A imagem a seguir mostra parte da relação evolutiva entre os primatas.
Disponível em: <http://marianaideiasforadacaixa.files.wordpress.com/2010/10/evolucao-humana-evolucao-do-homem-imagens-australopithecus-ramapithecus-hominideos1.jpg>. Acesso em: 14 out. 2014.
O ancestral comum e imediato aos chimpanzés e aos homens habitou o planeta em um passado distante, no intervalo de tempo, em milhões de anos atrás, entre
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Em um episódio de um programa de TV que retrata o dia a dia de profissionais da área médica, foi apresentada uma família que tinha casos de síndrome de Brugada. Essa síndrome é ocasionada por uma alteração monogênica autossômica dominante, com penetrância incompleta, que afeta a atividade de canais de sódio, resultando em fibrilação atrial. No episódio, pai e filha descobriram que eram os únicos que apresentavam essa alteração genética, sendo a mãe e o irmão mais velho normais, ou seja, não apresentavam o alelo para a síndrome de Brugada.
Considerando o padrão de herança, verifica-se que pai e filha são, respectivamente,
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Carnavália
Repique tocou
O surdo escutou
E o meu corasamborim
Cuíca gemeu, será que era meu, quando ela passou por mim?
[...]ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Tribalistas, 2002 (fragmento).
No terceiro verso, o vocábulo “corasamborim”, que é a junção coração + samba + tamborim, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão.
Essa palavra corresponde a um(a):
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Assinale abaixo apenas a alternativa que NÃO representa um direito das crianças.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Papel ofício
- Lápis HB
- Papelão
- Rolinhos de espuma
- Tinta guache - cores variadas
- Bandejas de isopor
- Recipiente com água
- Pano para limpeza
- Carbono
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando com os alunos sobre a gravura. A gravura é a impressão de imagens por meio de chapa gravada (matriz ou molde). Gravar é imprimir, estampar, marcar ou assinalar. O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa (madeira, metal, isopor, pedra) e em seguida aplicada numa base.
- Explicar os alunos que a gravura permite a multiplicação de tiragens e divulgação de idéias.
- Falar sobre os vários artistas da História que trabalharam com a arte da gravura e suas diversas técnicas.
- Mostrar algumas obras destes artistas.
Sugestão de alguns artistas que utilizaram a gravura como expressão de arte.
Disponível: https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/mestres-da-gravura/albrecht-durer/
https://amusearte.hypotheses.org/2072
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rembrandt
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Blake
https://br.pinterest.com/antoniojmarques/william-blake/
Fonte: http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/gravura.html
- O professor vai propor para a turma para criarem um desenho livre, mas este desenho deve ser constituído de partes cheias e não com linhas soltas. Priorize também, formas grandes, pois pedaços pequenos podem se tornar problemas no processo de montagem da placa.
- É interessante o aluno criar espaços entre uma parte e outra do desenho para que ele seja desmontado quando transferido para o papelão.
- Explicitar também que na maioria dos casos o desenho será invertido para ser aplicado na placa, para que quando impresso volte ao formato original. Isso só não acontecerá se o desenho for simétrico, ou seja, se dividido na metade tem as duas partes iguais, mas espelhadas.
- Com o desenho constituído de partes independentes umas das outras, no caso de um desenho assimétrico o aluno deve invertê-lo. Isso pode ser feito com auxilio de mesas de luz. Mas se não tiver disponibilidade na escola, eles podem partir para um processo simples: coloque o desenho apoiado no vidro da janela e desenhe “nas costas” da folha com o auxilio da luminosidade externa e transparência do vidro. É só o aluno refazer seu desenho de base do outro lado da folha.
- Transferir o desenho invertido para um pedaço de papelão que serão as partes de relevo da placa. Essa transferência pode ser feita com carbono. O importante é o desenho sair sem falhas.
- O aluno pode numerar cada pedaço, pois as partes serão recortadas, remontadas e coladas na placa base de papelão que deve ter o tamanho da folha usada no desenho. Sugiro que os trabalhos tenham formato A5.
- Com a placa pronta (o professor pode trazer uma placa para mostrar aos alunos) inicia-se a impressão. O professor pode fazer uma impressão para os alunos verem como se faz. Para isso acontecer sugiro que os alunos trabalhem com rolinhos de espuma e pouca tinta colocada em bandejas de isopor ou outro suporte que possibilite ao aluno esticar a tinta com o rolinho. Ele deve entender que ao passar o rolinho na placa não pode fazer muita força para que a tinta não entre em excesso entre os espaços e o rolinho também não deve estar encharcado de tinta.
- Com todo o processo explicado, os alunos podem tirar as dúvidas, mas o professor deve estar atento, pois elas surgem de fato durante o processo.
- Disponibilize aos alunos, pelo menos cinco folhas para diferentes impressões. Este é um ponto importante, pois a maioria acha que a impressão se resolve na primeira vez que é feita. Essa impaciência é natural.Peça a turma para observar a gravura enquanto processo e marcar a ordem das impressões para verem os progressos obtidos ao longo da aula .
Demonstre usando imagens feitas a partir da placa acima.
- Algumas impressões saem melhores, outras mais fracas:
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9419
NAS TRILHAS DA MEMÓRIA
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UEFS)
A figura ilustra uma mitocôndria e seus compartimentos, de grande importância para a respiração aeróbia.Com base na análise da ilustração e nos conhecimentos sobre o processo bioenergético desempenhado por essa organela, é correto afirmar: