Examine o mapa atentamente.
Fonte: Disponível em: www.auladehistoria.net> Acesso em: 31 jul 2013.
A) Explique o significado de ordem bipolar.
B) Ao longo de mais de quarenta anos de existência, a ordem bipolar foi marcada por períodos de tensões e período de distensão. Caracterize esses dois períodos.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. - Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir
e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
https://www.jws.com.br/2019/03/retratos-de-familia-do-passado/
https://fotografiamais.com.br/fotografia-publicitaria/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotografia
https://fotografiamais.com.br/tipos-de-fotografia/
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Posteriormente questione-os:
. Quais os tipos de fotografia existem?
. Para que servem as fotografias?
. Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
. Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
- Leve os alunos para a sala de informática e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos
de fotografias
Disponível: https://www.fotografia-dg.com/principais-tipos-de-fotografia/
- Converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Eme
seguida, junto com a turma, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações
coletadas.
- Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas (se tiverem) e atuais, Ipad,
celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que
mostre a evolução desses aparelhos.
- Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram
de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
- Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas
fotográficas e oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a
apreciação.
- Vai ser uma atividade muito interessante.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- História - Fundamental | 10. Segundo Reinado
Em 1830 o café era o principal produto de exportação do Brasil. O vale do Paraíba foi a primeira região de cultivo do café. Em meados do século XIX, por volta de 1850, o café passou a ser plantado na região de Campinas e de lá iniciou sua marcha para o oeste de São Paulo, que viria a se tornar o maior centro cafeicultor do Brasil. Observe o mapa:
Trajetória da cafeicultura
Entre as características da produção no Oeste Paulista, podemos citar
- Física | A. Escalar
(EEAR) Um móvel completa 1/3 de um percurso com o módulo da sua velocidade média igual a 2km/h e o restante com o módulo da velocidade média igual a 8 km/h. Sendo toda a trajetória retilínea, podemos afirmar que a velocidade média desse móvel durante todo o percurso, em km/h foi igual a
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UFRGS) Os diagramas abaixo se referem a células em diferentes fases da meiose de um determinado animal.
Os diagramas 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a
- Ciências - Fundamental | 08. As Ideias Evolucionistas
A imagem a seguir mostra parte da relação evolutiva entre os primatas.
Disponível em: <http://marianaideiasforadacaixa.files.wordpress.com/2010/10/evolucao-humana-evolucao-do-homem-imagens-australopithecus-ramapithecus-hominideos1.jpg>. Acesso em: 14 out. 2014.
O ancestral comum e imediato aos chimpanzés e aos homens habitou o planeta em um passado distante, no intervalo de tempo, em milhões de anos atrás, entre