(UECE) A FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – conceitua floresta como “qualquer área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano”.
FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação FAO (2004). http://www.fao.org/forestry/media/7797/1/0/
Considerando o estado atual das áreas florestais brasileiras, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Matemática | 3.6 Exponencial
Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função f(t) = b.at com t em ano. Essa função está representada no gráfico.
Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(FUVEST 2014 1° FASE) Considere a situação hipotética de lançamento, em um ecossistema, de uma determinada quantidade de gás carbônico, com marcação radioativa no carbono. Com o passar do tempo, esse gás se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos. Considere as seguintes moléculas:
I. Moléculas de glicose sintetizadas pelos produtores.
II. Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores.
III. Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas.
IV. Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores. Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. A Internet nos deixa estúpidos: entrevista com Mark Bauerlein Por Eduardo Szklarz.
Para o americano Mark Bauerlein, é preciso tirar os jovens da rede para que passem mais tempo com os pais - e, assim, fiquem mais inteligentes.
“[...] Como a internet piora a inteligência dos jovens? Eu me refiro principalmente a 4 elementos: curiosidade intelectual, conhecimento histórico, consciência cívica e hábitos de leitura. Os jovens têm lido cada vez menos nos EUA. E estou dizendo livros, jornais e revistas, que ainda são o principal e o mais importante acesso ao conhecimento. Mas a web não pode ser útil para o conhecimento? Poderia, mas os garotos não se importam com essas coisas. Eles não visitam um site de um grande museu para ver as pinturas. Preferem visitar seu perfil pessoal na internet ou fazer upload das fotos da última festa, ou escrever em seu blog como odeiam a escola. Segundo o instituto Nielsen Media Research, 9 entre os 10 sites mais populares entre os adolescentes são redes de relacionamento. É isso que as ferramentas significam para eles: um meio social. [...] É possível tirar os jovens da internet? É possível estabelecer um momento em que eles desliguem o celular, apaguem o computador e leiam um jornal, uma revista ou um livro. Nessa “hora da leitura”, os meninos podem ler o que quiserem. Não têm que ler Jorge Luis Borges ou Moby Dick. O importante é que possam ficar sentados, sem interrupção, e focar-se no texto. Depois disso, podem voltar a jogar videogame! A ideia é colocar um muro entre eles e os amigos durante uma pequena parte do dia. Acha que isso vai dar certo? Já vem dando certo com alunos meus. Quando lhes digo que precisam passar um tempo desplugados, ou não fazer o dever com a TV ligada, vejo que eles relaxam. Acho que muitos jovens já estão cheios de tantas conexões, celulares e e-mails. Realmente gostariam de dar um tempo. Mas pense no que aconteceria. Imagine que você está na faculdade e não tem orkut. Você está fora! A pressão é enorme. É como se tivesse 5 anos e ninguém quisesse brincar com você. Weinberger também diz que mais importante do que o conhecimento é a compreensão dos fatos... Sim, concordo, mas a compreensão é um processo bastante lento. E a internet agita tanto os garotos que muitos professores nos EUA já acham difícil mandar os alunos ler um livro com mais de 200 páginas. Os adolescentes não conseguem se concentrar por muito tempo. Um argumento complexo ou um poema difícil viraram coisas irritantes para ser assimiladas. [...] Mark Bauuerlein tem 49 anos e vive com a família em Atlanta, EUA. Disponível em: <super.abril.com.br/tecnologia/internet-deixa-estupidos-entrevista-mark-b....> Acesso em 05 nov. 2014.
Enunciado:
Apesar das duras críticas feitas pelo autor, ele aponta possibilidades de conciliação entre o uso da internet e a dedicação à leitura paginada. Escreva um parágrafo relatando a experiência de “passar um tempo desplugado”.
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Por conseguinte, todo homem, ao consentir com outros em formar um único corpo político sob um governo único, assume a obrigação, perante todos os membros dessa sociedade, de submeter-se à determinação da maioria e acatar a decisão desta. Do contrário, esse pacto original, pelo qual ele, juntamente com outros, se incorpora a uma sociedade, não teria nenhum significado e não seria pacto algum,caso ele fosse deixado livre e sob nenhum outro vínculo além dos que tinha antes no estado de natureza.
LOCKE,J. Doistratados sobre o governo.São Paulo: Martins Fontes, 1998.
John Locke foi um filósofo britânico do século XVII, neste excerto, este pensador defende que
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A origem da capoeira está ligada à escravidão brasileira, pois nasceu como elemento de resistência à opressão do negro escravo naquela época. Considerados como mercadorias, os negros eram submetidos à vontade e aos desmandos de seus senhores. O castigo, a humilhação e o medo foram formas de manutenção e controle desse sistema. A forma mais importante de resistência a essas condições de vida foram as fugas. A capoeira surge nesse contexto como elemento de resistência física, diante da necessidade de autodefesa à opressão, utilizando seu corpo para confrontar seus opressores; e resistência cultural, proveniente da necessidade do negro escravo de se fazer humano, reconstruindo sua identidade.
Disponível em: http://ebookbrowsee.net. Acesso em: 28 jan. 2014 (adaptado).
O contexto do surgimento da prática da capoeira no Brasil marca física, histórica e culturalmente essa manifestação corporal, caracterizando-a como uma: