Texto base: Leia o texto. O plano envolvia a ocupação de edifícios públicos por todo o norte e centro da Itália, como um primeiro passo rumo á conquista do poder. Numa segunda etapa, três colunas se concentrariam nas estradas que levam a Roma, e convergiriam sobre a capital. [...]. Durante a noite chegaram notícias de toda a Itália sobre ocupações de estações ferroviárias, postos telefônicos, o correio, e de prédios do governo nas províncias. LYTTELTON, Adrian. Itália: 1919-1922. In: ROBERTS, J. M. História do século XX. São Paulo: Abril, 1974. p. 168.
Enunciado:
O relato está relacionado ao evento conhecido como Marcha sobre Roma, ocorrido em 1922.
Explique uma consequência política relacionada a esse evento.
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
[...] a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro; Zahar, 1985.
A indústria cultura, segundo os pensadores ligados à Escola de Frankfurt, seria responsável pelo (a)
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(CFTMG) Células ovoides, ricas em retículo endoplasmático granuloso, produtoras de anticorpos e protetoras dos organismos contra agentes invasores denominam-se e fazem parte do tecido . A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas é
- Matemática | 3.4 Modular
(UFCE) Sendo f(x) = |x2 - 2x|, o gráfico que melhor representa f é?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Considera el contexto a seguir: Twitter YouTube LinkedIn Facebook
Enunciado:
- 1) ____________ es la red social más exitosa, conocida y popular de internet. Es una herramienta social para conectar personas, descubrir y crear nuevas amistades, subir fotos y compartir vínculos de páginas externas y videos.
- 2) _____________es un sitio de almacenaje gratuito en la red, donde es posible subir para compartir, ver, comentar, buscar y descargar videos. Es uno más de los varios servicios que ofrece Google. Es muy popular gracias a la posibilidad de alojar vídeos personales de forma sencilla. Posee una gran variedad de clips de películas, programas de televisión y vídeos musicales.
- 3) ____________es una red social de microblogging, o sea una red para publicar, compartir, intercambiar, información, mediante breves comentarios en formato de texto, con un máximo de 140 caracteres, llamados Tweets, que se muestran en la página principal del usuario. Es la plataforma de comunicación en tiempo real, más importante que existe en la actualidad.
- 4) _____________es una red orientada a los negocios y para compartir en el ámbito profesional. Están representadas en ella la gran mayoría de las empresas de más de 200 países. Indispensable para la promoción profesional y muy útil para buscar y compartir información técnica y científica.
Disponible en: <http://norfipc.com/internet/redes-sociales-mas-populares-exitosas-internet.html>. Acceso el: 06 abr. 2015.
Relaciona las definiciones a los nombres de las redes sociales del recuadro.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho da reportagem a seguir.
Embargo dos EUA a Cuba completa meio século sob críticas
O embargo total americano sobre Cuba completa nesta terça-feira meio século sem sinais de que o presidente Barack Obama faça planos de por fim a medida, enquanto ativistas e analistas continuam denunciando que a prática é uma política "obsoleta" que danifica principalmente a população da ilha. (…).
No início de 2011, Obama se valeu de uma ordem executiva para flexibilizar as restrições de viagens e envios de remessas a Cuba que foi adotada por seu antecessor, George W. Bush, mas deixou de pé o bloqueio unilateral contra a ilha imposto oficialmente em 7 de fevereiro de 1962 pelo então presidente John F. Kennedy.
Cabe ao Congresso americano derrogar o embargo, reforçado em 1996 pela Lei Helms-Burton, mas o Governo de Obama condiciona seu apoio à eliminação dessa medida a que o regime do presidente Raúl Castro faça "mudanças" que ainda não aconteceram. (...)."O embargo está defasado, é um remanescente da Guerra Fria", sustentou em comunicado o diretor de programas da WOLA, Geoff Thale, para quem a medida está "desatualizada e só prejudica o povo cubano, suas famílias nos Estados Unidos e os interesses americanos".
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1045129-embargo-dos-eua-a-cuba-completa-meio-seculo-sob-criticas.shtml.
Acesso em 29 de março de 2012.
(A) Caracterize o período de Guerra Fria a que Obama se refere.
(B) Explique as razões do embargo econômico imposto a Cuba, em 1962, pelos EUA