uma das contribuições pretendidas pela pesquisa a de que o levantamento a ser produzido possa fornecer fontes para “futuras pesquisas na área”.
A que levantamento essa parte do texto se refere?