Analise a imagem a seguir, obtida por meio de microscopia eletrônica.
A imagem representa o revestimento interno do intestino delgado. A mucosa que reveste o seu interior apresenta invaginações, as vilosidades intestinais, pelas quais são absorvidas as substâncias digeridas.
A função das estruturas destacadas na imagem é de
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- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial, o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade, envolveu as forças armadas de mais de setenta países, opondo os Aliados às potências do Eixo. A guerra começou em 1.º/9/1939, com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha, e prolongou-se até 2/9/1945. Mobilizou mais de 100 milhões de militares e foram mortas 70 milhões de pessoas — cerca de 2% da população mundial da época —, a maioria das quais civis. Alemanha, Itália e Japão foram as principais nações que lutaram pelo Eixo, e, pelos Aliados, lutaram, principalmente, Grã-Bretanha, França, União Soviética, Estados Unidos da América e China. Ao final da guerra, com a rendição das nações do Eixo, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), teve início a Guerra Fria entre Estados Unidos da América e União Soviética, países que emergiram do conflito como superpotências mundiais, e acelerou-se o processo de descolonização da Ásia e da África.
A figura I ilustra o número de mortos, na Segunda Guerra Mundial, dos países envolvidos no conflito, e a figura II, o percentual de mortos, entre civis e militares, dos países Aliados e do Eixo.
A partir das informações do texto e das figuras acima, julgue o item, considerando que, em 2005 (60 anos após o fim do referido conflito), o valor oficial registrado da população mundial era igual a 6,5 × 109 pessoas e assumindo 0,64 como valor aproximado para ln (1,9).
Selecionando-se ao acaso dois nomes da lista de mortos no referido conflito, será inferior a 0,1 a probabilidade de ambos serem de militares, um deles do Eixo e o outro dos Aliados.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.9 Adjunto Adverbial
PAIVA, Miguel. Chiquinha: escola e mundo afora. Rio de Janeiro: Florescer, 2014. p.8.
Os adjuntos adverbiais “antigamente” e “hoje” são importantes na construção do efeito lógico-discursivo dessa tirinha porque modificam os verbos, imprimindo ao contexto uma circunstância de
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Nunca se falou e se preocupou tanto com o corpo como nos dias atuais. É comum ouvirmos anúncios de uma nova academia de ginástica, de uma nova forma de dieta, de uma nova técnica de autoconhecimento e outras práticas de saúde alternativa, em síntese, vivemos nos últimos anos a redescoberta do prazer, voltando nossas atenções ao nosso próprio corpo. Essa valorização do prazer individualizante se estrutura em um verdadeiro culto ao corpo, em analogia a uma religião, assistimos hoje ao surgimento de novo universo: a corpolatria.
CODO, W.; SENNE, W. O que é corpo(latria). Coleção Primeiros Passos. Brasiliense, 1985 (adaptado).
Sobre esse fenômeno do homem contemporâneo presente nas classes sociais brasileiras, principalmente, na classe média, a corpolatria:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, leia cada enunciado para o aluno acompanhar sua leitura.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(FUVEST) Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:
I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.
III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.
Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que