Texto base: Leia a tirinha a seguir, da Turma da Mônica.
Enunciado:
“- Cebolinha! Posso usar o seu sapato?
- Clalo, Cascão!”
Explique o que o personagem Cebolinha inferiu para responder à pergunta realizada por seu colega Cascão.
Questões relacionadas
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
As flores de uma determinada planta podem ser brancas, vermelhas ou creme. A cor branca (ausência de deposição de pigmento) é condicionada por alelo recessivo (aa). O alelo A determina a deposição de pigmento. O alelo dominante B produz pigmento vermelho, enquanto seu recessivo, a cor creme. Cruzando-se plantas heterozigotas para os dois genes entre si, a probabilidade de obtermos uma planta branca é de
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIT) Os dentes são estruturas mineralizadas, ricas em cálcio, muito duras e são formados por coroa e raiz. A coroa é o que geralmente aparece quando se sorri ou se olha para dentro de boca. Ela é circundada por um duro esmalte dental. A raiz do dente, em condições normais, fica para baixo do nível da gengiva. Ela não é mais revestida de esmalte, mas de uma fina e fraca camada mineralizada chamada de cimento. Tanto a coroa quanto a raiz são mais internamente formadas de dentina e de polpa (ou nervo do dente).
Assim, nessas estruturas, há possibilidade de se desenvolver cáries que:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(FUVEST 2015 1ª FASE) Cinco cremes dentais de diferentes marcas têm os mesmos componentes em suas formulações, diferindo, apenas, na porcentagem de água contida em cada um. A tabela a seguir apresenta massas e respectivos volumes (medidos a 25 ºC) desses cremes dentais.
Marca de creme dental
Massa (g)
Volume (mL)
A
30
20
B
60
42
C
90
75
D
120
80
E
180
120
Dado:
- densidade da água (a 25 oC) = 1,0 g/mL.
Supondo que a densidade desses cremes dentais varie apenas em função da porcentagem de água, em massa, contida em cada um, pode-se dizer que a marca que apresenta maior porcentagem de água em sua composição é
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNEB) Um mundo muito, muito pequeno: a cada ano a Nikon solicita a inscrição de milhares de cientistas que utilizam câmeras e microscópios ópticos para que capturem imagens de fenômenos invisíveis a olho nu. A foto vencedora é do coração de mosquito, um tubo de 2 milímetros de comprimento. (KUCHMENT, 2011, p. 7).
A figura representa o esquema simplificado de um microscópio composto constituído por lentes objetiva e ocular, de distâncias focais, respectivamente, iguais a 10,0 mm e 200,0 mm. Sabendo-se que o coração intacto de um mosquito, objeto oo’, é colocado a 12,0 mm da lente objetiva e a imagem final, I2I2’, de 2,0 mm é formada a 300,0 mm da lente ocular, é correto afirmar que a ordem de grandeza do tamanho do coração do mosquito é igual, em metros, a
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el dialogo a seguir. PAULA: Hola Carlos ¿Qué tal? CARLOS: Bien, un poco cansado... He tenido muchas clases hoy. PAULA: Bueno, pero lo pasaste bien el fin de semana pasado ¿no? Finalmente ¿Qué hiciste? ¿Jugaste el partido? CARLOS: No, al final no jugamos porque llovió. El sábado fui con mi prima al cine y vimos una película de ciencia ficción. PAULA: ¿Os gustó la película? CARLOS: A mí no me gustó mucho, pero a mi prima le encantó. PAULA: Pues yo el sábado vi a Shakira en concierto... CARLOS: ¿De verdad? ¡Genial! ¿Te gustó el concierto? PAULA: ¡Me encantó! ¡Fue increíble! Bailé, canté... CARLOS: ¿Sabes? Yo nunca he ido a un concierto en directo. PAULA: ¿No? Pues yo ya he ido a dos de Shakira y el mes pasado compré la entrada para ver a mi cantante favorito. CARLOS: ¿Sí? ¿Y quién es? PAULA: Se llama Juanes y ha sacado disco nuevo este año. CARLOS: ¿Juanes? ¿El colombiano? A mí también me gusta mucho. Precisamente esta mañana he visto su nuevo videoclip. ¡Me ha encantado! PAULA: ¿En serio? Y ¿Por qué no vienes al concierto? CARLOS: ¿Crees que ya se han vendido todas las entradas? PAULA: Seguro que no. Ayer escuché en la radio que hay entradas disponibles en la tienda de discos. CARLOS: ¿Y sabes dónde está? PAULA: ¡Claro! Esta semana he ido a esa tienda tres veces ¡Vamos! Disponible en: < http://www.mecd.gob.es/polonia/dms/consejerias-exteriores/polonia/publicaciones/material- didáctico/UUDD2014-ELE-Gimnazjum/ELE-A2-ParteII-6-11.pdf> Acceso el: 09 dic. 2015.
Enunciado:
¿Qué tiempos verbales fueron utilizados en el diálogo? Identifica en el texto elementos, palabras y expresiones de conexión temporal que se refieren al tiempo verbal correspondiente y escríbelos.