Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – é um dos principais índices utilizados para se determinar a tendência da inflação no Brasil, influenciando diretamente nos preços de mercado para o consumidor final e também em alguns tipos de investimentos, ou seja, quanto maior o IPCA, maiores são os preços praticados no mercado. O gráfico a seguir exibe a série histórica da variação do IPCA acumulada na primeira década do Plano Real, no período de 1995 a 2004:
Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 28 mar. 2020 (adaptado).
Sabendo que um pesquisador pretende utilizar em sua tese a respeito do Plano Real a mediana da variação do IPCA no período dado no gráfico, o valor a ser adotado por ele, em porcentagem, é de, aproximadamente:
- Física | 3.1 Termometria
(UEFS) Pesquisadores sugerem a possibilidade de computação quântica baseada em tecnologias padronizadas de fabricação de microeletrônicos, utilizando um material semicondutor, rênio ou nióbio, sobre uma superfície semicondutora que, quando resfriada próximo do zero absoluto, exibe comportamento quântico.
Dentre os valores, o mais próximo do zero absoluto é
- História | Geral
(UFPB) Nos séculos X e XI, a organização do espaço feudal da Europa Ocidental começou a ser reconfigurada por transformações de cunho econômico, social, político e cultural, que foram afetando os modos de vida das pessoas. Os historiadores denominam o período, até o século XV, de crise do feudalismo.
Leia as afirmações abaixo sobre esse período e os processos de mudanças que o caracterizaram.
I. A interrupção da expansão muçulmana no Ocidente europeu possibilitou a retomada da navegação no Mar Mediterrâneo, expandindo as atividades comerciais através de rotas que articulavam o Oriente Médio, a Península Itálica e o norte da Europa.
II. O crescimento demográfico e do comércio provocou a alta dos preços dos alimentos, desencadeando uma expansão das fronteiras agrícolas, que resultou em alterações ambientais, com a derrubada de florestas e a drenagem de pântanos.
III. O crescimento demográfico afetou o poder territorial da nobreza com a abolição do direito do primogênito à herança das terras paternas, beneficiando os demais filhos, o que resultou na fragmentação da propriedade feudal.
IV. O crescimento demográfico e a alta dos preços dos alimentos levaram ao aumento dos tributos pagos pelos servos, implicando a expulsão da população excedente dos feudos, a qual expressou sua insatisfação praticando assaltos, pilhagens e revoltas.
V. O Renascimento Comercial acarretou o crescimento de burgos, ao longo de rotas e em lugares de comércio, atraindo os servos, dos feudos para esses núcleos urbanos nascentes, os quais, todavia, permaneceram sempre dependentes dos senhores feudais.
Está correto apenas o que se afirma em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa las frases con los nombres de los dibujos. Disponibles en: http://www.google.com.br/. Acceso: 29 marzo 2012.
- A) A Lupe le gusta el ___________________________.
- B) A mí me gustan los ___________________________.
- C) A Carmen le gustan las ___________________________.
- D) A ellos les gusta el ___________________________.
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
BEIJING — More than two dozen Chinese parents, shouting phrases including “Justice for the victims,” gathered outside a government building in Beijing on Monday to protest a vaccine scandal that has become one of the most visible public health crises in China in recent years.
The protest followed reports this month that hundreds of thousands of children across China had been injected with faulty vaccines for diphtheria, tetanus and whooping cough.
While the children appear to be unharmed, the episode undermined President Xi Jinping’s vision of a newly resilient China and his vow to eliminate corruption and abuse in the nation’s food and drug industries.
The protesters, standing outside the offices of the National Health Commission, called for stricter oversight of China’s drug industry, according to interviews with parents and images posted on social media. Holding a banner showing photos of children, the demonstrators rejected assurances by Chinese leaders that the issue was under control.
Disponível em: https://www.nytimes.com. Acesso em: 26 maio 2021.
O texto retrata uma das maiores crises dos últimos anos na saúde pública chinesa, a população, que enfrentou um problema na vacinação de crianças contra doenças, pressionou o governo a