(UFLA) As afirmações que se seguem dizem respeito a dois elementos A e B.
Podemos afirmar que:
Questões relacionadas
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
Nos cartazes pendurados na casa habitável, só havia espaço para teses anarquistas e ambientalistas. Anticapitalistas, os Black Blocs defendem uma genérica “solidariedade humana”. Ninguém é considerado traidor se não entrar no quebra-quebra, mas o vandalismo é visto como ato de coragem. Equipamentos como orelhões são quebrados, segundo eles, porque a telefonia é dominada por estrangeiros. Também merecem condenação empreiteiras e multinacionais. Revoltados com a privatização do campo de Libra, incluíram a Petrobrás no rol de suas potenciais vítimas. Dizem que queimam as lixeiras públicas nos protestos porque consideram corruptas as concessionárias do serviço. Alguns rejeitam programas sociais, como Bolsa Família, Mais Médicos e ProUni, pois, segundo eles, mascaram as péssimas condições de vida da população e amortecem a revolta.
(Por dentro da máscara dos Black Blocs. Época, 01.11.2013.)
Sob o ponto de vista ideológico, a filiação declaradamente anarquista dos Black Blocs justifica-se pela
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
A poesia que floresceu nos anos 70 do século XX é inquieta, anárquica, contestadora. A “poesia marginal”, como ficou conhecida, não se filia a nenhuma estética literária em particular, embora seja possível ver nela traços de algumas vanguardas que a precederam, como no poema a seguir.
S.O.SChacal(...) nós que não somos médicos psiquiatrasnem ao menos bons cristãosnos dedicamos a salvar pessoasque como nóssofrem de um mal misterioso: o sufocoCAMPEDELLI, Samira Y. Poesia Marginal dos Anos 70. São Paulo: Scipione, 1995 (adaptado).
Da leitura do poema e do texto crítico acima, infere-se que a poesia dos anos 70:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(FGV) A ação fisiológica de drogas como o crack e a cocaína, resumidamente, é explicada pelo bloqueio de canais de recaptura de neurotransmissores, como a dopamina, por exemplo. A presença de dopamina na sinapse neural por um tempo prolongado confere as alterações nas sensações e no comportamento do usuário. Tendo em vista a propagação do impulso nervoso nos neurônios cerebrais humanos, é correto afirmar que a ação do crack e da cocaína ocorre
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIFACS)
A figura representa o esquema do princípio de funcionamento de um espectrógrafo de massa. A linha interrompida da figura representa a trajetória descrita pelo feixe de partículas eletrizadas lançadas na região onde existe um campo elétrico, de intensidade E, e um campo magnético, de módulo B, ambos uniformes e posteriormente em uma região onde há apenas um campo magnético uniforme de intensidade B0.
Desprezando-se a ação do campo gravitacional e sabendo-se que a massa e a carga de cada partícula do feixe são, respectivamente, iguais, a m e q, é correto afirmar:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UPE) A angiogênese é um mecanismo bem regulado em nosso organismo, sendo fundamental durante o desenvolvimento embrionário. Na fase adulta, no entanto, esses vasos sanguíneos, que, às vezes, brotam fora de hora e de lugar, podem estar relacionados a problemas graves, como o câncer. Nesse caso, o tumor só consegue se desenvolver, se houver suprimento sanguíneo, que o alimenta e o ajuda a crescer e a se espalhar por outros tecidos. Há muito se sabe que os genes HIF1A e VEGFA são os principais responsáveis pela regulação da formação da angiogênese. O que os ativava ou desativava, no entanto, permanecia sendo um mistério. Os microRNAs são moléculas, que controlam a expressão de um tipo específico de RNA mensageiro e inibem a expressão das moléculas às quais se ligam. Segundo Diana Nunes, “Quando um microRNA se liga a um RNA mensageiro, como no caso do VEGFA, ele o regula negativamente, impedindo sua tradução em proteína.”
Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/03/23/freios-moleculares/(Adaptado). Acesso em: julho 2015.
Sobre isso, analise os itens a seguir:
I. O RNAm descrito no texto transmite as instruções contidas nos genes, levando à produção de proteínas, que iniciam o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos.
II. Na regulação descrita, microRNAs específicos se ligavam aos RNAs mensageiros de HIF1A e VEGFA impedindo que eles fossem traduzidos em proteínas e, com isso, se iniciasse o surgimento de novos vasos sanguíneos.
III. Se a expressão dos microRNAs for aumentada, os RNAs mensageiros de VEGFA e HIF1A ficarão livres para produzir proteínas e iniciar a angiogênese.
IV. A regulação desses genes ocorre durante a replicação e começa quando a RNA polimerase se encaixa no promotor, iniciando a síntese do RNAm.
Estão CORRETOS