Durante a respiração, uma pessoa consegue forçar de forma consciente a aceleração e diminuição do ritmo respiratório. Isso ocorre porque a ventilação pulmonar pode ser controlada voluntariamente. No entanto, há um controle involuntário das estruturas envolvidas na inspiração e expiração feito pelo centro respiratório, localizado no bulbo, e considerado um centro vital também conhecido por:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(FUVEST)
No heredograma acima, a menina II - 1 tem uma doença determinada pela homozigose quanto a um alelo mutante de gene localizado num autossomo. A probabilidade de que seu irmão II - 2 clinicamente normal, possua esse alelo mutante é
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Texto 1
Disponível em: https://www.dancastipicas.com/wp-content/uploads/2019/05/dan%C3%A7as-ind%C3%ADgenas-brasileiras-678x381. pg
Texto 2
A dança indígena é realizada para celebrar rituais. Inúmeros são os motivos que levam os índios a praticarem esse ato, como: a homenagem aos mortos, a celebração a colheita, a pesca, dentre outros fatos.
Por que a dança indígena é única?
A dança é uma arte que abrange o movimento do corpo em um determinado ritmo. As expressões podem ser
acompanhadas de música ou não. É comum artistas realizarem apresentações de dança em locais como teatro ou rua.
Já a dança indígena possui um diferencial em relação às outras danças brasileiras: ela não é voltada para apresentação ao público. O objetivo dos índios é realizar movimentos relacionados a acontecimentos importantes, como a passagem de um jovem à fase adulta, o agradecimento da colheita, o ritual de espantar doenças, as saudações a quem chega à aldeia.
A dança indígena é praticada por mulheres e homens, e eles costumam utilizar algumas peças para realizarem esses rituais, como símbolos, amuletos, instrumentos musicais típicos da cultura. O uso dos artefatos pode variar a depender da finalidade do ritual.
Disponível em: https://www.guiaestudo.com.br/danca-indigena.
As danças folclóricas, sendo uma expressão das diferentes manifestações da dança, são contextuais, pois seus gestos e coreografias fazem referência a situações da vida cotidiana e expressam visões de mundo de uma comunidade. Essa contextualização
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El cine y el movimiento
[1] En 1907, en La Evolución Creadora, Bergson nos
ofrece una de sus tesis sobre el cine y su relación con el
movimiento. El cine procede, en efecto, con dos datos
[4] Complementarios: Cortes Instantáneos Llamados Imágenes; ONU
movimiento o un tiempo impessoal, uniforme, abstracto,
invisível o imperceptível, que está "en" el aparato y "con" el cual
[7] Se hace desfilar las imágenes. El cine nos presenta, pues, un falso
movimiento, es el ejemplo típico del falso movimiento. Mas Earthshaker
curioso que Bergson imponga un nombre tan moderno y reciente
[10] — cinematográfica — a la más vieja de las ilusiones. En efecto,
dice Bergson, cuando el cine reconstruye el movimiento con
cortes inmóviles, no hace sino lo que hacía ya el pensamiento más
[13] antiguo — las paradojas de Zenón —, o lo que hace la percepción
natural. En este aspecto, Bergson se distingue de la
fenomenología, para la cual el cine rompería más bien con las
[16] Condiciones de la percepción natural. "Tomamos vistas casi
instantáneas sobre la realidad que pasa, y, como ellas son
características de esa realidad, nos basta con ensartarlas a lo largo
[19] De un devenir abstracto, uniforme, invisible, situado al fondo del
aparato del conocimiento... La percepción, la intelección, el
Lenguaje proceden en general así. Se trate de pensar el devenir, o
[22] De expresarlo, o incluso de percibirlo, no hacemos otra cosa que
accionar una especie de cinematógrafo interior." ¿Deberá
entenderse que, según Bergson, el cine sería tan sólo la
[25] Proyección, la reproducción de una ilusión constante, universal?
¿Como si siempre se hubiese hecho cine sin saberlo? Pero
entonces son muchos los problemas que se plantean, y ante todo,
[28] La reproducción de la ilusión, ¿no es también, en cierta manera, su
corrección? ¿Se puede concluir de la artificialidad de los medios
la artificialidad del resultado?
Gilles Deleuze. La imagen-movimiento. Estudios sobre cine, 1990 (con adaptaciones).
Basándose en el texto de arriba, juzgue lo ítem siguiente.
Se puede inferir del texto que, según la opinión de Bergson, en la antigüedad ya se hacían películas.
- História | 5.6 Mercantilismo
TEXTO I
A centralização econômica, o protecionismo e a expansão ultramarina engrandeceram o Estado, embora beneficias sem a burguesia incipiente.
ANDERSON, P. In: DEYON, P. O mercantilismo. Lisboa: Gradiva, 1989 (adaptado).
TEXTO II
As interferências da legislação e das práticas exclusivistas restringem a operação benéfica da lei natural na esfera das relações econômicas.
SMITH, A. A riqueza das Nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado).
Entre os séculos XVI e XIX, diferentes concepções sobre as relações entre Estado e economia foram formuladas. Tais concepções, associadas a cada um dos textos, confrontam-se, respectivamente, na oposição entre as práticas de:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer question
[…] Working on Recycling
We've been working on recycling
All the trash we can
We've been working on recycling
It's a very simple plan
Separate your glass and paper
Separate you plastic and tin
Take the trash you've recycled...
To the recycling bin!!! […]
THE WHEELS On the Bus. Available at: http://www.canteach.ca/elementary/songspoems51.html. Access on: April 27th 2012. (Fragment)
What does the poem writer suggest us to help the environment?